sábado, 30 de novembro de 2019

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Mt 4,18-22 – 30/11/2019


Deus tem uma missão para cada um de nós

Quando Jesus andava à beira do mar da Galileia, viu dois irmãos: Simão, chamado Pedro, e seu irmão André. Estavam lançando a rede ao mar, pois eram pescadores. Jesus disse a eles: ‘Segui-me’” (Mateus 4,18-19)


Hoje celebramos a festa do apóstolo Santo André, irmão do apóstolo Pedro ou Simão. Os dois foram chamados por Jesus para serem seguidores do Mestre, e eles deixaram tudo para seguir o Senhor.
Queremos, hoje, olhar para André, o irmão de Simão Pedro. Ainda que os dois tenham sido chamados juntos, o chamado do Senhor é individual. Na outra narrativa evangélica, André é chamado antes de Simão, e André leva Simão Pedro para conhecer Jesus.
O mais importante é que: independente da hora do chamado, o olhar de Jesus se volta individualmente para cada um de nós.
Vamos participar da Igreja e os sinos da Igreja tocam chamando todos para que venham, alguns respondem e vão para a Missa, outros não; mas todo o toque da graça é pessoal; é individual;  é Deus que se volta para cada um de forma singular, para mostrar a importância que cada um tem no projeto de Deus.
Simão era irmão de André, mas, para Simão, Deus tinha uma missão; e, para André, Deus tinha uma outra missão; no mesmo Reino e no mesmo seguimento de Jesus.

Não se esqueça: você tem uma missão única, singular, insubstituível no Reino e no coração de Deus

Deus tem uma missão somente para você! Como Ele tem um chamado voltado para você, eu sei que você quer levar os seus com você. E que bom! Porque Deus também está chamando a eles.
Deus está chamando cada um para que tenha a sua missão individual no Reino e, se por acaso, os seus não quiserem ir ou não quiserem corresponder, não deixe de corresponder à sua missão e ao seu chamado.
Às vezes, numa mesma casa, só você está seguindo o Senhor, mas não sinta tristeza por isso, até assuma com mais intensidade, porque a sua resposta vai provocar nos seus, ao seu tempo, o chamado que eles também têm para o Reino de Deus.
Eu era menino e me inquietava por causa daqueles meus colegas que fizeram a Primeira Comunhão comigo, mas muitos não se importavam em voltar para a Igreja. Eu escutei de um padre, de um confessor: “Não se preocupe com eles. Preocupe-se primeiro com o chamado, com a inquietação que Deus coloca no seu coração, porque Ele chama cada um de forma singular e particular”.
Corresponda e responda ao chamado que Deus tem para você; e a sua resposta será uma provocação para outros.
Não podemos deixar de seguir a Jesus porque outros não O seguem, deixar de corresponder a graça porque outros não O respondem. Não podemos ficar nos comparando aos outros e sermos omissos na nossa missão.
Não se esqueça: você tem uma missão única, singular, insubstituível no Reino e no coração de Deus, porque Ele também é único, é singular no amor que tem para conosco.
Assim como André, deixemos nossas redes de lado, nossas ocupações de lado para seguir a Deus de todo o nosso coração.
Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção



Nenhum comentário:

Postar um comentário