quinta-feira, 1 de agosto de 2019

INTENÇÕES DE ORAÇÃO DO SANTO PADRE PARA AGOSTO DE 2019



Intenção

Pela evangelização: Famílias, laboratórios de humanização

Para que as famílias, graças a uma vida de oração e de amor, se tornem cada vez mais “laboratórios de humanização”.

Reflexão

Educar para o futuro

O Papa Francisco, na intenção que confia à Igreja através da sua Rede Mundial de Oração, aponta um grande desafio para as famílias. agosto, normalmente mais dedicado ao tempo de férias vivido em família, é uma ocasião oportuna para fortalecer a consciência de que a educação não se limita apenas ao âmbito do conhecimento, ou à apreensão de regras de conduta, mas é sobretudo uma escola de relações. A expressão «laboratório» é muito sugestiva, pois é nas relações familiares que se «testa» e configura um modo específico de estar no mundo e na sociedade.
O ser humano é um ser de relação, somos nós próprios enquanto estamos diante dos outros, que nos interpelam, desinstalam, fazem aprender, exigem a nossa abertura e atenção. A família torna-se, assim, o primeiro lugar onde as relações se aprendem, através da educação para atitudes e gestos de acolhimento, de perdão, de ajuda, de respeito e de promoção do outro. Aprende-se a viver a unidade na diferença de cada um. Seremos, nos nossos ambientes de trabalho, de escola, no compromisso social, aquilo que tivermos aprendido em casa.
O Santo Padre aponta os dois caminhos para esta aprendizagem das boas relações: a oração, em que se faz a experiência da gratuidade, da capacidade de sair de si e dos seus interesses para pôr as necessidades do outro à nossa frente; e o amor, que é o contrário do autocentramento e do egoísmo. O amor que se expressa na solidariedade e na justiça, na partilha e na dádiva desinteressada de si.
A sociedade, hoje, encara enormes desafios, numa cultura marcada pelo individualismo e pela falta de sensibilidade para com os outros. Rezemos para que as famílias sejam o lugar do nascimento de uma nova geração, comprometida com o futuro, reconciliada com Deus, com os outros e com a criação.

Oração

Senhor Jesus,
nasceste no seio da Sagrada Família,
um lugar cheio de Deus, na escuta da sua vontade
e na disponibilidade para a realizar.
Nós Te pedimos, em união com o Papa Francisco,
por todas as famílias, para que sintam sempre a tua presença,
aprendam os teus gestos de amor e compaixão
e sejam no mundo sinal do teu Reino.
Pedimos-Te pelas famílias que vivem dificuldades,
para que encontrem quem as possa ajudar
e vivam com serenidade as suas provações.

Pai-Nosso...

Desafios

– Ter uma conversa em casal, ou entre outros educadores, sobre o modo como se está a educar os mais novos numa lógica de abertura aos outros, à solidariedade, à partilha, ao respeito e ao perdão. Que aspetos se devem cuidar mais? Havendo conhecimento de famílias que passam dificuldades, o que se pode fazer para ajudar?
– Em família, criar alguma rotina de oração, pelo menos semanalmente, para tomar consciência da presença e da ação de Deus nas relações familiares e nos acontecimentos da vida.
– Nas comunidades, promover um encontro de formação sobre os desafios que hoje são colocados à edução nas famílias e como se podem encontrar instrumentos concretos para crescer na oração e no amor.

Passo a Rezar

Nenhum comentário:

Postar um comentário