sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Santo Alexandre Sauli - 11 de Outubro



Santo Alexandre Sauli - Bispo da Igreja de Aléria

Entregou-se com zelo ao ministério da Palavra e da Reconciliação, mortificando o corpo com a fadiga dos trabalhos e vigílias
Santo Alexandre Sauli nasceu em Milão no ano de 1530. Desde a infância foi cumulado com as mais abundantes bênçãos do céu. Consagrou-se sem reserva ao serviço de Deus na Congregação dos Barnabitas. Entregou-se com zelo ao ministério da Palavra e da Reconciliação, mortificando o corpo com a fadiga dos trabalhos e vigílias; e nem o cargo de professor de Filosofia e Teologia na Universidade de Pavia, fez Alexandre abandonar o ministério da Palavra e do Confessionário. Comunidades inteiras se colocaram sob a sua direção espiritual para aprender de tão abalizado mestre os meios para chegar à perfeição.

Ainda não tinha 32 anos quando foi eleito Superior Geral da Ordem. A capacidade com que desempenhou este cargo deu novo esplendor ao Instituto. Foi nomeado Bispo da Igreja de Aléria, na Ilha de Córsega, em 1570 pelo Papa Pio V.
O novo Bispo, apenas sagrado por São Carlos Borromeo, partiu com três padres da sua Ordem para o rebanho que o Senhor lhe confiara. Chegando em Aléria, encontrou nesta diocese inúmeras dificuldades: por toda a parte teve de cortar abusos, abolir costumes escandalosos, fundar igrejas e levantar as que estavam em ruínas, e prover à decência do culto. Necessitou de estabelecer colégios e fundar seminários onde se pudesse formar a juventude. Seus constantes trabalhos não lhe impediam os jejuns contínuos e a rigorosa abstinência. Apesar de seus poucos rendimentos, o santo Bispo não deixava de dar esmolas abundantes.
A veneração em que era tido o santo apóstolo de Córsega, levou as cidades de Trotona e de Gênova a pedi-lo para seu pastor, mas ele de modo nenhum queria deixar a sua primeira diocese, à qual tinha profunda afeição. No entanto, em 1591, teve de obedecer às ordens do Papa Gregório XIV, que o nomeou Bispo de Pavia. Uma vez ali, Santo Alexandre empreendeu logo a visita da sua nova diocese.
Contudo, Santo Alexandre adoeceu gravemente vindo a falecer a 11 de outubro de 1592. Atestaram a sua santidade diferentes milagres. Foi beatificado em 1741 pelo Papa Bento XIV e canonizado em 1904 por São Pio X.
Santo Alexandre Sauli, rogai por nós!
http://santo.cancaonova.com/santo/santo-alexandre-sauli-bispo-da-igreja-de-aleria/

Santo Alexandre Sauli

Santo Alexandre Sauli
1534-1593
Bispo (1534-1593)
Para dar prova da própria vocação religiosa, aos 17 anos, Alexandre, nascido em Milão, de nobre família genovesa, improvisou-se em pregador, subindo a um palanque de caixas de hortaliças na praça pública do mercado milanês. E, diante de um público atônito e curioso, falou de Deus e da fugacidade existente neste mundo.
Mal deixara para trás uma brilhante carreira no séquito do imperador Carlos V, juntou-se aos clérigos regulares de São Paulo, conhecidos com o nome de barnabitas.
Entre outros dotes, possuía uma memória formidável. Memorizava tratados inteiros da Suma Teológica de são Tomás e as obras dos padres da Igreja. Tinha sobretudo uma grande devoção à Virgem, à qual se havia consagrado ainda jovem com um voto particular de castidade.
Ordenado sacerdote em 1556, durante a celebração da missa foi assistido por um confrade que tinha o encargo de recordar-lhe em que ponto estava da celebração da Eucaristia — não porque tivesse facilidade de se distrair, mas, sim, para trazê-lo de volta à terra, depois de frequentes arroubos e êxtases. Com apenas 33 anos foi eleito superior geral da ordem. Depois, o papa são Pio V o nomeou bispo e foi consagrado por um outro santo, são Carlos Borromeu, bispo de Milão, seu discípulo e amigo, e destinado à diocese de Aleria, na Córsega.
A pobreza do lugar e a total desorganização da igreja local não o espantaram. “Aqui, ao menos Deus não nos faltará”, foi seu comentário. Por 20 anos, trabalhou sem poupar esforços, reformando, corrigindo, socorrendo. Muitas vezes se interpôs como pacificador nas frequentes vinganças entre famílias e entre regiões. Foi um pai solícito pelo bem material e espiritual e autêntico mestre da vida cristã.
Por sua heroica dedicação, mereceu o título de “anjo tutelar, pai dos pobres, apóstolo da Córsega”. Depois, foi destinado à sede de Pávia pelo papa Gregório XIV. Morreu pouco depois em Caloso d’Asti. Foi canonizado em 1904.
Retirado do livro "Os Santos e os Beatos da Igreja do Ocidente e do Oriente", Paulinas Editora.
http://www.paulinas.org.br/diafeliz/?system=santo&id=693

Santo Alexandre Sauli, Bispo e Confessor

Nascido em Milão, Itália, em 1592,  ingressou na Congregação dos Barnabitas, chegando a ser, aos 31 anos de idade, superior geral dessa família religiosa. Foi professor de Filosofia e Teologia na Universidade de Pavia, e ao mesmo tempo se destacou como pregador e apóstolo do confessionário. Dirigia espiritualmente comunidades inteiras que se submetiam a ele. Nomeado pelo Papa São Pio V bispo de Aléria, na Córsega, encontrou uma diocese completamente decadente e abandonada, sem clero capacitado, sem locais de culto decente, com o rebanho perdido nas trevas da ignorância e da superstição. À custa de esforços ingentes que se prolongaram por 21 anos, conseguiu reformar por inteiro a diocese, transformando-a num modelo de fervor e organização. Nomeado pelo Papa Gregório XIV bispo de Pavia, começou imediatamente a visitação de sua nova diocese, mas faleceu logo depois. É venerado como o Apóstolo da Córsega.
http://www.acidigital.com/santos/santo.php?n=107
São Alexandre Sauli

Nascimento1534
Local nascimentoMilão
OrdemBarnabitas (bispo e confessor)
Local vidaAsti (Itália)
EspiritualidadeDe família Genovesa, aos 17 anos entrou para a Congregação dos Barnabitas Professor de Filosofia e Teologia na Universidade de Pavia e grande pregador e apóstolo do confessionário, dirigia espiritualmente comunidades inteiras. Sabia de cor as Suma Teológica de São Tomás. Aos 31 anos de idade passou a ser superior geral dessa família religiosa. Nomeado no ano de 1570, pelo Papa São Pio V bispo de Aleria, na Córsega para cooperar na diocese, percebeu que esta se encontrava extremamente decadente, abandonada, sem um capacitado clero, locais de culto decente, enfim, um "rebanho" perdido nas trevas da ignorância e da superstição. Era uma ilha selvagem e paupérrima, invadida pela malária onde faltava quase tudo. Mas o santo dizia: "Mas ao menos Deus não me faltará". À custa de extremados esforços que se prolongaram por 21 anos, conseguiu reformar a diocese inteiramente, transformando-a num modelo de organização e fervor. Nomeado pelo Papa Gregório XIV bispo de Pavia, começou imediatamente a visitação de sua nova diocese, mas faleceu logo após. Sua obra apostólica deixou imensos frutos e recordações. É venerado como o Apóstolo da Córsega.
Local morteColosso (atualmente Asti) Itália.
Morte11 de outubro de 1592, aos 58 anos de idade
Fonte informaçãoSanto Nosso de cada dia, rogai por nós
OraçãoDeus, nosso Pai, animados pela confiança que depositamos em vós, possamos recobrar nossas forças, nosso entusiasmo, nossa alegria de viver, na certeza de que não estamos órfãos, mas estais conosco amparando-nos nas dificuldades, mostrando o caminho da fraternidade e da paz e espírito. Exorcizai nossos temores, reerguei nossa fronte abatida, sustentai nossa fé, apaziguai nosso interior e fazei ressoar em nossos desaventos vossa Palavra consoladora: "Vinde a mim todos os que estais cansados sob o peso o vosso fardo e eu vos darei descanso. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para vossas almas, pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve" (Mt 11,28-35)
DevoçãoAo ensino da Palavra de Deus
PadroeiroCórsega
Outros Santos do diaOutros santos do dia: São Geraldo Majela, Nocásio, Germano (bispos) Quirino, Anastácio (presb); Escubílo, Plócido, Gino, Probo e Andrônico, Táraco, Sámanta, Zenaide e Filonila (márts); Venãncio (ab); Sisínio (bispo).
FONTE: ASJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário