sábado, 27 de maio de 2017

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 26/05/2017

Ano A


Jo 16,20-23a

Comentário do Evangelho

A irrupção da vida transfigura o sofrimento e dá a alegria, que ninguém pode tirar.

A tristeza do discípulo ocupa um bom espaço no longo discurso de despedida de Jesus. Tristeza causada pela paixão e morte de Jesus, mas também pela perseguição da qual a Igreja de fiéis do primeiro século é vítima. A tristeza que abate e imobiliza não é de Deus. A tristeza que provém de indignação, ao contrário, vem de Deus, pois ela move o coração do ser humano a ser solidário com os que sofrem. A alegria, dom do Ressuscitado, é a que deve fortalecer os discípulos em meio às perseguições e ameaças.
O sofrimento dos discípulos é comparado à mulher que dá à luz (cf. v. 21). A vida para vir à luz passa pelo sofrimento. A irrupção da vida transfigura o sofrimento, enxuga as lágrimas e dá a alegria, que ninguém, nem mesmo o sofrimento causado pela fidelidade a Deus, pode tirar (cf. v. 22).
Para quem vive segundo o Espírito de Deus, é possível manter a alegria e a paz no sofrimento e na perseguição. Isto é um dos efeitos da Ressurreição de Cristo em nossa vida.
Carlos Alberto Contieri, sj
Oração
Pai, não permitas que jamais a tristeza e o pranto tomem conta do meu coração. E que a fé na Ressurreição seja, para mim, motivo de perene alegria.
Fonte: Paulinas em 10/05/2013

Vivendo a Palavra

Para pedir ao Pai alguma coisa em nome de Jesus, é preciso ter consciência de que esta seria, realmente, a vontade do Cristo. E o desejo do Mestre, mostrado em sua existência nesta terra é o bem de todos, a cura, a libertação, a fraternidade, a Boa Notícia do Reino anunciada aos pobres. Com tal certeza, invoquemos o Nome de Jesus!
Fonte: Arquidiocese BH em 10/05/2013

VIVENDO A PALAVRA

No caminho para o nascimento de um mundo melhor, sinal do Reino de Deus que devemos construir nesta terra, haverá gemidos e lamentos. Mas a descoberta da Presença do Pai em nós – pois o Reino está dentro de nós! – nos alegrará, com aquela alegria completa que Jesus prometeu. Façamos esta experiência maravilhosa!

Reflexão

Nós hoje sentimos uma série de tristezas, que são causadas por causa dos acontecimentos do nosso tempo que se constituem em negação dos valores do Reino de Deus e que, além de trazer muito sofrimento para a humanidade, principalmente para os mais pobres e desvalidos, exigem de nós um testemunho corajoso de Jesus e do seu Evangelho, o que nem sempre é fácil porque na verdade somos fracos na fé. Mas devemos nos consolar e encontrar forças para esse testemunho a partir da promessa que nos é feita por Jesus no Evangelho de hoje, pois veremos Jesus e isso nos encherá de uma alegria que não nos pode ser tirada e nos levará ao pleno conhecimento da verdade.
Fonte: CNBB em 10/05/2013

Meditando o evangelho

UMA FELIZ COMPARAÇÃO

A situação de uma mulher em trabalho de parto serviu para ilustrar a situação dos discípulos às voltas com o mistério pascal. Esta imagem, simples de ser entendida, devia levá-los a intuir o sentido das palavras enigmáticas de Jesus. Era mister compreender devidamente as exortações do Mestre, para evitar futuras decepções.
Todo o processo do parto transcorre em meio a dores e sofrimentos. Hoje, a medicina procura aliviar, ao máximo, esses sofrimentos, realizando partos indolores. Isto não significa negar que o parto seja, por si, doloroso. O grau de suportação da mãe torna-se quase infinito, quando ela pensa no desfecho do seu sofrimento: a vinda de um ser humano ao mundo. A expectativa do filho, que está para nascer, leva-a a relativizar sua dor.
Os discípulos passariam por uma experiência parecida com essa. O mistério pascal teria seu componente necessário de sofrimento e de tristeza. Não seria possível prescindir deles, nem abrandá-los. Uma dor cruel esperava-os, ao contemplar o próprio Mestre pendendo de uma cruz. Entretanto, algo de sumamente importante aconteceria no final de tudo isto: o Pai haveria de restituir-lhe a vida. Para os discípulos, a esperança da ressurreição não lhes suavizou a dor de ver o amigo crucificado, mas devolveu-lhes a alegria, e uma alegria tal, que dela ninguém jamais poderá privá-los.
(O comentário do Evangelho é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado neste Portal a cada mês)
Oração
Espírito de felicidade, que a certeza da ressurreição me ajude a suportar as dores e os sofrimentos, sem desfalecer.

COMENTÁRIOS DO EVANGELHO

1. VAI PASSAR...
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Diácono José da Cruz - Diácono da Paróquia Nossa Senhora Consolata – Votorantim – SP)

"Seus filhos erravam cegos pelo continente,
levavam pedras feito penitentes
Erguendo estranhas catedrais
E um dia, afinal, tinham o direito a uma alegria fugaz
Meu Deus, vem olhar, vem ver de perto uma cidade a cantar
A evolução da liberdade até o dia clarear...".

Grandes poetas como o nosso Chico Buarque de Holanda, sempre cantaram a esperança nos momentos difíceis e turbulentos da nossa história. Nesse evangelho de João os discípulos estão ás vésperas da tragédia que irá se abater sobre eles e Jesus os consola, afirmando poeticamente e teologicamente que "Toda aquela tristeza vai passar...”.
"Haveis de estar tristes, mas toda a vossa tristeza há de se transformar em alegria..." A paixão e a morte de Jesus são necessárias, mas não se trata de uma dor do desespero, mas de uma dor toda feita de esperança exatamente como a dor do parto que depois se transforma em risos de alegria.
De fato, os discípulos de Jesus passaram por um período tenebroso, da sua Ascensão ao Céu até o dia em que o Espírito os confirmou como Igreja dando-lhes a certeza esperança de que Jesus estava vivo e continuava a caminhar com eles.
Dia desses um irmão da comunidade desabafou de um jeito triste que há muitas coisas erradas na nossa Igreja e que ele tem medo de pensar no que tudo isso vai dar, pois as vezes a Igreja parece tomar decisões contrárias ao evangelho e aos ensinamentos de Jesus, quando não se abre, para sair de si mesma e ir ao encontro das pessoas para fazer o anúncio querigmático, uma igreja que muitas vezes parece estar tão longe dos que sofrem, dos que são injustiçados, dos marginalizados e excluídos...
Exatamente aí, onde tudo parece estar errado, o Espírito de Jesus está agindo, e o coração do autêntico discípulo consegue perceber a sua presença e se enche de alegria. Aos discípulos Jesus falava dos novos tempos que estavam por vir, com a expansão do cristianismo no mundo inteiro, muito além de Jerusalém, onde estava a Igreja Mãe.
Para nós esse evangelho também nos encoraja, a superarmos todas as dificuldades, momentos cruciais marcados por angústias e incertezas, divisões e outras amarguras no meio do povo de Deus, contudo, como a cantiga do poeta, essa Palavra nos consola o coração ferido: TUDO VAI PASSAR... A VOSSA ANGÚSTIA E TRISTEZA SE TRANSFORMARÁ EM ALEGRIA...

2. A vossa tristeza se transformará em alegria
(O comentário do Evangelho abaixo é feito por Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2017’, Paulinas e disponibilizado no Portal Paulinas - http://comeceodiafeliz.com.br/evangelho)

O mundo continua a se contrapor à Igreja nascente e Jesus continua falando de lamentações e lágrimas. A comparação com a parturiente lembra a Mulher do Apocalipse. Prestes a dar à luz, o dragão a espreita para devorar-lhe o Filho. É a Igreja nascente que começa a dar à luz muitos filhos sob a mira do dragão. As perseguições marcaram fortemente os primeiros dias dos cristãos, daí a tristeza. Ao ouvir “eu vos verei novamente”, pensamos em Jesus que volta no Espírito Santo, e ao ouvir “Naquele dia, não me perguntareis mais nada”, pensamos no Dia de Cristo, o dia final do julgamento do universo. Depois dele, não haverá mais nada a perguntar.
A teologia espiritual do Quarto Evangelho nos encaminha para estar onde Jesus está. Estar com o Cristo histórico nos ambientes por ele frequentados e com o Cristo Ressuscitado, aqui e agora, numa única realidade de vida. Já estamos com Cristo e nele permanecemos, assim como estaremos e nele permaneceremos no mundo que há de vir. Na Eucaristia estamos sentados à mesa do banquete do Cordeiro e o vemos na fé. Continuaremos no mesmo banquete e o veremos face a face, quando ele vier em sua glória. Nosso coração se alegra e ninguém pode nos tirar a alegria de estar em Cristo.
Fonte: NPD Brasil

HOMÍLIA DIÁRIA

Deus tem compaixão dos nossos sofrimentos

Postado por: homilia
maio 10th, 2013

“Em verdade em verdade, vos digo: Vós chorareis e vos lamentareis, mas o mundo se alegrará; vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se transformará em alegria” (Jo 16,20).
Veja que Jesus está insistindo conosco, naquela mesma coisa que falou ontem aos nossos corações, insistindo que nós vamos chorar, vamos nos lamentar.
Talvez, Ele esteja referindo-se à mãe que chora pelo filho ausente, pelo filho que dá trabalho; ou seja a esposa que chora pela dificuldade com o marido, com seu casamento; a você que lamenta alguma perda em sua vida. Pode ser que o Senhor se refira à situação no seu trabalho, a qual não está fácil, ou por alguma situação na sua paróquia, na sua comunidade. Enfim, meus irmãos, nós passamos por muitas situações na vida pelas quais precisamos chorar e lamentar-se.
Quero dizer a você que chorar e lamentar-se não é nenhum problema, é até uma graça, pois é um momento de conclusão interior que nós vivemos. O que precisamos, na verdade, é chorar e lamentar-se em Deus. Aquele que chora e se lamenta em Deus, transforma seus lamentos e tristezas em alegria. Porém, aquele que não chora e manifesta seus sentimentos vive uma profunda angústia, um choro que se transforma até em desespero. A vida perde o sentido, o sabor.
Não dá para ser cristão sem viver situações de sofrimento ou de choro, pois o que nos faz sofrer e chorar é a oposição que o mundo faz à vontade de Deus. Você se lembra de Jesus no Horto nas Oliveiras? Lembra-se do quanto suou lágrimas, sangue, e o quanto suas lágrimas se transformaram em sangue?
Deus tem compaixão dos nossos sofrimentos. Se soubermos sofrer em Deus, nossa dor há de transformar-se em alegria.
Deus o abençoe!
Padre Roger Araújo – Comunidade Canção Nova
Fonte: Canção Nova

Oração Final
Pai Santo, sabemos que a porta é estreita e a estrada é áspera, mas sabemos também que a alegria da descoberta será completa. Dá-nos discernimento, força e perseverança para nossa caminhada, nós pedimos pelo Cristo Jesus, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário