quinta-feira, 31 de agosto de 2017

HOMÍLIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) - Mt 24,42-51 - 31/08/2017


O nosso encontro com Jesus precisa ser agora

Jesus vem ao nosso encontro hoje. Precisamos esperá-Lo, ainda que tenhamos de viver mil anos

“Por isso, também vós ficai preparados! Porque na hora em que menos pensais, o Filho do Homem virá” (Mateus 24,44).


Deus não nos quer vivendo a cultura do improviso, de viver a vida de qualquer jeito, ir remediando, improvisando, postergando e deixando sempre as coisas para depois, inclusive com a nossa conversão, com a nossa própria mudança de atitude, a nossa tomada de postura. Há uma tentação terrível de achar que vamos nos converter na última hora, que Deus virá e a misericórdia d’Ele tudo apagará.
O nosso encontro com Deus é agora, é neste momento. É agora que temos, com todo empenho da nossa alma e do nosso coração, de nos esforçar para sermos melhores.
Se temos injustiças na vida a serem reparadas, não podemos repará-las amanhã, tem de ser hoje! Se temos coisas para serem corrigidas, precisamos corrigi-las hoje, não amanhã. Se temos coisas para serem mudadas, o empenho para mudar precisa ser hoje, não amanhã.
Muita coisa ou boa parte das coisas que deixamos para amanhã não chegam. O que temos de passado, de coisas que acumulamos erradas em nossa vida! São processos passados que nós sempre deixamos para depois.
Se precisamos amar ou perdoar alguém, temos de decidir isso hoje. Ainda que seja um processo a ser vivido com mais tempo, a decisão precisa ser tomada já. O que deixamos para depois vira lixo, vira coisa amontoada, que se estraga e se corrompe dentro de nós.
A espiritualidade da vigilância é a do cuidado da vida, de alguém que olha para ela a partir do aqui e do agora. É a necessidade que temos não de sermos apressados ou de fazermos as coisas de qualquer jeito, mas não podemos ser aqueles que deixam simplesmente a vida os levar e vão sendo levados pela vida, não assumem as rédeas e a postura de cuidar de si próprios.
Jesus vem ao nosso encontro e nós precisamos esperá-Lo, ainda que tenhamos de viver mil anos. Vivamos a nossa vida como se, hoje, fôssemos ao encontro d’Ele. É assim que vive um homem prudente, é assim que nossa vida se transforma, porque não deixamos para depois o que o Senhor está nos chamando a fazer agora.
Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova


Nenhum comentário:

Postar um comentário