sábado, 21 de setembro de 2019

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) - Mt 9,9-13 – 21/09/2019


Necessitamos da misericórdia de Deus

Aqueles que têm saúde não precisam de médico, mas sim os doentes. Aprendei, pois, o que significa: ‘Quero misericórdia e não sacrifício’. De fato, eu não vim para chamar os justos, mas os pecadores” (Mateus 9,12-13).

Hoje, temos a graça de celebrar São Mateus, apóstolo, evangelista e, acima de tudo, um discípulo e seguidor de Jesus, um   pecador convertido, que foi muito amado por Jesus.
Podemos imaginar que, na época de Jesus, havia pessoas muito religiosas, até ditas como santas, exemplares. Jesus, no entanto, voltou-se para Mateus, cobrador de impostos, tão mal visto, e já havia cometido tantas falcatruas! Corrupto, fez muitas maldades, pegava o dinheiro do outro de uma forma desonesta. Enricou-se de forma ilícita. Um condenado esse Mateus!
Jesus, no entanto, não veio condenar, Ele veio salvar. Ele não veio primeiro julgar, mas veio primeiro apresentar o Reino de Deus. Ele não veio buscar quem já está justo, quem já está justificado e nas alturas, Ele veio buscar quem, na profundidade do pecado, arrasado na miséria humana. Ele veio para tirar do pecado, do poder das trevas, do poder do maligno, do poder de satanás aqueles que são escravizados pelo pecado, alguns de uma forma mais sútil.
Muitas vezes, achamo-nos bons, porque não temos grandes pecados, não pertencemos a nenhuma máfia, não assaltamos nenhum banco, não cometemos grandes pecados nem nos acostumamos com os pequenos demônios, e nos sentimos bem assim.

É da misericórdia de Deus que nós necessitamos, é a misericórdia que nos cura e restabelece

Não importa o tamanho do tormento espiritual da nossa alma e do nosso coração. Jesus veio para nos libertar de toda tormenta do mal, Ele veio nos libertar da corrupção do pecado, Ele veio para nos salvar, Ele veio cuidar dos doentes, da nossa doença espiritual e da nossa enfermidade.
Somos nós que precisamos de médicos, precisamos do bom médico Jesus. É da misericórdia de Deus que nós necessitamos, é a misericórdia que nos cura e restabelece. Primeiro, reconcilia-nos com Deus, e quando a misericórdia toma conta de nós, tornamo-nos apóstolos da misericórdia.
Que beleza é a vida de Mateus, convertido e impregnado pela misericórdia divina que o transformou em um novo homem! Pela Palavra de Deus, vai levar a misericórdia a tantos corações.
O que temos levado para os homens? O julgamento, a condenação e o inferno ou temos levado a misericórdia, a ternura, a bondade, a conversão, a mudança, o acolhimento e o Reino de Deus que está no meio de nós?
Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.


Nenhum comentário:

Postar um comentário