segunda-feira, 31 de agosto de 2020

INTENÇÕES DE ORAÇÃO DO SANTO PADRE PARA SETEMBRO DE 2020



Intenção

Respeito pelos recursos do planeta (Universal)

Rezemos para que os recursos do planeta não sejam saqueados, mas partilhados de forma justa e respeitosa.
Reflexão

O mês de setembro é habitualmente marcado pelo tema do cuidado da criação, pois inicia com a Jornada Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação. Neste ano de 2020, a Rede Mundial de Oração do Papa, em parceria com o Global Catholic Climate Movement, procura dar mais ênfase a esta intenção. O Papa Francisco pede que olhemos em particular para a questão dos recursos do planeta. O modo como aborda o assunto é feito através de uma oposição: contra o «saque» deve-se reagir com a partilha, que tem a marca da justiça e do respeito.
Esta perspetiva coloca-nos perante uma atitude de responsabilidade, não só em relação ao nosso planeta, para que não seja vítima de uma exploração desregrada, que acaba por o ir destruindo e esvaziando, mas, sobretudo, em relação aos outros.
Os bens da terra, como dons de Deus, não são propriedade do mais forte, do mais rico ou do mais poderoso. São dons para todos os habitantes do planeta. Cuidar a forma como usamos ou gastamos os recursos é uma responsabilidade. Responsabilidade que é justiça e respeito, algo que nos dignifica como pessoas e nos une como irmãos.
O Papa Francisco tem alertado com muita frequência para os modelos de produção e de consumo, verificando como estes têm consequências trágicas já no curto prazo. Para além das medidas que devem ser tomadas a nível global, é importante insistir na criação de uma mentalidade e sensibilidade de habitantes de uma Casa Comum, em que as escolhas individuais têm impacto no todo.
Por isso, é essencial que possamos rever os nossos hábitos de uso e consumo dos bens, como a água, a energia, a origem e processo de produção do que compramos, etc... Parecem gestos pequenos, mas disso depende o nosso futuro e a saúde de todos.
A recente crise de pandemia fez-nos conscientes da necessidade da solidariedade e do cuidado uns pelos outros. Aqui encontramos também um ensinamento para um estilo de vida que cuida e protege.
Oração

Pai de bondade,
Tu que criaste o mundo cheio de beleza
e o confiaste aos teus filhos para que cuidassem dele,
ajuda-nos a ter um coração generoso e aberto,
atento às necessidades dos outros
e capaz de partilhar.
Envia o teu Espírito sobre aqueles que decidem
acerca dos modelos de produção e de consumo,
para que os bens da criação que nos confias
sirvam a dignidade da vida de todos
na justiça, no respeito e na solidariedade.

Pai-Nosso...

Desafios

- Procurar conhecer e divulgar as iniciativas do Global Catholic Climate Movement, parceiro este mês da Rede Mundial de Oração do Papa, nos próprios meios e através das Redes Sociais.
- Promover um momento de oração, em família, ou na comunidade, pedindo para que os bens da terra sejam partilhados com justiça e respeito, ajudando a sensibilizar os outros para este tema.
- Fazer um exame de consciência que ajude a tomar decisões concretas, para que os pequenos gestos e escolhas do dia a dia contribuam para um estilo de vida e de consumo mais sustentável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário