domingo, 17 de maio de 2020

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 18/05/2020

ANO A


Jo 15,26–16,4a

Comentário do Evangelho

O Espírito Santo é dom do Pai e do Filho.

Já dissemos anteriormente, os capítulos 15 e 16, devido à série de repetições, parecem ser duplicata dos capítulos 13 e 14. A promessa do Espírito Santo tem por finalidade consolar os discípulos no contexto da paixão e morte de Jesus. O Espírito Santo é dom do Pai e do Filho. O Espírito Santo é Espírito da Verdade porque ensina e recorda as palavras de Jesus. Dito de outra maneira, é Espírito da Verdade porque revela o mistério de Jesus Cristo, torna, depois da ressurreição, as palavras e os gestos de Jesus vivos e atuais. Missão do Espírito é dar testemunho de Jesus, e porque ele “permanece” nos discípulos, esses também darão testemunho de Jesus. O Espírito da Verdade é dado para o testemunho (cf. At 1,8). Dando testemunho de Jesus Cristo, a comunidade cristã será perseguida, em primeiro lugar, pelos judeus, de cujas sinagogas os discípulos de Jesus serão expulsos. É o Espírito quem sustentará a comunidade para que não esmoreça diante da perseguição. Equivocados, os judeus pensam estar defendendo a Deus quando perseguem os cristãos, por falta de conhecimento de Deus. Com essa instrução Jesus se apresenta como verdadeiro profeta, cuja palavra se realiza (v. 4a; cf. Dt 18,21-22).
Carlos Alberto Contieri, sj
Oração
Pai, que o testemunho do Espírito cale fundo no meu coração e seja acolhido com discernimento e docilidade, de modo a consolidar minha fé no Senhor Jesus.
Fonte: Paulinas em 26/05/2014

Vivendo a Palavra

O supremo gesto de Amor do Pai – enviar o Filho Unigênito – completa-se com a comunicação do Espírito Santo, que revela o Mistério da Encarnação. A nós cabe, então, como discípulos missionários, anunciar o Cristo, Filho Unigênito do Pai, feito homem em Jesus de Nazaré – Caminho, Verdade e Vida.
Fonte: Arquidiocese BH em 26/05/2014

VIVENDO A PALAVRa

O supremo gesto de Amor do Pai – enviar ao mundo o Filho Unigênito – completa-se com a comunicação do Espírito Santo, que nos revela os Mistérios da Criação, da Salvação e da Santificação. A nós cabe, então, como discípulos missionários, anunciar o Cristo, Filho Unigênito do Pai, feito homem em Jesus de Nazaré – Caminho, Verdade e Vida.

Reflexão

Estamos na penúltima semana do tempo da Páscoa e a Igreja vem, através da liturgia da palavra da sexta semana do tempo pascal, nos preparar para as festas que se aproximam, ou seja, a festa da Ascensão de Jesus, que iremos celebrar no próximo domingo, e a festa de Pentecostes, que iremos celebrar no domingo seguinte. Por isso, vemos no Evangelho de hoje Jesus prometendo o Espírito Santo a seus discípulos e, ao mesmo tempo, falando a eles como será a vida sem a sua presença, ou seja, o testemunho que deverão dar do Evangelho e a conseqüente perseguição que virá com este testemunho.Mas as suas palavras são antes de tudo um estímulo para que os apóstolos sejam fiéis nos momentos difíceis.
Fonte: CNBB em 26/05/2014

Reflexão

Jesus comunica a seus discípulos que vai enviar-lhes o Espírito da Verdade, que procede do Pai. Chama-o de Advogado (ou Defensor). Ele vem para dar testemunho de Jesus e de sua obra, isto é, lembrar e esclarecer aos discípulos tudo o que Jesus ensinou. O Espírito estará presente e atuante na vida de cada cristão e na vida das comunidades, em toda parte. Sofrerão tribulações, preditas por Jesus, o qual não descarta sequer o absurdo de alguém que, “matando vocês, julgará estar prestando culto a Deus”. Em outra circunstância, Jesus adverte que seus seguidores não precisam se preocupar com o que vão responder diante dos tribunais, pois terão a garantia da ação eficaz do Espírito Santo, o Defensor dos cristãos.
Oração
Senhor Jesus, informas a teus discípulos que lhes enviarás, de junto do Pai, o Advogado, isto é, o Espírito da Verdade. Ao mesmo tempo, recomendas que eles continuem dando testemunho de ti no meio das tribulações. Vem, Senhor, assistir aos cristãos e cristãs de todos os tempos e lugares. Amém.
(Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades))

Recadinho

Sua presença é sempre a presença de Cristo para o próximo? Em que sentido? - Os advogados que você conhece trabalham de fato pela justiça? - Dê exemplo de um mistério da vida que não se refira a coisas de religião. - Você tem devoção ao Espírito Santo? Em que consiste? - Procissão é um testemunho público de fé. Como é sua participação?
Padre Geraldo Rodrigues, C.Ss.R
Fonte: a12 - Santuário Nacional em 26/05/2014

Comentário do Evangelho

O DOM DO PARÁCLITO

Jesus havia advertido os discípulos para a tentação de se sentirem órfãos e desamparados. Ao longo da missão, eles não teriam mais a presença física de Jesus, que lhes fora, outrora, um referencial importante. A condição de Ressuscitado exigia dos discípulos reformularem sua forma de se relacionar com ele. A presença física do Mestre fora substituída pela presença espiritual.
Antevendo o risco que corriam, Jesus havia prometido aos discípulos enviar-lhes, de junto do Pai, o Defensor que estaria sempre junto deles, dando-lhes força para perseverarem no testemunho. O Espírito Santo reforçaria a fé dos discípulos. Reforçaria também a compreensão de tudo o que o Mestre lhes tinha ensinado, levando-os a perceber as reais dimensões de sua fé. Seguros de não estarem crendo em vão, os discípulos se predisporiam a dar um testemunho, mais e mais autêntico, do Senhor.
O Defensor é Espírito da Verdade que livra os discípulos do erro. Impede-os de cair nas ciladas do mal. Preserva-os do engano no qual o mundo os quer enredar. Alerta-os diante da possibilidade de serem levados pela mentira dos inimigos do Reino. Este dom é indispensável ao discípulo em missão, para que não perca o rumo de sua ação.
O Defensor, em última análise, é o Espírito do Pai caminhando, com os discípulos do Filho Jesus.
Oração
Senhor Jesus, que o Defensor, enviado por ti de junto do Pai, esteja sempre comigo, ajudando-me a realizar a missão de maneira autêntica e frutuosa.
(O comentário do Evangelho é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado neste Portal a cada mês)
Oração
Ó Deus, que não cessais de elevar à glória da santidade os vossos servos fiéis e prudentes, concedei que nos inflame o fogo do Espírito Santo que ardia no coração de são Filipe Néri. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Fonte: Dom Total em 26/05/2014

Meditando o evangelho

NÃO SE ESCANDALIZAR

O risco maior a que os discípulos poderiam correr seria o de renegar sua própria fé. A isto se refere Jesus, quando falou de escândalo. Para que os discípulos o evitassem, Jesus lhes expusera, com toda a clareza, o destino de ódio e perseguição que lhes estava reservado. Mas também lhes prometeu enviar um Defensor, para estar sempre com eles.
A missão dos discípulos consistiria em dar testemunho do Mestre, sem se deixarem intimidar. Missão dura, ao se virem expulsos da sinagoga, sua comunidade de fé, ou vítimas da sanha assassina dos seus inimigos. Julgando estar prestando um serviço a Deus, banindo-os da face da terra como indivíduos blasfemos, esses não teriam escrúpulos de assassiná-los.
Então, deveriam ter fé redobrada para, por Jesus e pela causa do Reino, não desistirem da missão abraçada.
Aqui entra em jogo a própria condição de discípulo, provada pelos acontecimentos. Quem se deixou ajudar pelo Paráclito e teve sua fé reforçada por ele, fará frente às investidas dos inimigos, mantendo-se fiel a Jesus. Quem titubear, ou, pior ainda, debandar, demonstrará estar longe de ter compreendido as reais exigências do discipulado, e estar despreparado para ser discípulo.
O discípulo fiel, embora submetido a provações, não se escandaliza. Lembrando-se das palavras do Senhor, ele resiste por saber-se bem protegido pelo Espírito de Verdade, enviado pelo Pai.
(O comentário do Evangelho é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado neste Portal a cada mês)
Oração
Espírito de firmeza, nos momentos de provação, vem em meu socorro, para que eu não sucumba à tentação de apartar-me de meu Mestre e Senhor.

HOMILIA

O ESPÍRITO DA VERDADE

Diante de tanto ódio dos grandes deste mundo que felizmente é passageiro, os cristãos estão convidados a não desanimar. Pois eles não estão sós. Jesus permanece com eles de uma maneira invisível enviando-lhes o Espírito da Verdade.
Uma das funções do Espírito da Verdade é a de dar testemunho de Jesus. Sua ação em favor dos discípulos consiste em convencê-los da veracidade da pessoa e dos ensinamentos do Mestre. O conteúdo do seu testemunho será o próprio Jesus.
Tal testemunho faz-se perceptível na própria ação dos discípulos. Pelo fato de o Espírito manter sempre viva no coração deles a imagem de Jesus, estão em condições de mostrar a todos a verdade do Filho de Deus, que veio armar sua tenda no meio da humanidade carente de salvação.
A ação do Espírito da Verdade predispõe os discípulos a enfrentar a perversidade do mundo, sem se intimidarem.
Afinal, a missão deles consistirá em levar a luz de Cristo para quem caminha nas trevas do erro e da mentira. Move-os a esperança de que a humanidade marcada pelo pecado acolha a palavra de Jesus para ser salva.
O testemunho do Espírito supõe do discípulo total discernimento e docilidade para acolhê-lo, pois ele o recebe em meio a hostilidades que, muitas vezes, o impedem de captar com clareza a moção do bom Espírito. Por outro lado, o mau espírito, encarnado nos adversários, busca inculcar-lhe dúvidas a respeito da pessoa de Jesus, e da credibilidade de suas palavras.
Só com muito discernimento e disposição para deixar-se guiar pelo Espírito, é possível manter-se fiel a Jesus. Peça comigo a Deus a graça e a força do Espírito Santo, para que doce saibas acolhê-lo e possas enfrentar a perversidade do mundo sem medo de nada e de ninguém. Que ela seja o teu auxílio, e defensor em todas as circunstâncias.
Espírito Santo enche o meu ser, fortalece a minha pouca fé no Filho de Deus, feito homem para me salvar.
Fonte: Liturgia da Palavra em 26/05/2014

HOMILIA DIÁRIA

Deus é a verdade que o mundo ainda não conhece!

É o Espírito Santo de Deus quem nos defende, nos preserva e nos guarda! Ele é a verdade que o mundo não conhece!

Quando vier o Defensor que eu vos mandarei da parte do Pai, o Espírito da Verdade, que procede do Pai, ele dará testemunho de mim” (João 15,26).

A promessa de Jesus de nos enviar o Defensor da parte do Pai, o Espírito da Verdade que procede do Pai e testemunha quem é Jesus, é quem vai nos ajudar e que nos ajuda todos os dias a vivermos as perseguições, as incompreensões e as contrariedades que nós sofremos nesta vida, porque somos discípulos do Senhor.
Nenhum de nós tem o direito de sofrer sozinho, nenhum de nós tem o direito de viver as angustias e tribulações sozinhos, porque Deus nunca nos deixa sós. O Seu Espírito nos selou, nos marcou e Ele está em nós, Ele é o enviado do Pai! Esse mesmo Espírito, que vem em auxílio à nossa fraqueza, primeiro nos defende e nos guarda, porque o mundo em que vivemos é um mundo mau, marcado pela maldade humana e quem é que vai nos defender diante da astúcia das pessoas, da astúcia do maligno, quando, na verdade, muitas vezes não temos nem argumentos para combater o mal.
É Ele [Espírito Santo] quem nos defende, é Ele quem nos preserva e nos guarda! Ele é a verdade que o mundo não conhece! Sim, porque o mundo é marcado pela mentira, o mundo é marcado por falsos relacionamentos, o mundo é marcado por sentimentos hipócritas. Para que sejamos purificados desse mal, para que sejamos preservados desse fermento da maldade, esse mesmo Espírito vem em socorro à nossa fraqueza.
Hoje, nós queremos nos abrir; nos abrirmos inteiramente a Deus e à Sua vontade e pedirmos o socorro e o auxílio do alto, pedir mesmo que Deus envie sobre nós Seu Espírito Santo, porque sozinhos não damos conta, porque nós precisamos do auxílio do alto e da graça que vem do alto para lidarmos com as nossas próprias intemperéries, para lidarmos com nosso próprio desânimo, cansaço e a tristeza que, às vezes, invadem a nossa vida. E para lidarmos com as situações de um mundo tão controverso, tão dividido, maldoso e malicioso.
Vem, Espírito Santo de Deus, vem em socorro, vem em auxílio à nossa fraqueza para que em tudo possamos viver a vontade do Pai. Que sejamos socorridos e iluminados pelo Espírito que vem do alto!
Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.
Fonte: Canção Nova em 26/05/2014

Oração Final
Pai Santo, que o teu Espírito nos ajude a proclamar ao mundo o grande dom que nos deste: o Cristo, teu Filho Unigênito, feito humano como nós em Jesus de Nazaré. Pelo mesmo Cristo Jesus, que passou pela história fazendo o bem, foi fiel até a morte de cruz – mas Tu o ressuscitaste! – e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Fonte: Arquidiocese BH em 26/05/2014

ORAÇÃO FINAl
Pai misericordioso, que o teu Espírito nos ajude a proclamar ao mundo o grande dom que nos deste: o Cristo, teu Filho Unigênito, feito humano como nós em Jesus de Nazaré. Pelo mesmo Cristo Jesus, que passou pela nossa história fazendo o Bem, foi fiel até a morte na cruz – mas Tu o ressuscitaste! – e contigo reina na unidade do Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário