quarta-feira, 7 de março de 2018

HOMÍLIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) - Mt 5,17-19 - 07/03/2018


Os mandamentos de Deus devem ser obedecidos e cumpridos

Sejamos cristãos comprometidos e fiéis aos mandamentos do Senhor

“Portanto, quem desobedecer a um só desses mandamentos, por menor que seja, e ensinar os outros a fazerem o mesmo, será considerado o menor no Reino dos Céus. Porém, quem os praticar e ensinar será considerado grande no Reino dos Céus” ( Mt 5, 17-19).


Quando o povo de Deus caminhava pelo deserto rumo à terra prometida, Ele reuniu, instruiu e formou o Seu povo; e colocou no coração deles os mandamentos para que pudessem viver e caminhar.
Tudo que não tem ordem e mandamento cai em desordem e vira uma verdadeira anarquia; e se não colocarmos ordem na nossa vida, se não tivermos mandamentos a seguir e disciplina para vivermos, cairemos no caos e na desordem.
Olhe quantas vidas desordenadas, bagunçadas e quantas vezes o nosso coração encontra-se no verdadeiro terremoto. Precisa ordenar e direcionar os mandamentos do Senhor. As leis do Senhor Deus não são legalismos, de forma nenhuma, mas são princípios de organização, de vida e ordenamentos para que a vida humana, de fato, caminhe na ordem.
Se a humanidade caminha como caminha e se está desordenada como está é porque não vive, não segue e muitos ignora e menospreza os mandamentos do Senhor.
É muito importante que nesse tempo da graça no qual vivemos, o tempo Quaresmal, nosso exame de consciência seja feito a partir dos mandamentos do Senhor. Desde o primeiro deles que é: “Amar a Deus sobre todas as coisas”, até o décimo: “Não cobiçar o que não me pertence”; todos os mandamentos do Senhor precisam estar espelhados na nossa vida e nosso coração; vivendo os mandamentos do Senhor, caminharei nos Seus passos.
Não despreze os mandamentos de Deus, não os ignore e não ensinem a outros a desobedecerem e não viverem os mandamentos do Senhor. Eu digo que, os pais, têm que ser os primeiros a sentar na mesa com os filhos e rever a vida, a conduta familiar; a família precisa viver a partir dos mandamentos de Deus.
Na minha casa e na minha família nós amamos a Deus sobre todas as coisas? Nós respeitamos o nome do Senhor? Guardamos o dia Senhor? Aqui, na nossa casa, honramos nossos pais? Vivemos o princípio da vida? O nosso corpo tem sido templo e morada de Deus? Em nossa casa e família não cobiçamos ou pegamos coisas que sejam de alguém?
Que em nossa casa falemos sempre a verdade e não deixemos que nenhuma mentira invada o nosso ambiente; um bom exame de consciência familiar santifica, renova, guarda e purifica uma família. Ensinemos uns aos outros a vivermos e a praticarmos os mandamentos, porque é isso que engradece o nosso coração diante do Senhor Nosso Deus.
Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário