sábado, 30 de novembro de 2019

INTENÇÕES DE ORAÇÃO DO SANTO PADRE PARA DEZEMBRO DE 2019



Intenção

O FUTURO DOS MAIS JOVENS (Universal)

Para que cada país tome as medidas necessárias para fazer do futuro dos mais jovens uma prioridade, sobretudo daqueles que estão a sofrer.

Reflexão

Neste mês de dezembro, o Papa Francisco tem como intenção a promoção do futuro dos mais jovens. No mês do Natal, em que celebramos o nascimento de Jesus, o ambiente em que nos movemos abre-nos ao futuro e à esperança. Cada ser humano, na sua dignidade de filho de Deus, tem direito a condições dignas para crescer, construir o seu projeto de vida, contribuir para uma sociedade mais justa.
O futuro da humanidade está nas mãos das novas gerações e é a elas que devem ser proporcionados os meios para que desempenhem a sua função no mundo e na sociedade, através da educação, cuidados de saúde, promoção de condições dignas de trabalho, que possibilitem a estabilidade das suas famílias.
É urgente que as instâncias políticas e económicas assegurem o futuro, através de medidas que privilegiem os mais jovens. Neste mês, somos convidados a rezar por aqueles que têm a capacidade e a responsabilidade de assegurar o futuro, abrindo aos jovens caminhos que não sejam constituídos por obstáculos. Os jovens, hoje, sofrem por causa a falta de sentido, da precariedade económica, do desânimo diante do futuro, pois assistem, muitas vezes impotentes, à manutenção cega de sistemas que põem os interesses do presente à frente das necessidades e desafios do futuro.
para isso, é importante que os jovens também se sintam implicados nas decisões que tocam o seu futuro. Neste sentido, requer-se um exercício exigente de motivação e participação, ajudando os jovens a sair de uma certa apatia que caracteriza a cultura de hoje e os faça protagonistas da História. Este exercício começa em casa, nas comunidades paroquiais, nas escolas... Como educadores, que acompanhamos os jovens no seu crescimento humano e espiritual, que estamos a fazer para os motivar a tomar nas mãos a responsabilidade do seu futuro?

Oração

Pai de Bondade,
o Natal do teu Filho Jesus
abre ao mundo um tempo novo,
tempo de esperança e de paz.
Nós Te pedimos pelos jovens,
especialmente os que vivem desanimados
nas suas dificuldades e sofrimentos,
que não encontram entusiasmo no futuro,
nem o apoio que necessitam para terem
uma vida digna.
Ajuda-nos a apostar no futuro,
abraçando com amor os jovens de hoje,
para que possam transformar o mundo
que criaste
num espaço de vida e fraternidade
entre todos.

Pai Nosso...

Desafios

- Promover, na própria comunidade, um tempo de reflexão sobre os desafios que hoje os jovens enfrentam diante do futuro, a nível social, económico, de educação, etc.
- Implicar os jovens nas decisões que afetam as suas vidas, a começar em casa, nas comunidades paroquiais, na organização da vida social e política. Que espaços de participação podem ser criados e como os tornar efetivos?
- Promover um tempo de oração, organizado pelos jovens, em que eles mesmos sensibilizem a comunidade para os apoiar nas suas dificuldades e motivar nos seus desejos de um futuro melhor.
Passo a Rezar


Nenhum comentário:

Postar um comentário