quinta-feira, 15 de agosto de 2019

Nossa Senhora Achiropita - 15 de Agosto


O oculto à Nossa Senhora Achiropita surgiu no período romano-bizantino do final do século VI na região da Calábria, Itália. O idioma falado era o grego e deu origem ao nome desta devoção mariana tão antiga da tradição cristã. Tudo começou no ano 580, quando a embarcação do capitão Maurício, desviada pelas correntes marítimas, aportou numa pequena aldeia calabresa. Nela havia uma comunidade eremita guiada pelo monge Éfrem, um rico nobre que abandonou o mundo para se dedicar à Deus. O monge foi ao encontro do capitão e lhe profetizou: "Não foram os ventos que te conduziram para cá, mas a Mãe de Deus, para que tu lhe construas um templo neste local". Dois anos depois, Maurício assumiu o trono de Bizâncio.
Em 590, o monge Éfrem foi à capital do Império e pediu ajuda ao monarca para construir uma capela dedicada à Maria, na gruta onde vivia no alto do monte Rossano Calabro. O imperador não só ordenou que fosse erguida depressa, como enviou um dos melhores artistas da corte para pintar o ícone da Virgem. Mas, diz a tradição, ele não conseguia sequer fazer o esboço, porque tudo o que fazia de dia, desaparecia à noite. Aflitos com a brincadeira, o povo colocou um vigia noturno, para ninguém entrar na capela.
Logo ao anoitecer apareceu uma bela senhora carregando uma criança e pediu ao vigia para rezar na capela. Como ela demorasse a sair, ele entrou e não encontrou ninguém, mas, iluminando melhor o interior, viu pintado numa das colunas um lindo ícone de Nossa Senhora segurando o Menino Jesus nos braços. Assustado correu ao encontro do monge Éfrem sobre aquela imagem "a - chiro - pita!", essa expressão grega significa: "não pintada pela mão humana".
Fato ou tradição, foi desse ícone que surgiu o culto à Nossa Senhora Achiropita. O local se tornou uma linda cidade, a capela sua Catedral. Todas as reformas e ampliações da capela sempre preservaram intacta a coluna onde está o ícone. A igreja foi consagrada em 1580 e sua arquitetura atual definida na primeira década de 1.600. Desde então só foram construídos os anexos que integram o Santuário.
Muitos milagres de cura e incontáveis graças ocorreram atribuídos à Virgem Achiropita e sua devoção se propagou em todo o mundo cristão. Eleita padroeira de Rossano Calabro, sua festa anual ocorre em 15 de agosto. Nesta data o Santuário é visitado por uma multidão de peregrinos e devotos vindos de muitos os países, para venerar o ícone milagroso da Achiropita na coluna que fica quase no centro da Catedral.
Essa devoção acompanhou os calabreses que imigraram para as Américas, onde criou raízes através das novas gerações de devotos. Porém, curiosamente, no mundo todo só existem duas igrejas dedicadas à Nossa Senhora Achiropita: a Catedral de Rossano Calabro e a Paróquia do bairro do Bexiga em São Paulo, Brasil.


Fonte: Paulinas em 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário