sexta-feira, 8 de maio de 2020

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Jo 14,1-6 – 08/05/2020


Tenhamos fé em Jesus

“Não se perturbe o vosso coração. Tende fé em Deus, tende fé em mim também” (João 14,1).


Quando Jesus está nos exortando a não perturbarmos o coração, é porque o coração se perturba tão facilmente diante das adversidades, das situações contrárias e contraditórias da vida.
Todos nós passamos por tempos difíceis, e este não é o tempo mais difícil da história da humanidade nem será o último pelo qual passaremos nesta vida. Temos diversos tormentos e, por todos eles, passamos e superamos quando não tiramos de Jesus o nosso olhar.
Vivemos em tempos de muita ansiedade, e ela gera em nós pressa, inquietação e perturbação. A ansiedade gera em nós o “aqui” e o “agora”, que as coisas sejam mágicas, e não sabemos mais parar e escutar, não sabemos mais nos posicionar diante do silêncio, da escuta, porque tudo tem que ser aqui e agora.
O tempo em que vivemos é tempo de graça, é tempo, sobretudo, para tirarmos as perturbações da alma e do coração, porque somos pessoas muito perturbadas.
Nós nos perturbamos e nos tumultuamos por dentro, porque são muitas coisas acumuladas, tensas, mal vividas, mal resolvidas que estão se somatizando dentro da nossa alma e do nosso coração.

Ter fé é colocar em Jesus a alma, o coração, a esperança, a confiança que precisa nutrir a nossa existência

Aproveitemos toda oportunidade que a vida nos der para pararmos diante de nós e de Deus. Se a vida não nos der a oportunidade, busquemos, porque precisamos dela, porque a alma precisa estar diante de Deus para se purificar, renovar-se, lavar-se de tantas águas sujas que penetraram o nosso interior.
Diante da perturbação do mundo, Jesus está dizendo: “Tende fé em Deus. Tende fé em Jesus”. Ter fé é mais do que crer e acreditar em Jesus. Ter fé é colocar n’Ele a alma, o coração, a esperança, a confiança que precisa nutrir a nossa existência.
Podemos olhar para os horizontes e enxergar somente escuridão. O que há de ser? Por trás de toda a escuridão que vem a nossa frente existe a luz do Senhor. É saber ultrapassar para ver além, para enxergar mais profundo, para enxergar a dimensão existencial que dá sentido ao nosso viver e ao que fazemos. É preciso olhar para Jesus!
Paremos de olhar só para os problemas, para as coisas que perturbam. Olhemos para Jesus, porque Ele é o caminho, a verdade e a vida.
Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.


Nenhum comentário:

Postar um comentário