segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Mt 21,23-27 – 16/12/2019


Alimentemos nossa comunhão com Deus

Com que autoridade fazes estas coisas? Quem te deu tal autoridade?” (Mateus 21,23).

No Evangelho de hoje, enquanto Jesus ensinava os sumos sacerdotes e anciãos do povo, vieram questioná-Lo a respeito da Sua autoridade, questioná-Lo de onde vinha toda a capacidade que Ele tinha para fazer, ensinar, exortar, conduzir e fazer tudo o que Ele fazia.
Não é que eles queriam saber de onde vinha a autoridade de Jesus, na verdade, eles se sentiam sem ela, porque, para eles, tinha tal virtude quem tinha um cargo; e lhes faltava a autoridade moral. 
Não podemos deixar que a nossa vida decaia quando perdemos o direito de ordenar. Numa casa, se um pai e uma mãe não tem autoridade, a casa vai cair, vai entrar em ruínas.
Entenda que autoridade não é autoritarismo; é a autoridade da vida, da autenticidade, e ela vem de bem exercer e testemunhar aquilo que se faz.

Podemos falar muitas coisas bonitas a respeito de Deus, mas não teremos autoridade se não tivermos comunhão com Ele

Os sumos sacerdotes já não tinham mais essa autoridade diante do povo, porque não levava este a sério, não o respeitava. Não podemos perder a autoridade da fé, não podemos perder a autoridade em nossa casa, em nossa família nem no mundo.
Precisamos, pelo testemunho evangélico, pela nossa comunhão com Deus, sermos testemunhas d’Ele para o mundo. Podemos até falar muito de Deus, até podemos falar muitas coisas bonitas a respeito d’Ele, mas não teremos autoridade se não tivermos comunhão com Ele.
Os sumos sacerdotes e anciãos do povo eram “autoridades religiosas”, mas a religião se tornou tão formal, uma religião tão legal, do legalismo, que não se tornou a religião da comunhão com Deus, da relação profunda e íntima com o Senhor. Por isso, Jesus tinha autoridade, porque Ele não só falava, mas vivia; Ele não só dizia o que sabia, mas alimentava, profundamente, a sua comunhão com Deus e O trazia para os seus.
Não podemos, simplesmente, falar de Deus, precisamos trazê-Lo, levá-Lo e sermos a presença d’Ele com nossos atos, nossas atitudes, com a nossa humildade e o reconhecimento da nossa própria fragilidade, com a nossa conversão, nossas mudanças de atitudes, pois assim viveremos a nossa relação de autoridade com Ele.
Só pode ser autoridade de Deus para com os outros quem, de verdade, é submisso a Ele e a Sua Palavra.
Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal CançãNova


Nenhum comentário:

Postar um comentário