sábado, 31 de outubro de 2020

INTENÇÕES DE ORAÇÃO DO SANTO PADRE PARA NOVEMBRO DE 2020



Intenção

A inteligência artificial (Universal)

Rezemos para que o progresso da robótica e da inteligência artificial esteja sempre ao serviço do ser humano.

Reflexão

Neste mês, o Papa Francisco abre o nosso olhar para uma realidade que ainda não vemos muito explicitamente no nosso dia a dia, mas que, no futuro, fará parte da nossa vida de forma muito clara. A Santa Sé tem sido muito ativa na promoção de espaços de reflexão que estudam o impacto do rápido avanço da tecnologia na sociedade, com a realização de vários Congressos sobre a Inteligência Artificial. É importante darmo-nos conta que já não estamos muito distantes, no tempo, destas concretizações: esta é já uma realidade mais presente do que imaginamos, não é ficção. A robótica e a inteligência artificial são muito usadas, por exemplo, no mundo industrial, nas pesquisas científicas e também naquilo que se «move» atrás da utilização da internet e da presença das pessoas no mundo virtual, com o uso de algoritmos que apresentam aos utilizadores informações mais adaptadas ao seu perfil e interesses. Isto tem as suas vantagens, mas também os perigos da manipulação de informação, que acaba por moldar comportamentos, percepções da realidade e concretizar-se num abuso de poderes políticos e econômicos.
Por isso, é tão importante que estejamos atentos ao desenvolvimento destas novas tecnologias, que devem trazer, acima de tudo, um maior bem à humanidade. A introdução massiva da inteligência artificial e da robótica no mercado de trabalho poderá trazer mais tempo às pessoas para se dedicarem a outras coisas fundamentais, como a família, o lazer, o cultivo do espírito, etc. Trará melhores soluções para a medicina e para a produção de bens de forma mais ecológica. Mas o grande desafio é regulamentar a utilização destes meios com a manutenção de postos de trabalho, salários, tudo aquilo que toca a esfera da ética e da justiça social.
Rezemos para que todos os que investigam e promovem os progressos neste campo se deixem guiar pelo bem maior, pondo estes meios ao serviço da pessoa humana, da sua saúde, e ao serviço de um planeta mais justo, equilibrado e sustentável.

Oração

Pai de bondade,
criaste os teus filhos com amor
e os dotaste de inteligência e criatividade,
capazes de promover o progresso e a felicidade
de todo o gênero humano.
Envia o teu Espírito sobre aqueles que trabalham
no avanço da ciência e da tecnologia,
que pode dar frutos tão abundantes,
para que se sintam sempre movidos
pelo maior bem da pessoa humana,
das sociedades e do nosso planeta.

Pai-Nosso...

Desafios

- Procurar informar-me sobre os benefícios e os perigos dos avanços da Inteligência Artificial, de forma a poder educar as pessoas à minha volta sobre esta realidade, especialmente as gerações mais novas.
- Promover um momento de oração, em família, ou na comunidade, pedindo para que os especialistas no desenvolvimento da robótica e da Inteligência Artificial o façam movidos pelo bem e não pressionados por interesses que não dignificam a pessoa humana.
- Fazer um exame de consciência sobre a forma como uso os bens da tecnologia, as opções na gestão do meu tempo, o critério daquilo que vejo e consulto, de forma a usar de modo saudável e seguro todas estas ferramentas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário