sexta-feira, 17 de novembro de 2017

HOMÍLIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) - Sb 13,1-9 - 17/11/2017


Enxerguemos a presença de Deus no meio de nós

O mundo que nos cerca é um canal maravilhoso para enxergarmos a presença de Deus no meio de um universo tão grande

“São insensatos por natureza todos os homens que ignoram Deus, os que, partindo dos bens visíveis, não foram capazes de conhecer aquele que é; nem tampouco, pela consideração das obras, chegaram a reconhecer o Artífice” (Sb 13,1).


A sabedoria, que é dom de Deus e graça divina, é aquela que nos permite conhecer a presença d’Ele em todas as coisas e realidades criadas. A sabedoria nos conduz, orienta-nos e dirige-nos a fazer a vontade d’Ele.
A falta de sabedoria é a insensatez, e é insensato aquele que perde a sensibilidade pelo toque da graça e pela presença divina. É insensato aquele que não tem a ciência divina para reconhecer a presença de Deus em todas as coisas.
Muitas pessoas se encantam com o mundo criado, há um canto por trás da natureza que é impossível não perceber o quanto o mundo em que vivemos é belo e exuberante. As praias estão lotadas, os parques, as diversas belezas naturais. Podemos contemplar todas as coisas e enxergar apenas uma beleza natural, mas podemos também contemplar todas as coisas e perceber nelas a presença divina, sobrenatural, reconhecer a grandeza do Criador, do artista.
Fico olhando para uma pessoa quando vai ver uma pintura, uma escultura. A pergunta é: “Quem fez tamanha obra? Quem pintou o quadro?”.
Como podemos olhar para o mundo em que vivemos e ver todas as belezas que nos cercam, mas não nos perguntarmos quem é o Artista que criou todas as coisas? A natureza, os bens criados, o mundo que nos cerca é um canal maravilhoso para enxergarmos a presença de Deus no meio de um universo tão grande, no qual somos menores do que um grão de areia.
A insensatez está em não reconhecermos a presença de Deus nessas coisas, e ela vai crescendo à medida que não nos deixamos conduzir, guiar e iluminar pela presença do Senhor em nosso mundo. A insensatez se torna maior quando queremos culpar Deus pelas desordens, pelas coisas que não deram certo, quando queremos culpá-Lo pelas coisas que estão erradas na nossa vida. O mundo se tornou insensato, porque perdeu a sabedoria.
Deus não nos tomou a sabedoria, o Espírito d’Ele está no meio de nós. Preferimos, muitas vezes, guiar-nos pela sabedoria e pela insensatez do mundo, caímos na desordem e no caos que nos encontramos.
A verdadeira sabedoria é saber que, mesmo no meio da desordem do mundo em que vivemos, devemos encontrar Aquele que criou, ordenou, recriou e reordenou todas as coisas. A sabedoria de Deus está no meio de nós.
Que não sejamos insensatos em ignorar Sua presença entre nós.
Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário