sábado, 12 de dezembro de 2015

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA DE 12/12/2015

ANO C


Lc 1,39-47

Comentário do Evangelho

Festa de Nossa Senhora de Guadalupe

Hoje é a festa de Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira maior da América Latina. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai pelos povos da América Latina! O encontro das duas mães, Isabel e Maria, é a conclusão dos relatos das duas anunciações (Lc 1,5-25.26-38). Assim como a gravidez de Isabel é objeto de revelação do anjo a Maria, do mesmo modo a gravidez de Maria é objeto de revelação para Isabel. A revelação feita a Isabel vem do fato de a criança que ela está gerando pular de alegria no seu ventre (vv. 41.44). Alegria da salvação; alegria do encontro do precursor com o Messias. A ela é dado a conhecer que não somente Maria está grávida, mas que o menino que ela carrega no ventre é o Senhor (v. 43). Pulando de alegria, dom do Espírito Santo, no ventre de Isabel, João começa a realizar a sua missão de precursor do Messias. Lucas atribui a cada uma das mães um cântico, ambos recheados de evocações veterotestamentárias. A Isabel, atribui o cântico do versículo 42, e a Maria, o Magnificat, nos versículos 46 a 55, um verdadeiro mosaico de citações do Antigo Testamento.
Pe. Carlos Alberto Contieri, sj
ORAÇÃO
Espírito de fé e esperança, enriquece meu coração com as mesmas virtudes de Maria, de modo que eu possa alcançar, como ela, a bem-aventurança.
http://www.paulinas.org.br/diafeliz/pt-br/?system=evangelho&id=5436

Vivendo a Palavra

A disponibilidade de Maria é a lição que devemos aprender hoje. O serviço generoso prestado àqueles que necessitam, sem que ele seja ao menos solicitado, mas oferecido espontânea e graciosamente, apenas pela alegria de servir: esta é a missão da Igreja de Jesus.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg05.php

Meditando o Evangelho

SANTIFICADA PELO AMOR

A assunção de Maria ao céu deve ser entendida no contexto da totalidade de sua vida. Sem este enraizamento histórico, correr-se-á o risco de divinizá-la, a ponto de esquecer que o desfecho de sua vida está em perfeita sintonia com sua caminhada terrena. E mais: deve ser entendida como o reconhecimento divino de sua plena adesão ao desígnio que Deus tem reservado para cada ser humano. Maria soube viver com radicalidade este projeto.
Refletindo sobre a visita de Maria a Isabel, é possível detectar o elemento centralizador  de sua existência: o amor entranhado pelo próximo, caminho de santificação.
Ao saber da gravidez da prima Isabel, Maria pôs-se, apressadamente, a caminho. Sem medir esforços nem intimidar-se pelos eventuais perigos que poderia encontrar ao longo do caminho, ela se sentiu no dever de colocar-se a serviço da parenta. Assim, durante três meses, a "humilde escrava do Senhor" tornou-se a "humilde serva de Isabel". O serviço à prima era uma forma de desdobramento do serviço a Deus. Ou então, o serviço a Deus concretizava-se no serviço à sua parenta.
Este testemunho de amor gratuito e generoso não constituiu um fato isolado na vida de Maria. Ela se dispôs a servir a Isabel, e sempre esteve disponível para servir também a quantos dela precisassem. Por isso, mereceu ser acolhida na plenitude do amor de Deus.
Oração
Espírito de amor gratuito e generoso, coloca-me no mesmo caminho de santificação trilhado por Maria, colocando-me sempre a serviço de quem carece de minha ajuda.
http://domtotal.com/religiao/meudiacomdeus.php?data=2015-12-12

Oração Final
Pai Santo, ajuda-nos a vencer o egoísmo e a preguiça, dando-nos disposição e coragem para o serviço generoso aos peregrinos que colocaste ao nosso lado nesta caminhada de retorno ao Lar Paterno, a tua Morada Santa. Pelo Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg06.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário