domingo, 12 de junho de 2016

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA - 12/06/2016

ANO C


Lc 7,36-8,3

Comentário do Evangelho

A identidade de Jesus, profeta

O texto do evangelho está situado na primeira parte do evangelho segundo Lucas, onde a questão é a identidade de Jesus. Especificamente, nesta parte de ele ser profeta. Jesus é convidado para um jantar na casa de um fariseu de nome Simão. Uma pecadora da cidade entra na casa e lava os pés de Jesus com as suas lágrimas, enxuga-os com seus cabelos e os unge com perfume (vv. 37-38). Aqui em nosso texto, esta sua identidade de profeta é posta em questão pelos fariseus: “Se este homem fosse profeta, saberia quem é a mulher que está tocando nele: é uma pecadora!” (v. 39). O que significam os gestos da mulher? Quem perdoa os pecados, Jesus ou Deus?
Nos vv. 41-42, Jesus, para responder à objeção do fariseu, conta uma parábola que não se aplica adequadamente ao contexto imediato. A parábola visa ressaltar a gratuidade do credor – é ele quem perdoa, não importa qual seja a dívida. No v. 47, lemos: “Teus pecados estão perdoados”. O passivo divino empregado indica que é Deus quem perdoa, e Jesus é quem anuncia este perdão. Deus perdoou a mulher por sua fé em Jesus. Os gestos da mulher não são simplesmente um sinal de arrependimento, mas profunda fé naquele para quem ela oferece tais gestos. Ela crê em Jesus, o médico, que chama os pecadores à conversão (cf. 5,31-32). Isto não significa que o perdão é devido à fé, mas que a fé é necessária para acolher o dom do perdão. A fé purifica. A resposta à gratuidade do perdão recebido será o amor por Jesus, expresso no seguimento e na ajuda dada a Jesus e seus discípulos (cf. 8,1-3).
Carlos Alberto Contieri, sj
Oração
Espírito de hospitalidade, abre meu coração para acolher Jesus, e manifestar-lhe toda a minha gratidão pelo amor que ele tem por mim.
FONTE: Paulinas em 16/06/2013

Vivendo a Palavra

Jesus diante do fariseu: o perdão e a justiça contábil; o amor fraterno e a letra da Lei. Numa revisão honesta de nossa vida, de que lado nós temos nos colocado através de nossas atitudes diante dos companheiros de viagem por este planeta encantado? Somos capazes de perdoar, de cuidar desinteressadamente, de escutar o irmão?
FONTE: Arquidiocese BH em 16/06/2013

Vivendo a Palavra

O ambiente na casa do fariseu era de desconfiança. O anfitrião vigiava o comportamento de Jesus, para desqualificá-lo. Os convivas se escandalizavam porque o Mestre perdoava pecados... E nós: somos capazes de nos entregar sem reservas ao Cristo, dispensando-nos de julgamentos e confiando nele como as crianças que o Pai deseja em seu Reino?
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg05.php

Meditando o Evangelho

QUEM AMOU MAIS?

O contraste entre o comportamento do fariseu Simão e o da pecadora anônima ficou evidenciado na censura de Jesus. Durante um banquete em que este homem convidara o Mestre para uma refeição, fez um julgamento errado a respeito dessa mulher. Seguro de sua santidade, o fariseu olhou com desprezo para a pecadora que se pusera a lavar os pés do hóspede Jesus, com suas lágrimas, e a enxugá-los com seus cabelos, beijá-los e ungi-los com óleo perfumado.
O mau juízo de Simão atingiu também a pessoa de Jesus. Se fosse um profeta verdadeiro, saberia que se tratava de uma mulher de má-fama, e recusaria deixar-se tocar por ela. A conivência com o gesto da mulher nivelava-o com ela. Conclusão: Jesus não podia ser o Messias verdadeiro.
A reação do Mestre desmascarou o fariseu. Este, além de pensar mal da mulher e de Jesus, não se comportara como exigiam os bons costumes: não ofereceu ao hóspede água para lavar os pés, nem lhe deu o ósculo de acolhida, como sinal de hospitalidade. Essa mulher, no entanto, fizera tudo isso, com o mais profundo amor e humildade. Enfim, sempre movida por amor, a mulher fizera o papel de verdadeira anfitriã. Ela, sim, havia aberto as portas de sua casa - o coração - para acolher Jesus, e tornou-se digna de participar da salvação oferecida pelo Messias Jesus. O fariseu, porém, ficou de fora!
(O comentário do Evangelho é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado no Portal Dom Total - http://www.domtotal.com/religiao/eucaristia/liturgia_diaria.php)
Oração
Espírito de hospitalidade, abre meu coração para acolher Jesus, e manifestar-lhe toda minha gratidão pelo amor que ele tem por mim.
http://domtotal.com/religiao-meu-dia-com-deus.html?data=2016-06-12

OUÇA AGORA A HOMÍLIA DIÁRIA

Jesus acolhe todos os pecadores

Jesus não faz distinção de pessoas; ao contrário, é Aquele que sabe amar, olhar e cuidar da pessoa por mais pecadora que ela seja
“Os muitos pecados que ela cometeu estão perdoados porque ela mostrou muito amor. Aquele a quem se perdoa pouco, mostra pouco amor” (Lucas 7, 47).


Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
http://homilia.cancaonova.com/homilia/jesus-acolhe-todos-os-pecadores/

REFLEXÕES DE HOJE


12 DE JUNHO-DOMINGO
http://liturgiadiariacomentada2.blogspot.com.br/

Oração Final
Pai Santo, nós damos graças porque teu Filho Unigênito aceita nosso convite e está conosco todos os dias da nossa vida. Dá-nos, Pai amado, especial veneração pelos sagrados Mistérios da Encarnação do teu Verbo Criador e faze de nós anunciadores do teu Amor aos companheiros peregrinos desta terra abençoada que nos emprestas para cuidar, viver e partilhar.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg06.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário