segunda-feira, 22 de julho de 2019

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 22/07/2019

ANO C


Jo 20,1-2.11-18

Comentário do Evangelho

O salto próprio da fé

O primeiro dia da semana é o tempo privilegiado do encontro com o Ressuscitado. Maria Madalena desconcertada e embebida na tristeza, vai ao túmulo, ainda de madrugada, quando é difícil ver com clareza. Só a aparência (a pedra retirada da entrada do sepulcro e o sepulcro vazio) não é suficiente para a fé.
É necessário um olhar mais límpido e profundo. Efetivamente, há uma tristeza que imobiliza e impede o salto próprio da fé. As lágrimas da desolação distorcem o olhar. Por isso, os mensageiros de Deus dirão a Maria Madalena: “... por que choras? Quem procuras?” (v. 15). Esta palavra é extensiva a todo leitor do evangelho, a toda a Igreja. O encontro com o Senhor da vida enxuga nossas lágrimas; é ele quem nos liberta da realidade da morte. Sua presença e sua palavra suscitam em Maria e em nós a exclamação do reconhecimento e da fé: “Rabûni!” (v. 16). Maria Madalena, testemunha do Ressuscitado, pode compreender agora que o corpo do Senhor não foi roubado, mas transfigurado. Esse encontro fará dela arauto de uma boa notícia: “Eu vi o Senhor!” (v. 18).
Carlos Alberto Contieri, sj
Oração
Pai, desperta no meu coração uma fé verdadeira em Cristo ressuscitado, presente e vivo em nosso meio, vencedor da morte e do pecado.
Fonte: Pauliunas em 22/07/2013

Vivendo a Palavra

A fé de Maria Madalena foi além da morte de Jesus. Os discípulos O haviam abandonado. Só Maria continuava fiel ao Mestre. Por ter amado tanto, foi a primeira testemunha do Ressuscitado e portadora de sua mensagem aos irmãos. Nós, a Igreja de Jesus, temos a coragem de Maria para anunciar ao mundo a ressurreição do Cristo?
Fonte: Arquidiocese BH em 22/07/2013

VIVENDO A PALAVRA

A fé de Maria Madalena foi além da morte de Jesus. Os discípulos O haviam abandonado. Maria continuava fiel ao Mestre. Por ter amado tanto, foi a primeira testemunha do Ressuscitado e portadora de sua mensagem aos irmãos. Nós, a Igreja de Jesus, temos a coragem de Maria para anunciar ao mundo a ressurreição do Cristo?

Reflexão

Este Evangelho nos mostra o surpreendente amor que Maria Madalena tinha por Jesus e a conseqüente experiência que ela faz da presença do Ressuscitado em sua vida, que a levou a exclamar “Mestre” e a segurá-lo a ponto de o próprio Ressuscitado pedir-lhe que não o segurasse, pois ainda não havia subido para junto de Deus. De fato, somente quem ama verdadeiramente a Jesus o reconhece como verdadeiro Mestre e faz a experiência de sua presença viva e amorosa no seu dia a dia. Mas esta experiência necessariamente faz da pessoa um evangelizador. Assim que Maria Madalena fez a experiência do encontro pessoal com Jesus Ressuscitado, foi anunciar esta verdade.
Fonte: CNBB em 22/07/2013

Reflexão

Maria de Magdala é a mulher que seguiu constantemente Jesus desde a Galileia até a Judeia. Presente aos pés da cruz e diligente no sepultamento de Jesus, foi a primeira a encontrar-se com o Ressuscitado e também a primeira missionária a anunciar a Boa-Nova aos apóstolos (v. 17). Maria Madalena é mencionada no grupo de mulheres que “serviam Jesus com os bens que possuíam” (Lc 8,3). Ali se diz que dela foram expulsos “sete demônios”, expressão que acabou dando margem para variadas interpretações, algumas sem cabimento. Houve época em que Maria Madalena foi identificada com a pecadora pública (cf. Lc 7,36s) ou com a adúltera (cf. Jo 8,1s). Os textos bíblicos a ela referentes não afirmam isso. Em 2016, o papa Francisco elevou a memória de Santa Maria Madalena ao grau de festa.
(Dia a dia com o Evangelho 2019 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp)

Meditação

Vejo Jesus? Onde e em que circunstâncias? - A Ressurreição de Jesus me incentiva a buscar sempre viver mais perto das coisas de Deus? - Vivo minha Fé de modo intenso e atuante? - Vejo Jesus presente em meu próximo? - Há muitos modos de anunciar a vida nova proposta por Jesus. Como dou testemunho de sua Ressurreição?
Padre Geraldo Rodrigues, C.Ss.R
Fonte: a12 - Santuário em 22/07/2013

Meditando o evangelho

NÃO ME RETENHAS!

A cena comovente do encontro de Maria de Mágdala com Jesus evidencia a mudança de relacionamento entre o discípulo e o Mestre, operada a partir da ressurreição. A nova condição de Jesus exigia um novo tipo de relacionamento.
Maria expressou o carinho que nutria por Jesus nos vários detalhes de seu comportamento. A notícia do desaparecimento do corpo do Senhor deixou-a perplexa. Com isso, perdia um sinal seguro da presença do amigo querido, mesmo reduzido a um cadáver. Sem ele, não teria um lugar preciso ao qual se dirigir quando quisesse prantear a perda irreparável do amigo. Por isso, mesmo que todos tivessem se afastado, ela permaneceu sozinha, à entrada do túmulo, chorando.
Seu diálogo com os anjos ocorreu de maneira espontânea, sem ela se dar conta de estar falando com seres celestes. Só lhe importava saber onde puseram "o meu Senhor". Da mesma forma aconteceu o diálogo com o Ressuscitado. Num primeiro momento, Maria pensou tratar-se de um jardineiro. Demonstrando uma admirável fortaleza de ânimo mostrou-se disposta a ir, sozinha, buscar o cadáver do Mestre para recolocá-lo no sepulcro. Tão logo reconheceu a voz do Mestre, tentou agarrar-se a ele. Ele, porém, exortou-a a mudar de comportamento. Doravante, o sinal de amizade que o Senhor queria dela era que se tornasse missionária da ressurreição. Já se fora o tempo em que podia tocá-lo fisicamente.
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado no Portal Dom Total).
Oração
Pai, ensina-me a ter um relacionamento conveniente com o Ressuscitado, reconhecendo que ele quer fazer de mim uma testemunha da ressurreição.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

1. O SEPULCRO VAZIO
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado no Portal Dom Total a cada mês).

Os discípulos começaram a se dar conta da ressurreição do Senhor, ao se depararem com o sepulcro vazio. Maria Madalena, alarmada, pensou que o corpo de Jesus tivesse sido retirado, à surdina, e colocado num outro lugar. Pedro, tendo acorrido para se inteirar dos fatos, apenas constatou onde estavam o lençol e os demais panos com que Jesus havia sido envolvido. O discípulo amado, este sim, começou a perceber que algo de muito extraordinário havia acontecido. Por isso, foi capaz de passar da constatação do sepulcro vazio à fé: "Ele viu e acreditou".
O sepulcro vazio, por si só, não podia servir de prova para a ressurreição do Senhor. Seria sempre possível acusar os cristãos de fraude. Poderiam ter dado sumiço ao cadáver de Jesus, e sair dizendo que ele ressuscitara. Era preciso ir além e descobrir, de fato, onde estava o corpo do Mestre.
O discípulo amado, de imediato, cultivou a esperança de encontrar-se com o Senhor. Sua fé consistiu na certeza de que o Mestre estava vivo, não no sepulcro, porque ali não era o seu lugar. Senhor da vida, não poderia ter sido derrotado pela morte. Filho amado do Pai, as forças do mal não poderiam prevalecer sobre ele. Embora sem ter chegado ao pleno conhecimento do fato, a fé na ressurreição despontava no coração do discípulo amado.
Oração
Espírito de ressurreição, como o discípulo amado, creio que o Crucificado venceu a morte e as forças do mal.
Fonte: NPD Brasil em 22/07/2013

COMENTÁRIOS DO EVANGELHO

1. Maria Madalena
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Diácono José da Cruz - Diácono da Paróquia Nossa Senhora Consolata – Votorantim – SP)

Hoje nos encontramos com Maria Madalena, uma mulher apaixonada por Jesus, uma paixão até hoje incompreendida e mal falada por alguns "iluminados", que não conseguem vislumbrar algo além da carne. Jesus é o Grande Amor, não só de Madalena, mas de todos os que Nele crêem, e que só podem experimentá-lo a partir do amor que fascina e deslumbra.
Parece que João Evangelista, neste evangelho apresenta-nos um resumo da Vida de Madalena, tendo como enredo a sua experiência com Jesus. Em Jesus tivera início a Nova Criação, era o primeiro dia da Semana, Madalena VIU a pedra removida do sepulcro, ainda estava escuro, era o início da sua Vida de Fé, ainda não consegue experimentar aquilo que transcende e prevalece a Lógica humana "Tiraram o corpo do meu Senhor", vai dizer aos apóstolos.
Inclinar-se para olhar dentro do sepulcro é atitude de quem está a procura de algo mais, VE dois anjos, "Levaram o meu Senhor!" com a Fé um pouco mais amadurecida ela consegue ver além, entretanto ainda pensa dentro da lógica humana. Depois disso ela se volta e vê Jesus, mas não o reconheceu, de fato, Jesus se deu a conhecer enquanto Palavra a ponto do próprio João chamá-lo de Verbo Encarnado, é a Palavra Poderosa de Deus que irá criar o mundo "FAÇA-SE", quando Jesus a chama pelo nome "Maria", então ela o reconhece, é precisamente a Palavra que nos comunica o dom da Fé, é a Palavra que cria e nos recria, nos renova e restaura.
"Mestre" vai exclamar Madalena. Quem o reconheceu quer experimentá-lo, tocar o outro, achegar-se mais ao outro, abraçar, pegar na mão. Madalena pensa ser esse o modo de experimentar Jesus em sua vida agora iluminada pela Fé.
As comunidades Joaninas dos anos 70 – 80 estavam desejosas de saber melhor quem era Jesus, e desejavam, como Madalena, tocá-lo, vê-lo, enxergá-lo. Retê-lo como um Bem particular, porém, não é mais esse o modo de se fazer a experiência de Jesus em nossa vida e em nossas comunidades.
Em seu estado glorioso, há uma presença real do Senhor, porém mística, que não se alcança com nossos sentidos, como cantamos no "Tão Sublime Sacramento". Madalena representa toda uma comunidade que por aquele tempo, quando tudo parecia ainda obscuro, soube vislumbrar essa nova presença de Jesus junto aos seus. Continuou uma eterna enamorada de Jesus, até o dia em que, na visão Beatífica, pode contemplá-lo plenificando o amor que alimentou nessa vida.
Inspirados por Santa Maria Madalena, que possamos também fazer essa bela experiência, reconhecendo o Senhor a partir da sua Santa Palavra, percebendo-o na vida dos irmãos e irmãs, que conosco caminham na comunidade.

2. Eu irei buscá-lo!
(O comentário do Evangelho abaixo é feito por Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2017’, Paulinas e disponibilizado no Portal Paulinas - http://comeceodiafeliz.com.br/evangelho)

Maria Madalena foi até o túmulo de Jesus e viu que a pedra da entrada tinha sido retirada. Chorando, ela olhou para dentro do túmulo e viu dois anjos. “Por que choras?”, lhe perguntam os anjos. Outra voz lhe faz a mesma pergunta: “Por que choras?” Ela se volta, vê Jesus, mas não o reconhece. Outra pergunta: “O que procuras?” O choro é correto. Ela chora de saudade. Mas o que procura? A procura estava errada. Ela procurava o Cristo morto, e ele estava vivo! Ele a chama pelo nome. Ela então o reconhece, e dirá depois, como apóstola dos apóstolos: “Eu vi o Senhor”.

HOMILIA DIÁRIA

Busque o Tesouro e permaneça com Ele para sempre

Jesus é o verdadeiro tesouro para nossa alma, Aquele que dá sentido à nossa existência

“Maria Madalena foi ao túmulo de Jesus, bem de madrugada, quando ainda estava escuro, e viu que a pedra tinha sido retirada do túmulo” (Jo 20, 1)

Com muita alegria, nós celebramos, hoje, Santa Maria Madalena. Ela foi a primeira testemunha da Ressurreição de Jesus, pois sempre visitava Seu túmulo. Naquele domingo, quando chegou ao túmulo, Maria não encontrou o corpo do Senhor.
Diante disso, o choro e a angústia de Maria Madalena foi a única resposta. Tudo isso porque ela sabia que a sua transformação de vida havia acontecido a partir do momento em que o Senhor entrou em sua vida e, a partir daquele momento, ela nunca mais foi a mesma.
Ela não queria perder o seu Senhor, pois Ele era a maior riqueza do seu coração. Mal sabia ela que, nesse dia, ela teria a maior experiência da sua vida: encontrar-se com o Jesus ressuscitado.
Assim como Maria Madalena teve seu encontro pessoal com Jesus e teve sua vida mudada, aqueles que têm a graça desse encontro precisam assumir a mesma mudança em sua vida.
Jesus é o verdadeiro tesouro para nossa alma, Aquele que dá sentido à nossa existência. A vida de uma pessoa é sempre diferente antes e depois de Jesus. E o mais importante é nunca perder o tesouro do encontro, sempre cultivando um relacionamento íntimo com Ele.
Se você se encontrou com Jesus, deixe que esse tesouro faça diferença na sua vida, permitindo que Ele vá transformando você por dentro e por fora. Madalena encontrou o Senhor e nunca mais o perdeu. Que você não perca esse tesouro precioso que é Jesus Salvador na sua vida.
Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.
Fonte: Canção Nova em 22/07/2013

Oração Final
Pai Santo, dá-nos a ousadia de sermos testemunhas vivas perante o mundo em que vivemos do Mistério da Ressurreição. E que o façamos com simplicidade e humildade, mas com verdadeira alegria e gratidão pelo grande dom que nos deste – o Cristo Jesus, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na do Espírito Santo.
Fonte: Arquidiocese BH em 22/07/2013

ORAÇÃO FINAL
Pai Santo, dá-nos a ousadia de sermos testemunhas vivas do Mistério da Ressurreição perante o mundo em que vivemos. E que o façamos com humilde simplicidade, mas com verdadeira alegria e gratidão pelo grande dom que nos deste – o Cristo Jesus, teu Filho que se fez nosso Irmão e, ressuscitado, contigo reina na unidade do Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário