sábado, 27 de maio de 2017

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 27/05/2017

Ano A


Jo 16,23b-28

Comentário do Evangelho

As palavras de Jesus revelam o Pai.

É como discípulo de Jesus que se deve pedir ao Pai. É este o significado do v. 23: “... se pedirdes ao Pai alguma coisa em meu nome, ele vos dará”.
A luz da ressurreição inaugura o tempo da “palavra aberta”, isto é, o tempo em que as palavras de Jesus adquirem sentido e compreensão, e revelam o Pai (cf. v. 25).
No tempo de sua vida terrestre, para muitos suas palavras eram enigmáticas. Com sua ressurreição, suas palavras ganham luz e ganham transparência.
A palavra clara, sem figuras (cf. vv. 25), é esta: “Eu saí do Pai e vim ao mundo. De novo, deixo o mundo e vou para o Pai” (v. 28).
Carlos Alberto Contieri,sj
Oração
Pai, dá-me um coração que saiba reconhecer e agradecer tudo quanto teu Filho fez para salvar a humanidade pecadora. E que seja ele o meu eterno intercessor junto de ti.
Fonte: Paulinas em 11/05/2013

Vivendo a Palavra

Sentimos no ar o tom de despedida de Jesus. Uma despedida diferente: Ele parte, mas promete que ficará conosco até o fim dos tempos. Concretizou sua promessa, enviando o Espírito Santo, presença eterna na vida da Igreja. Um dom inefável que deveríamos agradecer sempre e anunciar aos irmãos do Caminho.
Fonte: Arquidiocese BH em 11/05/2013

Vivendo a Palavra

O Mestre volta a falar em ‘alegria completa’. É este o seu desejo para cada um de nós, seus discípulos. A vida não nos isenta dos inevitáveis obstáculos – dores, solidão, incompreensões e até morte – mas Jesus nos ensina a nos fazermos um com cada um deles e, penetrando nesses inevitáveis obstáculos, irmos além deles, onde encontraremos a alegria de Sua companhia.

Reflexão

Jesus está prestes a cumprir plenamente a missão que lhe foi confiada pelo Pai. Ele é o verdadeiro missionário, que nos foi enviado pelo próprio Pai para realizar o grande mistério da nossa salvação. Agora que ele cumpriu a sua missão, ele volta para o Pai. Ele é para nós o grande modelo de missionário, pois também nós fomos enviados pelo Pai para participarmos da missão da Igreja, e devemos cumprir plenamente esta missão que nos foi confiada a fim de que, como o próprio Cristo, possamos, um dia, ir para um encontro definitivo com o Pai.
Fonte: CNBB em 11/05/2013

Meditando o evangelho

JESUS, NOSSO INTERCESSOR

Toda a vida de Jesus esteve centrada no Pai. donde provinha o sentido de sua existência. Ele é de procedência divina. Foi enviado ao mundo para ser sinal do amor do Pai pela humanidade. Cada ação de Jesus é expressão da benevolência divina. Somente os pobres e humildes tiveram sensibilidade para perceber que Deus os amava em Jesus.
Entretanto, o Filho enviado estava destinado a voltar para junto do Pai. Este é a origem e devia igualmente ser a meta de Jesus.
Junto do Pai, o serviço de Jesus em favor da humanidade tomaria uma nova conotação. Ele aí desempenharia a função de intercessor. E a intercessão mediada por Jesus seria indubitavelmente atendida pelo Pai, uma vez que este ama o Filho e a cada ser humano. Os discípulos, estando a serviço do projeto do Pai, serão sempre atendidos, de forma a levar a cumprimento a obra iniciada pelo Filho. E, ao serem atendidos, os discípulos se transformam em veículos do amor do Pai pela humanidade.
A função intercessora de Jesus, em suma, visa continuar sua obra na história humana. Os pedidos apresentados ao Pai destinam-se a aperfeiçoar o amor no coração do discípulos, que serão, assim, ressonância histórica do amor de Deus.
(O comentário do Evangelho é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado neste Portal a cada mês)
Oração
Senhor Jesus, intercede por mim, para que eu cresça sempre mais no amor e seja, para todos, sinal do amor do Pai.

COMENTÁRIOS DO EVANGELHO

1. Rezar em nome de Jesus...
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Diácono José da Cruz - Diácono da Paróquia Nossa Senhora Consolata – Votorantim – SP)

Muitas vezes em nossas relações sociais, somos recomendados á uma pessoa importante por um amigo "Pode falar com ele em meu nome...". E somos tratados bem, e até com certa intimidade pela pessoa importante, em consideração ao amigo que nos recomendou.
A mesma coisa acontece na nossa relação para com Deus, sem vê-lo e sem ouvi-lo diretamente, o homem o conheceu através de Jesus Cristo, e Deus que era alguém tão longe, tornou-se nosso íntimo amigo e companheiro de caminhada, pois Jesus resgatou aquela comunhão de vida entre Deus e o primeiro casal Adão e Eva, com quem andava ao entardecer pelo paraíso, conversando como velhos amigos.
Em nossas orações á Deus, é preciso pedir em nome de Jesus. É claro que nesse caso, não fomos apenas recomendados, mas fomos salvos e libertos. Jesus nos credenciou de novo a entrarmos em comunhão com o Pai. A oração só pode ser em seu nome, porque o Ser humano, só com os seus recursos, jamais iria conseguir se reaproximar de Deus. E quando falamos ao Pai em nome de Jesus, o Pai imediatamente nos reconhece, porque quem conheceu Jesus e o experimentou em sua via, conheceu o Pai e o experimentou.
Ainda tomando o exemplo com que iniciamos a reflexão, muitas vezes a pessoa importante até nos atende por causa do nosso amigo, mas não vai além disso, faz-nos o favor pedido e depois saímos de sua presença, muitas vezes essa pessoa importante vai comentar com alguém "Só o atendi porque Fulano recomendou…". Não é o caso aqui do nosso evangelho, onde quando falamos com Deus em nome de Jesus, o Pai nos acolhe com imenso amor, nos cerca de toda sua ternura e bondade, e nos acolhe como seus por causa do seu Filho.
Enfim, Deus não é aquele que simplesmente "engole o sapo", em consideração ao Filho, mas é aquele que nos chama de Filho amado e nos abre a sua Vida para entrarmos em comunhão para sempre. A razão é muito simples: ao lado do Pai está Aquele que tornou-se Sumo Sacerdote e nosso Intercessor para Sempre. Ao acolher nossas orações, em nome de Jesus, o Pai olha com carinho e amor para o Filho ao seu lado e este, com um leve sorriso assente com um aceno...

2. Eu saí do Pai e vim ao mundo
(O comentário do Evangelho abaixo é feito por Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2017’, Paulinas e disponibilizado no Portal Paulinas - http://comeceodiafeliz.com.br/evangelho)

Na liturgia, Jesus se despede e sobe ao céu. “Deixo o mundo e vou para o Pai.” Antes, Jesus fala da oração feita em seu nome. A oração na Igreja é dirigida ao Pai por nosso Senhor Jesus Cristo. O fruto da oração, do constante diálogo com o Pai por Jesus Cristo, não são as coisas que pedimos, que podem acontecer ou não. O fruto é a alegria da própria oração. O Pai nos atende pelo Filho no Espírito Santo. “Pedi e recebereis para que a vossa alegria seja completa.”
A alegria é a presença do Espírito Santo. Há muitas alegrias na vida. Se prestarmos atenção, são mais numerosas do que as tristezas. Há uma, porém, que é a alegria completa. Quem a descobre, sem dúvida descobre um tesouro. Como não vivemos de ilusões e sim de esperança, esta alegria fará parte da nossa vida. Ouvindo Jesus falar do Pai, sentimos que suas palavras são carregadas de uma energia, a mesma que o levantou do túmulo na ressurreição. As palavras vibram e o Pai surge como o ponto de partida e o ponto de chegada: “Saí do Pai e vim ao mundo, deixo o mundo e vou para o Pai”. E o Pai nos ama porque amamos Jesus e acreditamos que ele saiu do Pai. Jesus insiste neste ponto: Acreditar que ele saiu do Pai.

Fonte: NPD Brasil

HOMÍLIA DIÁRIA

O nome de Jesus tem poder
Postado por: homilia
maio 11th, 2013

“Em verdade, em verdade vos digo: se pedirdes ao Pai alguma coisa em meu nome, Ele vo-lo dará. Até agora nada pediste em meu nome, porque pedis e recebereis para que a vossa alegria seja plena, para que seja completa”.
Quando nos dirigimos ao Pai, temos um nome para levarmos à Sua presença: o Santíssimo Nome de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
O nome de Jesus tem poder, é o mais santo, o mais digno de louvor, honra e adoração. A vida que levamos na Terra precisa ser em nome de Nosso Senhor Jesus Cristo, pois Seu nome cura, salva, restaura e transforma.
Quando colocamos a nossa confiança em Deus, quando invocamos Seu santo nome poderoso, o socorro vem em nosso auxílio. Tudo aquilo que precisamos do Pai nós dirigimos a Ele, invocando o poderoso nome de Jesus.
As pessoas que tem devoções particulares a Santa Terezinha, a Santa Faustina ou a qualquer outro santo, também a nossa bem-aventurada sempre Virgem Maria, Mãe de Deus e nossa, nós não podemos nos esquecer de que eles são mediadores. No entanto, quem, de fato, nos alcança todas as graças, no coração do Pai, é Jesus. Seu santo nome é poderoso.
Invoco agora, sobre você, sobre sua casa, sua família, que a graça poderosa do nome de Jesus seja, hoje, ponto de restauração e salvação para você.
Deus o abençoe!
Padre Roger Araújo – Comunidade Canção Nova
Fonte: Canção Nova em 11/05/2013

Oração Final
Pai Santo, diante das dificuldades da vida, faze-nos testemunhas da Esperança – essa certeza de que tu estás em nós e no meio de nós, dando-nos força e coragem para continuarmos o caminho do Amor que nos foi trazido por Jesus, o Cristo, teu Filho e nosso Irmão, que contigo reina na unidade do Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário