sexta-feira, 31 de agosto de 2018

INTENÇÕES DE ORAÇÃO DO SANTO PADRE PARA SETEMBRO DE 2018



Intenção

Universal: Os jovens de África
Para que os jovens do continente africano tenham acesso à educação e ao trabalho no próprio país.
Reflexão

África é um extraordinário continente, muito diverso nas suas culturas, na riqueza das suas tradições, na beleza das suas paisagens, na abundância dos seus recursos naturais. A sua história, porém, ao longo dos séculos, foi marcada por dramáticas situações de exploração, de interferências exteriores que foram descaraterizando as culturas e os ambientes naturais dos seus povos.
É certo que o encontro entre várias culturas é muito enriquecedor, pelo contributo mútuo que se pode oferecer. No caso de África, este encontro também contribuiu para o desenvolvimento de muitas realidades. Mas a verdade é que encontramos neste grande continente muitas fragilidades, guerras, exploração dos recursos naturais, desigualdades sociais gritantes, questões muito sérias ao nível da saúde, da alimentação, do desenvolvimento de infraestruturas adequadas ao bem-estar de uma população.
Sendo África o continente mais jovem do mundo, estas situações colocam grandes questões ao futuro das novas gerações, nas suas oportunidades de ensino e emprego. África merece o melhor dos seus habitantes, em particular dos seus jovens e, para que isso aconteça, torna-se necessário que tenham todas as condições para contribuir para o desenvolvimento, a paz, a estabilidade dos seus países, sem terem necessidade de emigrar para encontrar um futuro melhor, com as trágicas consequências a que temos assistido, com migrações forçadas pela guerra ou pela busca de melhores condições de vida.
Neste sentido, é urgente o apelo que o Papa Francisco faz a todos os cristãos: a oração e a ação para que os jovens africanos tenham acesso à educação e ao trabalho no próprio país. É dos jovens que depende o futuro das sociedades. No caso de África, com o entusiasmo e a alegria tão caraterísticos dos seus jovens, esta intenção ganha um relevo ainda maior.

Oração

Pai bom,
que criaste os teus filhos e filhas numa grande diversidade de povos, raças, culturas,
eu Te agradeço neste mês a riqueza da juventude africana.
Peço-Te por todos estes jovens,
tantos deles a viver em ambientes de guerra, insegurança, precárias condições de vida e saúde.
Ilumina com o teu Espírito
os que têm a responsabilidade de decisão sobre políticas de ensino e emprego em África,
para que possam assegurar um futuro digno aos jovens deste grande continente.

Pai-Nosso...

Desafios

- Procurar neste mês ter algum contacto com comunidades migrantes africanas e os seus jovens, para conhecer as suas realidades de origem, os sonhos, as dificuldades e mostrar a nossa solidariedade.
- Conhecer e contribuir financeiramente para projetos de desenvolvimento ao nível do ensino e da empregabilidade em África.
- Organizar na própria comunidade um tempo de oração ou de formação em que se trate o tema das situações que levam tantos jovens africanos a migrar de forma forçada para fora dos seus países.

Passo a Rezar


Nenhum comentário:

Postar um comentário