segunda-feira, 4 de abril de 2016

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 05/04/2016

ANO C


Jo 3,7b-15

Comentário do Evangelho

Jesus e Nicodemos

O evangelho de hoje é a sequência do diálogo catequético-batismal entre Jesus e Nicodemos que começamos a ver no dia de ontem. Para compreender o mistério de Deus e desfrutar do seu reinado é preciso “nascer do alto”; é preciso, movido pelo Espírito que como o vento sopra onde quer, superar o que é estritamente carnal e não permitir que a relação do homem com Deus se reduza ao puramente terrestre ou seja definitivamente condicionada por ele. É preciso deixar-se mover e conduzir por Deus. Sem isso, é impossível compreender o mistério de Jesus Cristo e reconhecer que ele é o enviado do Pai. As considerações de Jesus fazem Nicodemos titubear e declarar a própria ignorância (v. 9). Sua dificuldade de compreensão pode ser atribuída ao raciocínio estreito em que o homem prisioneiro do seu próprio modo de pensar se fecha para a novidade de Deus. Somente o novo nascimento, uma vida segundo o Espírito, pode permitir ao ser humano sair do hermetismo do racionalismo e de uma prática vaidosamente rigorosa da Lei e conhecer, por uma relação pessoal e íntima com o Senhor, o mistério de Deus e receber dele a luz que faz sair da escuridão e caminhar sem tropeçar.
Carlos Alberto Contieri, sj
Oração
Pai, lança-me, cada dia, na aventura do Espírito, que me tira do comodismo e do abatimento e me faz superar meus próprios limite.
FONTE: paulinas em 29/04/2014

Vivendo a Palavra

Jesus acolhe Nicodemos e prepara cuidadosamente o seu espírito para ouvir e acolher a revelação que logo se seguiria: «O Pai amou de tal forma a humanidade que lhe enviou o Filho Único para que todo aquele que nele acreditar não morra, mas tenha a vida eterna.» Esta é a síntese da nossa fé. Por ela devemos viver e morrer!
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg05.php

Reflexão

A Vida nova, a Vida segundo o Espírito, não é algo que a pessoa humana possa conseguir por si mesma, uma vez que é algo que está muito além da sua própria natureza, portanto algo que foge às suas capacidades. A Vida nova é a vida da graça, que nos é dada pelo próprio Deus, a partir do mistério pascal de Jesus. A condição para a participação nessa Vida em Cristo é a fé; todos os que acreditam que Jesus, crucificado, morto e ressuscitado, é o Filho de Deus, a segunda Pessoa da Santíssima Trindade que se fez homem para ser o Emanuel, o Deus conosco, recebem dele o dom da Vida em plenitude, o dom da vida eterna.
http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/app/user/user/UserView.php?ano=2016&mes=4&dia=5

OUÇA AGORA A HOMÍLIA DIÁRIA

Vivamos a caridade entre nós

Precisamos, nos dias de hoje, testemunhar a presença de Deus no meio de nós pela comunhão solidária, comunhão na caridade
“Com grandes sinais de poder, os apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus”(At 4, 33).


Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.

http://homilia.cancaonova.com/homilia/vivamos-a-caridade-entre-nos/

Oração Final
Pai Santo, concede-nos o dom da gratidão. Que nos mantenhamos encantados e prontos para anunciar aos irmãos com alegria os Mistérios Sagrados do Amor que nos dedicas, especialmente a encarnação da tua Palavra Criadora em Jesus de Nazaré, nosso Irmão, que vive e reina contigo, na unidade do Espírito Santo.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg06.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário