terça-feira, 27 de agosto de 2019

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) - Mt 23,13-22 - 27/08/2019


Exerçamos a misericórdia em nossa vida

Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós pagais o dízimo da hortelã, da erva-doce e do cominho, e deixais de lado os ensinamentos mais importantes da Lei, como a justiça, a misericórdia e a fidelidade” (Mateus 23,23).


A série que estamos acompanhando, esta semana, é toda a repreensão que Jesus faz aos mestres da Lei e aos fariseus hipócritas. No fundo, o Senhor está corrigindo a nossa hipocrisia, porque não queremos olhar para os mestres da Lei de ontem, precisamos olhar para nós que somos mestres da Lei de hoje. É assim que nos comportamos, como aqueles que sabem e conhecem tudo.
Basta olhar como são as nossas discussões, as nossas conversas, basta ver como estamos corrigindo todo mundo. Estamos chamando a atenção das pessoas e estamos, inclusive, chateados e com raiva, porque tal pessoa foi incorreta, não foi justa. Ficamos com raiva, porque nos achamos justos e os mais corretos.
Os mestres da Lei e os fariseus pagavam dízimo por tudo e não abriam mão disso. Pagavam o dízimo da hortelã, da erva-doce, do cominho, eram muito detalhistas em certas coisas.

Se não temos paciência, se não compreendemos o que o outro está vivendo, falta-nos misericórdia

É como muitas pessoas que rezam, fazem as suas obrigações, mas deixam de lado o que é mais importante. Não que pagar o dízimo, fazer as nossas orações e ir à missa não seja importante. É muito importante sim, porém, fazer essas coisas e deixar de lado a justiça, a misericórdia e a fidelidade a Deus é o cúmulo da hipocrisia.
Se não somos justos uns com os outros, se não praticamos a justiça em nossas atitudes, se não sabemos exercer misericórdia para com o outro, se não sabemos cuidar dos mais pobres, dos mais necessitados, se não conseguimos compreender a situação que o outro está vivendo, a pergunta é muito séria: Para que serve a nossa religião? É status? É uma forma de se dizer? É uma forma de aparecer? É uma forma de mostrar que somos religiosos, porque temos um terço na mão ou carregamos uma cruz? Para que serve a religião se ela não nos converte num verdadeiro cristão?
O verdadeiro cristão não se conhece pelas práticas, porque as práticas são meios de nos santificar, mas esses meios têm de nos levar, de fato, a sermos uma pessoa justa, misericordiosa e fiel.
Se não nos esforçamos para praticar a justiça em toda a amplitude de ser justo, se falamos mal da vida de uma pessoa na ausência dela, já somos injustos. Se nos vingamos de alguém, já somos injustos. Só de pensar mal do outro já cometemos injustiças.
Se não temos paciência, se não compreendemos o que o outro está vivendo, falta-nos misericórdia. Se não cumprimos para com Deus os nossos deveres nas menores coisas da vida, falta fidelidade. Precisamos olhar a nossa religião no espelho para nos vermos, porque as práticas religiosas, hoje, são para demonstrar o que fazemos e para repararmos demais na vida dos outros.
O primeiro a ser corrigido e mudado somos nós.
Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova


Nenhum comentário:

Postar um comentário