segunda-feira, 4 de abril de 2016

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 04/04/2016

ANO C


Lc 1,26-38

Comentário do Evangelho

Maria, é a mulher que acolhe a Palavra e se deixa conduzir por ela.

O anúncio de Gabriel a Maria faz parte dos relatos denominados de evangelhos da infância. Está relacionado com a gravidez de Isabel. Isto porque os evangelhos da infância estão construídos num paralelismo constante entre João Batista e Jesus, com a finalidade de mostrar que Jesus é maior que João; que João é o precursor e Jesus, o Messias. O relato enfatiza a iniciativa absoluta de Deus na encarnação do seu Filho. A iniciativa de Deus conta com a colaboração de Maria, que, modelo do discípulo, é a mulher que acolhe a Palavra e se deixa conduzir por ela: “Eis aqui a serva do Senhor! Faça-se em mim segundo a tua palavra” (v. 38).
Carlos Alberto Contieri,sj
ORAÇÃO
Senhor Jesus, que eu me deixe modelar pelo exemplo de Maria, a serva humilde que se fez capaz de assumir, com total disponibilidade, o projeto de Deus.
FONTE: paulinas em 07/10/2013

Vivendo a Palavra

Maria ficou preocupada quando ouviu o anúncio do Anjo. Mas duas coisas lhe foram ditas: ‘alegre-se’ e ‘não tenha medo’. Estas são as atitudes que devemos assumir diante da misericórdia do Pai que nos oferece o Filho Unigênito para fazer a maravilhosa experiência de se tornar humano como nós. Exultemos agradecidos e sem medo.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg05.php

Reflexão

Maria recebe do anjo a noticia de que seria a mãe do Messias. Como poderia acontecer isso se ela não conhece homem? Fazendo uma relação com o Evangelho de ontem, percebemos que mulheres estéreis geraram filhos por obra divina, e filhos que atuaram decisivamente na história da salvação. Maria não podia ter filhos, mas isso era fruto de sua vontade, de sua consagração virginal. E nesta "esterilidade", Deus age. E sem a atuação de um homem, mas do próprio Espírito Santo, Maria gera no seu ventre virginal aquele que é o Senhor da história e que vai mudar radicalmente a vida das pessoas.
http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/app/user/user/UserView.php?ano=2016&mes=4&dia=4

Meditando o Evangelho

SUPERANDO O PECADO ORIGINAL

A celebração da Imaculada Conceição de Maria leva-nos reconhecer a possibilidade de superar a marca do pecado, que acompanha a história da humanidade. É possível considerar isso como uma forma de reversão da história: finalmente, alguém viu-se totalmente livre da tirania do pecado.
A experiência de Maria é melhor entendida, se a confrontamos com a de Eva. A primeira mulher, criada para a plena comunhão com Deus, deixou-se envolver pela força dos  instintos, a ponto de romper com o Criador. Maria, a mãe do Redentor, mostrou-se tão radicalmente fiel a Deus, a ponto de não ser contaminada pelo pecado. Aquela foi a "mãe de todos os viventes", que contaminara, com sua infidelidade e pecado, todas as gerações humanas. Aquela que traria em seu ventre o Salvador, ao invés, por sua fidelidade transformou-se em fonte de bênção para a humanidade que seria redimida por seu Filho. Enquanto Eva representa a humanidade que passa da graça ao pecado, Maria, pelo contrário, aponta para a humanidade que supera o pecado, e se volta totalmente para a graça de Deus.
Quando o anjo chamou Maria de "cheia de graça", estava indicando a profundidade do enraizamento da graça no coração dela. Com isto, apresentava-a como exemplo de humanidade salva por Jesus: o ser humano como saíra das mãos do Criador.
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado no Portal Dom Total - http://www.domtotal.com/religiao/eucaristia/liturgia_diaria.php)
Oração
Espírito de perfeita santidade, como Maria, plenifica com a graça de Deus o meu coração, de forma a não sobrar espaço para o egoísmo e o pecado.
http://www.domtotal.com/religiao/meudiacomdeus.php?data=2016-4-04

OUÇA AGORA A HOMÍLIA DIÁRIA

O Espírito Santo gera em nós a vida nova

A nossa natureza humana é regenerada, salva e liberta pela ação poderosa do Espírito Santo
“Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus” (Lucas 1,30).


Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.

http://homilia.cancaonova.com/homilia/o-espirito-santo-gera-em-nos-a-vida-nova/

Oração Final
Pai Santo, a compreensão do Mistério da Encarnação de tua Palavra Criadora em Jesus de Nazaré ultrapassa os limites da nossa inteligência. Dá-nos, então, Pai amado, o complemento da fé para que possamos louvar-Te e Te agradecer por tão excelso presente. Pelo Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg06.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário