quarta-feira, 18 de abril de 2018

Arcebispo de Belo Horizonte fala sobre desafios pastorais nas metrópoles

A presença e atuação da Igreja nos grandes centros urbanos é uma preocupação e uma realidade para a Igreja no Brasil. Nesta quarta-feira (18), durante a 56ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Aparecida (SP), o Arcebispo de Belo Horizonte (MG), Dom Walmor Oliveira de Azevedo trouxe contribuições de sua Igreja local.


A Arquidiocese de Belo Horizonte está presente na capital mineira e em outros 28 municípios da região metropolitana de Belo Horizonte, compreendendo 5,3 milhões de habitantes com um percentual de 74,5% de católicos.
O arcebispo citou uma pesquisa do Centro de Geoprocessamento de Informações e Pesquisas Pastorais e Religiosas – Cegipar da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC), que cerca de 500 mil habitantes da região moram em vilas ou favelas e apontou que a Igreja particular de Belo Horizonte não está presente em 170 favelas da região metropolitana.
“Este é um desafio urbano para nossa Igreja: estar presente no meio dos pobres”, afirmou Dom Walmor, que destacou também a necessidade de ter instrumentos de trabalho que tragam um panorama real das cidades e não apenas uma visão generalizada.


“O trabalho na realidade urbana supõe ter equipamentos adequados de abordagem, de intercâmbio e de análise da própria realidade”, acrescentou. Dom Walmor ainda citou o trabalho crescente de comunicação e nas redes sociais realizado na Arquidiocese para contribuir com a evangelização.
Dom Walmor falou da necessidade de fazer crescer a rede de comunidades. “Não tem como evangelizar nos grandes centros urbanos, nas cidades conturbadas das regiões metropolitanas sem a força das comunidades, sem o fortalecimento com uma Igreja ministerial”, afirmou.
O arcebispo ainda completou falando da valorização da religiosidade popular e da devoção mariana, citando os mais de dez santuários da Arquidiocese, como centros de espiritualidade e lugar de cuidar dos pobres.
Evangelizar nas grandes cidades é usar, criar e expandir equipamentos numa concepção muito aberta e bastante audaciosa para fazer essa experiência importante e bonita de permear os valores do evangelho na cultura, nos corações, na vida e na dinâmica de nossas grandes cidades”, concluiu.


Nesta quinta-feira (19), Dom João Justino de Medeiros Silva e Dom Gregório Paixão atenderão a imprensa em mais um ‘Meeting Point’, às 9h, com o tema ‘Bens Culturais e a Igreja no Brasil’. O Portal A12.com transmite todas as coletivas de imprensa e Meeting Points através da página A12.com/cnbb

Nenhum comentário:

Postar um comentário