quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

HOMÍLIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) - Mc 6,7-13 - 07/02/2019


Jesus enviou os discípulos dois a dois para que o Reino d'Ele acontecesse

Precisamos do outro para fazer o Reino de Deus acontecer, pois a missão, a graça e a vida não acontecem no individualismo

“Jesus chamou os doze e começou a enviá-los dois a dois, dando-lhes poder sobre os espíritos impuros” (Marcos 6,7).

O Evangelho de hoje nos coloca diante de tantas coisas importantes para a nossa vida. Uma delas é que não somos discípulos sozinhos, porque somos discípulos do “Corpo”, onde Jesus é a cabeça.
Jesus chama os discípulos dois a dois e os envia, pois um pode ser bom, mas dois é excelente. A mãe em casa orando pelo filho é bom, mas o pai e a mãe orando por eles é sublime, excelente; e não terá espírito que poderá agir na casa deles. Pois um fortalece ao outro; é um agindo junto ao outro.
Hoje, infelizmente, vivemos no espírito do individualismo presente nas casas, na família, na Igreja. É cada um realizando a sua missão, “cada um por si e Deus por todos”, essa expressão popular tem tomado conta dos corações. Mas a missão, a graça e a vida acontecem a dois.
Não nasce uma vida humana sem a união de um homem com uma mulher. A missão do Reino de Deus deve ser pregada a dois, ainda que cada um tenha o seu jeito, modo e maneira. Porém, acima de tudo, o espírito comunitário deve prevalecer em tudo o que fizer e realizar.
Jesus enviou os discípulos e colocou no coração deles a renúncia a todo e qualquer espírito do individualismo. Se nos juntamos ao outro, o mal e o maligno não terão poder sobre nós. Mas quando nos dividimos (cada um por si) a graça se enfraquece e o Reino acontece de forma não tão eficaz como deveria acontecer.
Por que Jesus nos envia dois a dois? Para nos dar poder sobre os espíritos impuros. Inclusive, um grande espírito impuro é o individualismo, o egoísmo, isto é, a tendência de nos fecharmos em nós mesmos. Precisamos expulsar esse espírito da nossa vida e do meio dos nossos.
E o poder que Jesus dá a nós, é justamente para que purifiquemos o mundo de todas as maldades, crueldades e tormentos que o maligno tem lançado sobre as mentes e os corações.
Comecemos fazendo isto: orando dois a dois, com três ou quatro, mas oremos.
Não basta rezar pela nossa família, precisamos rezar com eles, com a nossa família. A oração individual é graça, mas por que marido e mulher não rezam juntos? Por que pais não rezam com os filhos?
Iremos expulsar os espíritos impuros de nossas casas e famílias, quando aprendermos que precisamos do outro para fazer o Reino de Deus acontecer.
Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova


Nenhum comentário:

Postar um comentário