sábado, 31 de outubro de 2020

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Lc 14,1.7-11 – 31/10/2020


Busque aquele lugar que ninguém busca

“Quando fores convidado para uma festa de casamento, não ocupes o primeiro lugar. Pode ser que tenha sido convidado alguém mais importante do que tu” (Lucas 14,8).


Imagina que coisa chata: você é convidado para um banquete, para um casamento, e há pessoas que já gostam logo do primeiro lugar, vão logo sentando-se à frente… Mas, muitas vezes, alguém vai ter que cometer a indelicadeza de dizer: “Olha, sente ali do lado”.
Temos que aprender a ser mais servidores do que querermos ser servidos, temos que buscar, evangelicamente falando, sermos sem importância para termos aquela importância única diante do coração de Deus. Por isso, cuidado com essa mentalidade humana e mundana de buscar sempre o primeiro lugar, de buscar sempre ser o mais importante, o mais valorizado e lembrado.
Ensine aos seus filhos que o lugar mais importante não é primeiro, é o último, é aquele que serve. Quando você vai à casa de alguém, não vá logo se juntar à mesa e dizer: “Eu vou ocupar esse lugar”; vá ajudar, vá servir e, se sobrar um lugar, sente-se no lugar que sobrou. Se não sobrar lugar, não tem importância, porque o lugar que você tem no coração de Deus esse ninguém vai tirar.

Sirva aquele lugar que ninguém serve, dê a sua vida onde ninguém quer ter vida

Para o mundo, tem importância eu estar junto com tal pessoa, aparecer na foto com esse ou aquele. Parece que isso vai me valorizar mais. Para as pessoas, têm importância eu conseguir tirar fotos ao lado da pessoa famosa, sentar-me ao lado desse e daquele. Que visão mundana, que visão de quem ainda vive as imaturidades da soberba do coração!
Não vemos as pessoas dando importância ou cuidar de quem não é lembrado, de quem não teve o que comer no dia de hoje, de quem passa por aflições, fome e necessidades. As suas fotos nas redes sociais, quando vai em locais bonitos, quando tem restaurantes chiques para mostrar, comidas gostosas para mostrar… Você já está se fartando, e Deus não tem nada para lhe saciar mais, você já saciou-se dos cultos humanos.
Busque aquele lugar que ninguém busca, sirva aquele lugar que ninguém serve, dê a sua vida onde ninguém quer ter vida. Busque evangelicamente o lugar que ninguém busca, é nesse lugar que Deus está, este lugar ninguém vai roubar de você. Seu coração vai ter paz,  você vai se livrar das aflições, dos tormentos e competições deste mundo. É ali o seu lugar, o seu oásis, é ali que Deus habita!
Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário