sexta-feira, 4 de março de 2016

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 05/03/2016

ANO C


Lc 18,9-14

Comentário do Evangelho

Uma história contada por Jesus ilustrando a nossa capacidade de distorcer as coisas boas e bonitas, até mesmo a oração. Um fariseu, homem piedoso e religioso, peca enquanto reza. Um publicano, cobrador de impostos, simplesmente reza a partir da sua verdade. Eu sou um pecador. Tem compaixão de mim, meu Deus. A frase contém uma vida, uma consciência, uma verdade. Não é o desfiar de fatos em número e espécie que lhe dá a qualidade de verdade. O publicano tomou consciência do todo de sua vida, quer mudar e não sabe como, não achou os meios, falta-lhe coragem, vê o melhor e segue sempre o pior. Mas lá está ele, ajoelhado, no fundo da igreja, batendo no peito. Não está oculto, alguém o vê, alguém que reza e proclama as próprias qualidades, se exalta e se põe a cavaleiro do mundo. Sua oração não é mentirosa. É bem verdade o que ele diz. Ele não é ladrão, nem desonesto, nem adúltero, jejua duas vezes por semana e paga o dízimo religiosamente. Mas uma pequena frase que sai da boca do fariseu estraga tudo: “Não sou como os outros”.
(O comentário do Evangelho abaixo é feito por Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2016’, Paulinas e disponibilizado no Portal Paulinas - http://comeceodiafeliz.com.br/evangelho)
http://www.npdbrasil.com.br/religiao/evangelho_do_dia_semana.htm#d7

Vivendo a Palavra

O que recebemos e Deus – este mundo abençoado e a humanidade, tudo preparado para a nossa chegada, e a fé, que nos ajuda a ver além das aparências a presença do Autor – é muito, em vista do pouco que retribuímos: apenas aquilo que doamos ao nosso próximo carente, sem desejo de retribuição ou recompensas.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg05.php

Reflexão

Jesus nos mostra no Evangelho de hoje que a salvação não pode ser alcançada por nossas ações, uma vez que a pessoa não pode salvar-se por si mesma, mas por uma ação amorosa e gratuita do próprio Deus. Nós não nos salvamos, aos homens isso é impossível, mas Deus nos salva, pois para ele tudo é possível. Sendo assim, a nossa salvação depende antes de tudo da postura que temos diante de Deus. O fariseu contava os seus méritos diante de Deus, o que não lhe garantiu a salvação, enquanto que, ao demonstrar as suas misérias e os seus pecados diante de Deus, o cobrador de impostos reconhecia que somente Deus poderia salvá-lo e implora por essa salvação e, por isso, ele foi atendido em suas preces.
http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/app/user/user/UserView.php?ano=2016&mes=3&dia=5

Meditando o Evangelho

SOBERBA E HUMILDADE

Jesus não suportava a soberba de quem se gabava de ser justo, olhando os outros com desdém. Este comportamento o irritava por revelar uma falsa imagem de Deus, completamente contrária àquela ensinada por ele. O deus dos soberbos e orgulhosos é preconceituoso, deixa-se impressionar por exterioridades, é injusto para com os fracos, é facilmente enganável. A um deus assim, dirige-se o fariseu da parábola contada por Jesus. Assumindo uma postura de evidente arrogância, dirige-se a seu deus, prestando-lhe contas de suas práticas religiosas, como que a exigir uma recompensa generosa.
O Deus anunciado por Jesus é, radicalmente, diferente: é o Pai atento a seus filhos, de modo especial, aos fracos e pequeninos. Valoriza qualquer esforço humano de superar o pecado, para colocar-se, com humildade, no caminho da conversão. Vê o mais íntimo do ser humano, onde percebe seus sentimentos e intenções. Portanto, não é um Deus a quem se possa enganar.
Diante da atitude dos soberbos, Jesus não tinha dúvidas quanto ao fim que os esperava. Eles serão humilhados ao se encontrarem na presença do Pai. Recomenda-lhes, então, a humildade, porque só ela é capaz de sensibilizar a Deus, para a pessoa obter dele a justificação. Portanto, quem se vanglória de ser justo, está preparando sua própria condenação.
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado no Portal Dom Total - http://www.domtotal.com/religiao/eucaristia/liturgia_diaria.php).
Oração
Espírito de humildade, liberta-me da soberba, porque ela me afasta do Pai. E faze-me reconhecer, com humildade, minhas próprias limitações.
http://www.domtotal.com/religiao/meudiacomdeus.php?data=2016-3-5

Oração Final
Pai Santo, faze-nos alegres e generosos para doarmos aos irmãos o que somos e possuímos; e humildes bastante para reconhecer que tudo ainda é muito pouco em vista do que recebemos de tua Misericórdia. Pelo Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, que contigo reina na unidade do Espírito Santo.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg06.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário