segunda-feira, 25 de setembro de 2017

São Cosme e São Damião - 26 de Setembro




São Cosme e São Damião, padroeiros dos farmacêuticos e médicos

São Cosme e São Damião, levavam a muitos a saúde do corpo e da alma
Hoje, lembramos dois dos santos mais citados na Igreja: Cosme e Damião. Eram irmãos gêmeos, médicos de profissão e santos na vocação da vida. Viveram no Oriente e, desde jovens, eram habilidosos médicos. Com a conversão passaram a ser também missionários, ou seja, aproveitando a ciência com a confiança no poder da oração levavam a muitos a saúde do corpo e da alma.
Viveram na Ásia Menor, até que diante da perseguição de Diocleciano, no ano 300 da era cristã, foram presos pois eram considerados inimigos dos deuses e acusados de usar feitiçarias e meios diabólicos para disfarçar as curas. Tendo em vista esta acusação, a resposta deles era sempre:
“Nós curamos as doenças, em nome de Jesus Cristo e pelo Seu poder!”
Diante da insistência, quanto à adoração aos deuses, responderam: “Teus deuses não têm poder algum, nós adoramos o Criador do céu e da terra!”
Jamais abandonaram a fé e foram decapitados em 303. São considerados os padroeiros dos farmacêuticos, médicos e das faculdades de medicina.
São Cosme e São Damo, rogai por nós!
Cosme e Damião eram irmãos e cristãos. Na verdade, não se sabe exatamente se eles eram gêmeos. Mas nasceram na Arábia e viveram na Ásia Menor, Oriente. Desde muito jovens, ambos manifestaram um enorme talento para a medicina. Estudaram e diplomaram-se na Síria, exercendo a profissão de médico com muita competência e dignidade. Inspirados pelo Espírito Santo, usavam a fé aliada aos conhecimentos científicos. Com isso, seus tratamentos e curas a doentes, muitas vezes à beira da morte, eram vistos como verdadeiros milagres.
Deixavam pasmos os mais céticos dos pagãos, pois não cobravam absolutamente nada por isso. A riqueza que mais os atraía era fazer de sua arte médica também o seu apostolado para a conversão dos pagãos, o que, a cada dia, conseguiam mais e mais.
Isso despertou a ira do imperador Diocleciano, implacável perseguidor do povo cristão. Na Ásia Menor, o governador deu ordens imediatas para que os dois médicos cristãos fossem presos, acusados de feitiçaria e de usarem meios diabólicos em suas curas.
Mandou que fossem barbaramente torturados por negarem-se a aceitar os deuses pagãos. Em seguida, foram decapitados. O ano não pode ser confirmado, mas com certeza foi no século IV. Os fatos ocorreram em Ciro, cidade vizinha a Antioquia, Síria, onde foram sepultados. Mais tarde, seus corpos foram trasladados para uma igreja dedicada a eles.
Quando o imperador Justiniano, por volta do ano 530, ficou gravemente enfermo, deu ordens para que se construísse, em Constantinopla, uma grandiosa igreja em honra dos seus protetores. Mas a fama dos dois correu rápida no Ocidente também, a partir de Roma, com a basílica dedicada a eles, construída, a pedido do papa Félix IV, entre 526 e 530. Tal solenidade ocorreu num dia 26 de setembro; assim, passaram a ser festejados nesta data.
Os nomes de são Cosme e são Damião, entretanto, são pronunciados infinitas vezes, todos os dias, no mundo inteiro, porque, a partir do século VI, eles foram incluídos no cânone da missa, fechando o elenco dos mártires citados. Os santos Cosme e Damião são venerados como padroeiros dos médicos, dos farmacêuticos e das faculdades de medicina.)
FONTE: Paulinas em 2014


Santos Cosme e Damião

São Cosme e São Damião sofreram martírio em Ciro ( na Síria ), provavelmente durante a perseguição de Diocleciano, nos inícios do século IV. A data de 27 de Setembro corresponde provavelmente à dedicação da basílica que o papa Félix IV mandou construir em honra deles no Foro Romano; e é ainda meta mais de turistas que de devotos, pelo esplêndido mosaico que lhe decora a abside. Sabemos que os dois irmãos curavam "todas as enfermidades, não só das pessoas, mas também dos animais, fazendo tudo gratuitamente. Em grego são chamados de "anargiros", isto é, sem dinheiro.
Os dois irmãos foram colocados no paredão para que quatro soldados os atravessassem com setas, mas "os dardos voltavam para trás e feriam a muitos, porém os santos nada sofriam ". Foram obrigados a recorrer à espada para a decapitação, honra reservada so aos cidadãos romanos e somente assim os dois mártires, juntamente com outros três irmãos, puderam prestar seu testemunho a Cristo.
Seus restos mortais, segundo consta, encontram-se em Ciro na Síria, repousando numa basílica a eles consagrada. Da Síria o seu culto alcançou Roma e dali se espalhou por toda a Igreja do Ocidente.
Oremos: Senhor Deus nosso amado Pai, São Cosme e São Damião que passaram a vida fazendo curas e aliviando as dores de sua gente, fazendo do seu ofício de médico um serviço ao próximo, possam ajudar-nós, para que possamos merecer um pouco deste exemplo de amor por Ti Senhor em nosso irmão. São Cosme e São Damião, rogai por nós. Amém.
FONTE: Catolicanet em 2014

São Cosme e São Damião, Mártires

Estes dois Santos foram, junto com São Lucas, os patronos dos médicos católicos. No oriente os chamam "os não cobradores", porque exerciam a medicina sem cobrar nada aos pacientes pobres. O único que lhes pediam era que lhes permitissem lhes falar por uns minutos a respeito do Jesus Cristo e de seu Evangelho.
Lisias, o governador de Cilícia, desgostou-se muito porque estes dois irmãos propagavam efetivamente o cristianismo. Tratou inutilmente de que deixassem de pregar, e como não o conseguiu, mandou atirá-los ao mar. Mas uma onda gigantesca os tirou sãs e salvos à borda. Então os mandou queimar vivos, mas as chamas não os tocaram, e em troca queimaram aos verdugos pagãos que os queriam atormentar. Então o mandatário pagão mandou que lhes cortassem a cabeça. Finalmente, derramaram seu sangue por proclamar o amor ao Divino Salvador.
Junto à tumba dos dois irmãos gêmeos, começaram a obrar-se milagrosas curas. O imperador Justiniano de Constantinopla, padecendo de uma grave enfermidade, encomendou-se a estes dois Santos mártires e foi curado inexplicavelmente.
http://www.acidigital.com/santos/santo.php?n=92





Comemoração  litúrgica26 de setembro.

Também nesta data: São Cipriano e Santa Justina, Santo Elzeário de Sabran.

Os SANTOS Cosme e Damião eram irmãos, descendentes de nobre família da Arábia. A mãe, teodata, deu aos filhos uma educação muito boa, e fez com que os belos talentos se lhes pudessem desenvolver sob a direção de sábios mestres. Fazendo os estudos na Síria, especializaram-se em medicina.
Pelo preparo científico e não menos pela pureza de costumes, mereceram a estima e admiração de todos, até dos próprios pagãos. AproveiTando-se desta última circunstância, de preferência procuraram exercer a profissão de médico entre as famílias pagãs, para deste modo terem ocasião de ganhá-las para o Catolicismo. Deus abençoou-os de tal maneira, que não parecia haver doença que resistisse à sua medicação.  Era visível esta proteção sobrenatural.
A admiração e o pasmo dos pagãos, crescia ainda mais vendo que os médicos cristâos não aceitavam a mínima gratificação. Eram outras riquezas que os atraíam. A conversão das almas, que viviam nas trevas do paganismo, era obejto principal de toda sua atividade. Realmente conseguiram deitar a semente da doutrina cristã em muitos corações, e numerosas foram as conversões de pagãos ao cristianismo.
Assim viveram alguns anos, como médicos missionários em Egra, na Cilícia. Essa atividade havia de chamar a atenção das autoridades, como de fato chamou. Tendo recebido ordens do governo imperial de Dioclesiano com referência à religião cristã e seus adeptos, uma das primeiras medidas corcitivas do governador Lísias, quando apareceu em Egra,  foi ordenar a prisão dos dois médicos, que lhe foram indicados como inimigos acérrimos das divindades pagãs.
Citados perante o tribunal de Lísias, este os interpelou sobre sua pátria e profissão. Deram as informaçõews exigidas, declarando que eram naturais da Arábia, e exerciam gratuitamente a ciência médica.  Protestaram contra a denúncia de se entregarem às práticas da feitiçaria. 
_ Curamos doenças - disseram ao governador - mais em nome de Jesus Cristo, do que pelo valor da nossa ciência.
Lísias bradou:
_ É preciso que adoreis aos deuses, sob pena de cruel tortura!
_ Teus deuses nenhum poder têm; adoramos o Criador do céu e da terra.
Para fazê-los mudar de convicção, Lísias mandou aplicar-lhes tormentos bárbaros. Vendo, porém, que eram inúteis esses processos, deu ordem para que fossem decapitados.  Cosme e Damião morreram mártires em 303.   Os corpos foram transportados para Cira, na Síria, e depositados numa igreja que lhes recebeu o nome.  O mesmo imperador, Justiniano I,  vendo_se favorecido em grave doença, construiu em Constantinopla uma igreja em honra destes padroeiros.  Parte das relíquias chegaram no século VI a Roma e a Munique (Baviera), onde repousam no altar mor da igreja de São Miguel. Deus glorificou com juitos milagres o nome de seus dois servos.
Os Santos Cosme e Damião são venerados como padroeiros dos médicos, dos farmacêuticos e da Faculdade de Medicina.
REFLEXÕES
A riqueza em si não constitui nenhum impedimento para a santidade, como mostra a vida dos Santos Corme e Damião. A riqueza bem empregada, para mitigar o sofrimento do pobre, para suavizar a trIste sorte do necessitado, atrai a bênção de Deus. O mau rico, que fecha o coração e a bolsa aos pobres, às pobres viívas e órfãos, e abusa da riqueza para mais livre e desembaraçadamente se entregar aos caprichos, vícios e pecados, corre grande perigo de se perder eternamente. O exemplo dos santos Cosme e Damião confundirá os ricos no dia do Juízo FInal. Se bem que tarde, compreenderão que é um Grande engano pensar, como pensaram, que a piedade, a prática da virtude é só para o pobre, para o homem do povo, para o sacerdote, a freira e o eremita.
*  *  *  *  *  *  *  *  *
Referências:  - Na luz Perpétua,  5ª.  ed., Pe. João Batista Lehmann, Editora Lar Católico - Juiz de Fora - Minas  Gerais,  1959.
FONTE: Página Oriente em 2014
São Cosme e Damião


NascimentoCerca do ano 280 da Era Cristã
Local nascimentoEge, na Silícia
OrdemLeigos consagrados
Local vidaÁsia Menor
EspiritualidadeCosme e Damião, eram dois irmãos gêmeos. Moraram no Oriente, e desde jovens eram ótimos médicos. Após convertidos passaram a missionários também, unindo a ciência à confiança no poder da oração e desta forma levavam a muitos a saúde do corpo e da alma. Viveram na Ásia Menor, até que diante da perseguição de Diocleciano em 300 da era cristã, foram presos, pois eram considerados inimigos dos deuses, acusados de usarem feitiçaria e meios diabólicos para curar. Tendo em vista tal acusação da sempre e mesma resposta "Nós curamos as doenças em nome de Jesus Cristo e pelo Seu poder" Diante da insistência quanto a adoração aos deuses responderam: "Teus deuses não tem poder algum, nós adoramos o criador do céu e da terra" Não apostataram da fé e foram decapitados em 303,considerados os "santos gêmeos" e padroeiros dos farmacêuticos, médicos e das faculdades de medicina. Os Papas Símaco e Félix IV, início do século VI lhes dedicaram uma capela e basílica.
Local morteÁsia Menor
MorteNo ano 303
Fonte informaçãoSanto Nosso de cada dia, rogai por nós
OraçãoDeus, nosso Pai, São Cosme e São Damião passaram no mundo fazendo o bem, curando as doenças e aliviando os sofrimentos de sua gente, dando confiança e esperança aos corações atribulados. Fazei que eu também sirva meus semelhantes de modo desinteressado, buscando sempre o seu bem e a sua felicidade. Fazei também, ó Senhor, que os médicos coloquem a vida e a dignidade humana acima do lucro e do comércio. Amém. São Cosme e São Damião, rogai por nós.
DevoçãoAos doentes e necessitados, tanto espiritual quanto corporalmente
PadroeiroMédicos, farmacêuticos e estudantes de medicina
Outros Santos do diaOutros santos do dia: Amâncio; Calístratro, Carlos Garnier, Cristovão; Eusébio (papa); Garcia (ab); Jánuario, João, Senador.
FONTE: ASJ EM 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário