sábado, 16 de setembro de 2017

HOMÍLIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) - Lc 6,43-49 - 16/09/2017


Que nosso coração produza frutos de qualidade

Se cuidarmos bem da nossa árvore, frutos maravilhosos darão no nosso coração e na nossa vida

“Não existe árvore boa que dê frutos ruins, nem árvore ruim que dê frutos bons. Toda árvore é reconhecida pelos seus frutos. Não se colhem figos de espinheiros, nem uvas de plantas espinhosas” (Lucas 6,43-44).

Para falar dos frutos, é preciso, primeiro, reconhecer a árvore, porque é a reconhecendo que nós podemos saber ou esperar quais frutos virão dela. Por isso, acima de tudo, precisamos cuidar dessa árvore que somos nós. Se nossa árvore for de qualidade, se for cuidada e cultivada, podemos ter a certeza de que ela dará bons frutos, e estes serão de qualidade.
Não deixemos nossa árvore estragar, pois, se assim acontecer, os frutos que brotarão de nós não serão os melhores. No entanto, se cuidarmos bem dessa árvore, frutos maravilhosos darão no nosso coração e na nossa vida.
Muitas vezes, geramos frutos estragados, geramos amargura, ressentimento e mágoa. Geramos, dentro de nós, o pior, o ressentimento, o ódio, as palavras duras e pesadas. O fruto não é o problema, mas sim a árvore que gerou esse fruto. Deixamos sair de nós as coisas azedas e estragadas, cuidemos dessa árvore, porque, para ela ser boa, tem de ser adubada, cultivada e lapidada. Quando ela dá um ramo estragado, temos de cortá-la para que dê um ramo melhor.
Não tenhamos medo de cuidar de cada um de nós, cuidar das nossas atitudes e, acima de tudo, cuidar do nosso coração, porque é ele quem gera as atitudes. Precisamos cuidar dos sentimentos que nascem dentro de nós e não permitir que cresçam aqueles sentimentos ruins, as más inclinações, os desejos tenebrosos e maldosos.
Aquilo que concebemos dentro de nós é o que permanece, mas ninguém está vendo. No coração, entretanto, tudo está guardado, e, a qualquer momento, aquilo vai gerar coisas ruins para nós e para os que estão próximos de nós.
Para que continuemos produzindo os melhores e mais saborosos frutos, cuidemos para que essa árvore seja boa e de melhor qualidade.
Deus abençoe você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário