sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

HOMÍLIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) - Mt 2,13-18 - 28/12/2018



Jesus veio dar sentido a nossa vida

Jesus veio para resgatar a vida humana, para dar-lhe verdadeiro sentido e valor

“Quando Herodes percebeu que os magos o haviam enganado, ficou muito furioso. Mandou matar todos os meninos de Belém e de todo o território vizinho, de dois anos para baixo, exatamente conforme o tempo indicado pelos magos” (Mateus 2,16).


Jesus veio para nos trazer vida em abundância, Ele nasceu para dar dignidade plena a toda vida humana. Hoje, voltamo-nos para a vida massacrada, negada, para a vida humana que está sendo humilhada e perseguida.
Hoje, procuramos meditar a respeito das crianças inocentes que o tirano Herodes mandou extirpar, eliminar e matar. Na verdade, ele queria matar Jesus, porque, ao matá-Lo, estaria matando o Senhor da vida. No lugar de Jesus morreram crianças inocentes.
Voltamo-nos para os tempos em que vivemos, em que crianças continuam a morrer. Há crianças que morrem e são assassinadas no ventre de suas mães pelo crime do aborto, crianças que não têm o direito de viver, nascem e são vítimas da fome, da guerra, da perseguição e do descaso humano; crianças que são vítimas de doenças, do pouco caso e da soberba humana.
Hoje, queremos meditar sobre como estamos nos preocupando e cuidando da vida humana em todas as suas etapas, desde aquela que foi concebida no ventre de sua mãe até o idoso, que parece levar uma vida sem sentido, muitas vezes esquecido e largado, apressando até a sua morte.
Jesus veio para resgatar a vida humana, para dar-lhe verdadeiro sentido e valor. Não podemos ficar apenas focados de forma mesquinha na nossa vida pessoal e individual, e esquecer que a vida humana está sendo atacada, que milhões por esse mundo afora estão sendo ameaçados de viver e existir.
Salvemos nossas crianças, cuidemos delas, cuidemos da vida desde o momento em que ela é concebida. Sejamos cada vez mais promotores da cultura da vida e, de todas as formas, não permitamos que a cultura da morte esteja sendo semeada entre nós.
Cuidemos das crianças e das vidas que nasceram, que vieram ao nosso meio. Não podemos mais permitir que crianças morram de fome, que passem fome, seja em nossa cidade, em nossos bairros, em situações muito periféricas do nosso país, do nosso continente e do mundo em que vivemos.
As razões que levam tais crianças a estarem expostas às misérias são muitas, mas, enquanto as discussões não chegam a um acordo, salvemos as nossas crianças, não permitamos que elas sejam exploradas sexual e materialmente no mundo em que vivemos.
É preciso salvar, resgatar e cuidar da dignidade da vida humana em todas as suas etapas. Não permitamos que a cultura da morte e da exploração continue maltratando a vida humana.
Jesus não veio somente para que tenhamos vida, mas para que tenhamos a vida n’Ele e para que resgatemos a vida humana em todas as situações.
Onde houver uma vida humana pulsando no ventre de uma mãe, no leito de um hospital ou talvez largado numa esquina, é preciso resgatá-la, valorizá-la e salvá-la.
Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova


Nenhum comentário:

Postar um comentário