segunda-feira, 23 de julho de 2018

HOMÍLIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) - Mt 12,38-42 - 23/07/2018


O mal precisa ser eliminado do meio de nós

O mal parece uma erva daninha escondida, mas toda erva daninha tem que ser eliminada. O mal não pode morar dentro de nós

“Uma geração má e adúltera busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal do profeta Jonas” (Mateus 12,39).


Jesus chamou a sua geração de má e adúltera, porque se deixou levar pelas maldades e perversidades do coração humano, que, perdido em meio ao mal, deixou-se guiar por ele. Uma geração adúltera é a geração que, de fato, adultera, muda e transgride a verdade.
A geração em que vivemos não é diferente, ela é geração cercada por maldades, as quais vemos nas grandes manchetes nos jornais a cada dia, como roubos, assassinatos, crimes hediondos. Há, no entanto, uma maldade escondida no recanto de cada coração humano. Há a maldade de querer o mal do outro, de desejar o mal ao outro e de felicitar-se com o mal que acontece com o outro. O mal parece uma erva daninha escondida, mas toda erva daninha tem de ser extirpada, eliminada, cortada, e o mal não pode morar dentro de nós.
A nossa geração é adúltera, porque deixa Deus por qualquer coisa, para servir outros deuses; é uma geração que se prostitui facilmente com as seduções, com os enganos, as ilusões do mundo em que vivemos. O grande adultério da humanidade é trocar Deus pelos ídolos deste mundo. Mas como uma geração má e adúltera pode encontrar os sinais de Deus? Aqui está outro erro: uma geração que, muitas vezes, quer milagres e sinais do Céu. “Nenhum sinal nos será dado, a não ser o sinal de Jonas”.
Qual é o sinal de Jonas? Jonas é o sinal do Ressuscitado, porque ele ficou três dias dentro da baleia e depois saiu. Precisamos fazer a experiência de morrer para o mundo e para tudo aquilo que nos faz pervertidos, adúlteros. Precisamos renascer para a graça.
O sinal de Jonas é o sinal de conversão, de vida nova e transformação. Se quisermos ver um sinal de Deus, olhemos para as pessoas que se permitem ser mudadas e transformadas pela graça de Deus. A pessoa que fazia uma coisa errada, agora está fazendo o que é certo; a pessoa que viveu uma vida pregressa no erro, agora encontrou o caminho certo. O grande sinal de Deus são as vidas transformadas, porque Jesus veio para transformar a nossa vida.
Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.


Nenhum comentário:

Postar um comentário