terça-feira, 31 de março de 2020

INTENÇÕES DE ORAÇÃO DO SANTO PADRE PARA ABRIL DE 2020





Intenção

Libertação das dependências (Universal)

Rezemos para que todas as pessoas sob a influência de dependências sejam bem ajudadas e acompanhadas.
Reflexão

Neste mês, o Santo Padre coloca este desafio aos cristãos e a todos os homens e mulheres de boa vontade: a ajuda e acompanhamento das pessoas que vivem sob a influência de dependências. É verdade que o termo «dependências» evoca, no nosso imaginário, o consumo de drogas ou o alcoolismo, flagelos humanos, familiares e sociais com terríveis consequências e mais visíveis, por aparecerem frequentemente nas notícias. E, por isso, já existe uma grande mobilização social, com a criação de instituições e incentivo de terapias para ajuda e acompanhamento dessas pessoas, embora haja ainda muito a fazer no âmbito da prevenção, sobretudo nas gerações mais jovens.
Mas há dependências mais ocultas e não menos destruidoras de vidas: as dependências afetivas, que tantas vezes acontecem em contextos de relação de namoro ou de violência doméstica; a dependência do jogo, quer nas casas de jogo, quer nas casas da sorte, onde se gasta o que se tem e, tantas vezes, o que não se tem – por exemplo, reformados que consomem grande parte da sua reforma nas conhecidas «raspadinhas» e afins; a dependência dos jogos online, da internet, da pornografia, que levam a graves problemas de bem estar psíquico, de horários, de cumprimentos de deveres, de negligências em relação a si mesmo e aos que vivem na mesma casa...
Talvez nós mesmos e pessoas à nossa volta, sem nos darmos conta, estejamos em risco de cair numa destas dependências ou já estar a vivê-la. Este mês será uma oportunidade de estarmos verdadeiramente atentos a estes casos, a começar pelos mais próximos.
É urgente que se chame a atenção para estas novas dependências, que isolam os indivíduos dos seus contextos e os expõem aos mais variados perigos. Na educação dos mais novos e no seu acompanhamento em relação às dependências reside uma das maiores tarefas familiares, hoje e no futuro. Rezemos, também, por todos aqueles que têm a missão de resgatar estas pessoas, para que o façam com firmeza, caridade e paciência.
Oração

Jesus, nosso Salvador,
a tua passagem no meio de nós
foi para tantos um motivo de libertação:
de doenças, de espíritos impuros,
de paralisias e cegueiras.
Hoje, tantos irmãos e irmãs nossos
vivem presos às cadeias de tantas formas de dependência.
Nós Te pedimos que ponhas no seu caminho
pessoas atentas, que os possam ajudar.
Que o teu Espírito Santo lhes dê luz
para reconhecerem a sua situação,
força e coragem para vencerem este combate
e a alegria de ajudar quem esteja a passar
pelas mesmas dificuldades.

Pai-Nosso...

Desafios

- Fazer um exame de consciência sobre o uso do próprio tempo e do dinheiro que se tem, se estes são gastos de forma desordenada, em algum dos campos mais sujeitos a dependências.
- Na própria família, nas catequeses ou grupos de jovens, e na comunidade onde se está inserido, ter um momento de conversa e reflexão sobre pessoas próximas ou conhecidas que possam estar sujeitas a situações de dependência e encontrar os meios adequados de ajuda.
- Procurar conhecer melhor as instituições que ajudam as vítimas de dependências, buscar mais informação junto delas e colaborar dentro das próprias possibilidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário