sexta-feira, 4 de março de 2016

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 04/03/2016

ANO C


Mc 12,28b-34

Comentário do Evangelho

Uma profunda e verdadeira conversão

Saber que devemos amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos nos aproxima do Reino de Deus. Praticar esses dois mandamentos nos coloca dentro do Reino de Deus. Assim disse Moisés ao povo na porta da Terra Prometida: Ouça, ó Israel, o Senhor é nosso Deus, o Senhor é Um! Portanto, você amará ao Senhor seu Deus com todo o seu coração, com toda a sua alma e com toda a sua força. Que estas palavras que hoje lhe ordeno estejam em seu coração! Você as inculcará aos seus filhos, e delas falará sentado em sua casa e andando em seu caminho, deitado e de pé. Você as atarás também à sua mão como um sinal, e serão como um frontal entre os seus olhos; você as escreverá nos umbrais da sua casa, e nas suas portas. Assim fazem ainda hoje nossos irmãos mais velhos, os judeus, com as filactérias que atam nos braços e na testa, com a mezuzá no batente das portas. Mezuzá, que significa batente, tornou-se o nome de um objeto de arte que contém esta passagem do Deuteronômio escrita à mão. Para que se lembrem! Para que nos lembremos e pratiquemos.
(O comentário do Evangelho abaixo é feito por Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2016’, Paulinas e disponibilizado no Portal Paulinas - http://comeceodiafeliz.com.br/evangelho)
http://www.npdbrasil.com.br/religiao/evangelho_do_dia_semana.htm#d6

Vivendo a Palavra

Aquele doutor da Lei deu seu passo de qualidade: no ambiente de legalismo e ritualismo que reinava em Israel, ele entendeu que o amor a Deus e ao próximo ‘é melhor do que todos os holocaustos e do que todos os sacrifícios’. Jesus o coloca bem perto do Reino de Deus. Será que nós somos capazes de dar um salto semelhante?
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg05.php

Reflexão

Muitas pessoas acham que para serem salvas, é suficiente cumprir todas as suas obrigações de ordem religiosa como a participação nas celebrações e atos devocionais. O escriba do Evangelho de hoje afirma que amar a Deus e ao próximo é melhor do que as práticas religiosas, no caso os holocaustos e os sacrifícios, e Jesus confirma isso ao afirmar que ele não está longe do reino de Deus. A nossa vida religiosa só tem sentido enquanto é um reflexo do amor vivido concretamente, ou seja, enquanto é manifestação da nossa solidariedade. Caso contrário, a religião se reduz a práticas mágicas, bruxarias, rituais vazios, que nada acrescentam a ninguém e não nos aproxima de Deus.
http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/app/user/user/UserView.php?ano=2016&mes=3&dia=4

Meditando o Evangelho

A PRIMAZIA DO AMOR

É de se admirar que um escriba - mestre da Lei - tenha-se colocado diante de Jesus, na posição de discípulo. Os escribas eram reconhecidos como pessoas sábias. Por conseguinte, capazes de interpretar a Lei e descobrir-lhe sentidos novos. O povo consultava-os quando tinham dúvidas. Por sua vez, os escribas tinham consciência de sua posição elevada.
O escriba, que sabia dar respostas a tantas questões complicadas, tinha, agora, sérias dúvidas a respeito de uma questão fundamental: qual ação humana mais agrada a Deus, e coloca o ser humano em comunhão com o Pai?
A resposta de Jesus é como que o resumo de toda a Escritura: amar a Deus, consagrando-se totalmente a ele, e amar ao próximo como a si mesmo. Estes são os dois eixos da religião que agrada a Deus. Tudo o mais será complemento e terá valor relativo. É preciso dar primazia ao amor!
A preocupação do mestre da Lei tinha sua razão de ser. Com muita facilidade, no caminho para Deus, o ser humano embrenha-se por atalhos, abandonando a estrada principal. Deixando de lado o caminho do amor a Deus e ao próximo, por mais que alguém se esforce, jamais alcançará a meta almejada. Só o caminho do amor pode levar-nos ao destino esperado: o Pai.
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado no Portal Dom Total - http://www.domtotal.com/religiao/eucaristia/liturgia_diaria.php).
Oração
Espírito de conhecimento, conduze-me sempre pelo caminho do amor, o único que pode me levar até o Pai.
http://www.domtotal.com/religiao/meudiacomdeus.php?data=2016-3-4

OUÇA AGORA A HOMÍLIA DIÁRIA

O amor exige gestos concretos

Não podemos amar a Deus se nossos gestos não correspondem a esse amor
“Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e com toda a tua força!” (Marcos 12, 30).


Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.

http://homilia.cancaonova.com/homilia/o-amor-exige-gestos-concretos/

Oração Final
Pai Santo, inscreve em nossos corações a Lei do Amor. Ajuda-nos, Pai amado, a nos libertarmos da letra da Lei, que mata, para assimilarmos o seu Espírito, que dá vida. E que a anunciemos com o testemunho de nossa vida aos peregrinos que caminham conosco de volta ao Lar Paterno. Pelo Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg06.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário