quarta-feira, 31 de outubro de 2018

INTENÇÕES DE ORAÇÃO DO SANTO PADRE PARA NOVEMBRO DE 2018



Intenção

Universal: Ao serviço da paz
Para que a linguagem do coração e do diálogo prevaleça sempre sobre a linguagem das armas.
Reflexão

“Estamos na terceira guerra mundial aos pedaços”. Esta afirmação do Papa Francisco, que já entrou no número das frases marcantes do seu pontificado, chama a atenção para uma realidade que acontece diariamente em muitos países e de formas muito diversas, tocando, em primeiro lugar, os mais vulneráveis, que não se podem defender e são as vítimas da tragédia da guerra. Procuremos, neste mês, tendo como orientação de fundo da nossa oração e ação esta intenção do Santo Padre, dar-nos conta de como a linguagem da violência, das armas e da agressão é uma triste realidade deste mundo, à qual não podemos estar indiferentes.
É verdade que é fácil desanimar, ao sentirmo-nos impotentes diante das tragédias a que assistimos nos meios de comunicação social, em contextos longe dos nossos, mas isto não nos pode fazer baixar os braços. Pelo contrário, ao elevarmos a Deus o nosso coração, na oferta das nossas vidas pelas intenções do Papa, podemos colaborar, no modo que apenas Deus conhece, na missão de Cristo reconciliador, para que Ele possa tocar, através do seu Espírito, os corações de quem faz a guerra. Da nossa parte, para além da nossa oração, podemos tocar também a parte do mundo que nos cabe transformar através de gestos e palavras de paz e reconciliação.
A linguagem do coração e do diálogo não está apenas reservada às instâncias de decisão dos destinos dos povos, mas começa em nós mesmos, nas nossas famílias, ambientes de trabalho, contextos eclesiais. Neste mês, somos desafiados a não criar divisões, mas a ter a capacidade de nos abrirmos ao outro no seu modo diverso de ver a realidade, procurar entendê-lo, acolhê-lo e, sobretudo, vê-lo como um irmão ou irmã amado de Deus. O que une a humanidade mais profundamente é o facto de sermos todos filhos de Deus e irmãos uns dos outros. Este dom é uma enorme responsabilidade, é a fonte e a tarefa da paz.

Oração

Senhor Jesus, Príncipe da Paz,
num mundo dilacerado pela guerra e pela violência, vejo-me muitas vezes perdido e insensível à realidade do sofrimento de tantos irmãos e irmãs. Eu Te peço, toca o meu coração para poder ser construtor do diálogo e da paz, a começar junto daqueles a quem devo perdoar e pedir perdão. Envia, Senhor, o teu Espírito ao coração de quantos fazem a guerra, para que se sintam movidos a dialogar e a perceber que a violência não resolve os problemas, antes causa um maior sofrimento. Faz-me sentir sempre a tua paz e ser transmissor da paz!

Pai-Nosso...
Desafios

- Quais são as pessoas e situações que precisam de reconciliação no meu coração? Ter palavras e gestos concretos de perdão.
- Perante situações de desavença e conflito, nos ambientes em que vivo, vou procurar ser agente de reconciliação, estabelecer pontes e favorecer o diálogo e a compreensão mútua.
- Organizar um momento de oração na comunidade para ajudar a não deixar o coração indiferente às realidades de guerra, conflito e violência a que assistimos, longe ou perto de nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário