sexta-feira, 17 de novembro de 2017

Santa Isabel da Hungria - 17 de novembro



Santa Isabel da Hungria - Padroeira da Ordem Terceira Franciscana

Santa Isabel da Hungria, deve seu nome em muitas instituições de caridade e foi declarada como Padroeira da Ordem Terceira Franciscana
Isabel era filha de André, rei da Hungria, e nasceu num tempo em que os acordos das nações eram selados com o casamento. No caso de Isabel, ela fora prometida a Luís IV (duque hereditário da Turíngia) em matrimônio, um pouco depois de seu nascimento em 1207.
Santa Isabel foi morar na corte do futuro esposo e lá começou a sofrer veladas perseguições por parte da sogra que, invejando o amor do filho para com a santa, passou a caluniá-la como esbanjadora, já que tinha grande caridade para com os pobres. Mulher de oração e generosa em meio aos sofrimentos, Isabel sempre era em tudo socorrida por Deus. Quando já casada e com três filhos, perdeu o marido numa guerra e foi expulsa da corte pelo tio de seu falecido esposo, agora encarregado da regência.
Aconteceu que Isabel teve que se abrigar num curral de porcos com os filhos, até ser socorrida como pobre pelos franciscanos de Eisenach, uma vez que até mesmo os mendigos e enfermos ajudados por ela insultavam-na, por temerem desagradar o regente. Ajudada por um tio que era Bispo de Bamberga, Isabel logo foi chamada para voltar à corte, e seus direitos, como os de seus filhos, foram reconhecidos, isto porque os companheiros de cruzada do falecido rei tinham voltado com a missão de dar proteção à Isabel, pois nisto consistiu o último pedido de Luís IV.
Santa Isabel não quis retornar para Hungria; renunciou aos títulos, além de entrar na Ordem Terceira de São Francisco. Fundou um convento de franciscanas em 1229 e pôs-se a servir os doentes e enfermos até morrer, em 1231, com apenas 24 anos num hospital construído com seus bens.
Santa Isabel da Hungria, rogai por nós!
https://santo.cancaonova.com/santo/santa-isabel-da-hungria-padroeira-da-ordem-terceira-franciscana/?sDia=17&sMes=11&sAno=2017

Santa Isabel da Hungria


Santa Isabel da Hungria rainha e
terciária franciscana (1207-1231)


Rainha e terciaria franciscana (1207-1231)
Vida breve, mas intensa. Filha de André, rei da Hungria, e de Gertrudes, nobre dama de Merano, queimou etapas atingindo a santidade em 24 anos, no decurso dos quais experimentou alegrias e dores com o ânimo de quem está sempre agradecida a Deus.
Noiva aos 4 anos, esposa aos 14, mãe aos 15 e viúva aos 20 anos — quando o marido, Luís IV, duque da Turíngia, morreu em Otranto, à espera de embarcar com Frederico II para a cruzada na Terra Santa. O seu matrimônio fora combinado, como ocorria entre as casas reinantes da Europa.
Foi entretanto um matrimônio feliz sob todos os aspectos, a ponto de fazer exclamar a jovem esposa, com toda a sinceridade: “Se eu amo tanto uma criatura mortal, quanto não deverei amar ao Senhor!”. Amou a Deus com toda a alma, amou-o no próximo, destinando riquezas materiais e espirituais ao alívio dos infelizes.
Teve três filhos, Hermano, Sofia e Gertrudes, em seis anos de vida conjugal. À morte do marido, Isabel retirou-se para Eisenach, depois para o castelo de Pottenstein e, finalmente, escolheu como residência uma modesta casa de Marburgo, onde erigiu, às próprias expensas, um hospital, reduzindo-se à pobreza. Vendeu até o dote para completar a obra. Para os pobres sempre havia lugar no hospital, e Isabel reservava para si os trabalhos mais humildes.
Contra ela explodiram os maus humores reprimidos dos cunhados, que suportavam mal sua generosidade para com os pobres. Privaram-na por fim dos filhos e ela pôde viver plenamente o ideal franciscano de pobreza, ingressando na Ordem Terceira, obediente às diretrizes de um rigoroso confessor. À sua morte foi proclamada santa em altas vozes pelo povo. Isso a tal ponto, que o papa Gregório IX, em 1235, quatro anos depois da morte dela, inscreveu-a oficialmente no livro de ouro dos santos.
Sob seu nome surgiram várias congregações. Na Alemanha, as mulheres que se dedicam ao cuidado dos doentes são chamadas simplesmente (mas não tão facilmente) “Elisabethinerinnen”.
Retirado do livro: 'Os Santos e os Beatos da Igreja do Ocidente e do Oriente', Paulinas Editora.
Fonte: Paulinas em 2015

Santa Isabel da Hungria

NascimentoNo ano de 1207
Local nascimentoHungria
OrdemPrincesa e religiosa
Local vidaTuríngia
EspiritualidadeFilha de André II, rei da Hungria, desde seus primeiro anos de idade fora prometida em casamento a Luis, filho de Herman, margrave da Turíngia e com 14 anos de idade Isabel partia para a Turíngia para o casamento. Perseguida pela sogra pelo ciúmes do filho, ainda em país estrangeiro, a vida de Isabel não era fácil. Mas dedicando-se cada vez mais à caridade, encontrava forças para vencer a essas dificuldades. Certa vez, acostumada a levar na própria saia, pães para os mendigos, seu esposo o soube e se indignou Quando a viu sair do palácio, seguiu-a e perguntou-lhe: " O que levas aí em tua saia?" Isabel, temendo, diz-lhe: "Rosas!" - sem se e lembrar que era inverno e rigoroso. Seu esposo a fez mostrar-lhe e, efetivamente, apareceram somente rosas... Em outra ocasião, a sogra tentando irar o filho contra Isabel, disse-lhe: " Isabel está com alguém em seu quarto... quem será?" O esposo abriu a porta em pânico e viu Jesus Crucificado deitado em sua cama: era o leproso que Isabel estava cuidando. Eis uma de suas exclamações: "Se eu amo de tal modo uma criatura mortal, como deveria amar ao Senhor Imortal, dono de minha alma?" Tornando-se viúva, desencadearam sobre ela os que não suportavam vê-la ajudando os pobres: separaram-na dos filhos, expulsaram-na do castelo de Wartemburg e então foi viver o ideal franciscano da ordem Terceira, dedicando-se inteiramente a Ordem.
Local morteHungria
Morte17 de Novembro de 1231, aos 24 anos de idade
Fonte informaçãoOs santos de cada dia
OraçãoDeus, nosso Pai, Santa Isabel foi um conforto para os pobres e defensora dos desesperados. A ninguém negava sua caridade e o apoio nas horas difíceis. Colocou a serviço dos necessitados todas as suas riquezas. Visitava diariamente os doentes, cuidando pessoalmente de suas enfermidades. Ela os alimentava, zelava por suas roupas, conduzia-os de um lado para outro, providenciando tudo o que eles necessitavam. Além disso, amou apaixonadamente esposo e filhos. Temperava a sua caridade intensa com uma oração profunda e uma fé inabalável. Por isso, Senhor, queremos abrir o nosso coração ao trabalho da vossa graça. Transformai também o nosso interior, para que sejamos luz para o mundo de hoje, como Santa Isabel o foi para o seu tempo.
DevoçãoPiedade, pureza e justiça: era o seu lema. Honrava também a São Francisco de Assis.
PadroeiroDas noras e dos pobres
Outros Santos do diaGregório Taumaturgo, Dionísio, Hugo, Aniano Gregório de Tours (bispos); Eugênio (diác); Alfeu, Aciselo, Zaqueu, Deófilo, Vitória, Eufêmia e Tecla (márts.).
FONTE: ASJ EM 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário