sexta-feira, 9 de outubro de 2015

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 09/10/2015

ANO B


Lc 11,15-26

Comentário do Evangelho

Jesus faz o homem renascer para a palavra

É a cura de um mudo, interpretada como exorcismo, que desperta a admiração das multidões. Em contrapartida, os opositores de Jesus o acusam de agir movido por um espírito mal, enquanto outros insistem em pedir um sinal do céu que pudesse provar a sua origem divina. Jesus desconcerta as pessoas e sua ação provoca as mais variadas reações. A mudez, como outras enfermidades, era considerada, para a mentalidade da época, possessão demoníaca. De fato, o mal impede de falar, de falar bem, de bem falar. O mal distorce e perverte a linguagem do ser humano. Ao invés de servir de comunhão, a palavra pode dividir as pessoas. Ela foi dada por Deus ao homem para que pudesse falar ao seu Criador. Expulsando o demônio que impedia aquele anônimo de falar, Jesus o faz renascer para a palavra. Na segunda parte da obra lucana, os Atos dos Apóstolos, o Espírito Santo dado por Deus é quem solta a língua dos discípulos e faz falar as maravilhas de Deus (At 2,1-11). O leitor do evangelho que já passou pelo relato do batismo de Jesus e pelo discurso inaugural na sinagoga de Nazaré sabe que Jesus é habitado pelo Espírito Santo e que ele o transmite em tudo o que ensina e faz. Dizer que Jesus expulsa os demônios por Beelzebu é falta de discernimento, é confundir o Espírito Santo com Beelzebu. Aí reside, de fato, o mal.
Pe. Carlos Alberto Contieri
Oração
Pai, afasta de meu coração todos os preconceitos que me impedem de acolher Jesus Cristo como teu enviado para trazer ao mundo a salvação e a libertação.
http://www.paulinas.org.br/diafeliz/?system=evangelho&action=busca_result&data=09%2F10%2F2015

Vivendo a Palavra

A partir da acusação de que libertara o possesso pelo poder do demônio, Jesus lembra que todo reino dividido em grupos será destruído. Uma recomendação que serve para todas as sociedades humanas, inclusive e, talvez, de forma especial para nós, a Igreja de seus discípulos, que devemos viver em Paz, unidos pelo Amor.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg05.php

Reflexão

O reino de Deus chegou até nós com toda a sua força contra o mal e suas conseqüências. Mas porque é que sempre temos a impressão que o mal está vencendo o bem e que as coisas estão sempre piorando? A verdade é que vemos a realidade em si sem sermos capazes de interpretar os sinais dos tempos que se apresentam a nós. Assim sendo, até mesmo as coisas boas que Deus realiza no meio de nós são interpretadas como coisas más e, por isso, nós bloqueamos até mesmo as coisas boas que Deus realiza, vendo nelas, por motivos egoístas e por dureza de coração, coisas más, como fizeram os judeus.
http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/app/user/user/UserView.php?ano=2015&mes=10&dia=9

Meditando o Evangelho

O DEDO DE DEUS NA HISTÓRIA HUMANA

A interpretação maliciosa dos milagres oferece a Jesus a chance de explicar-lhes o verdadeiro sentido deles. Engana-se quem os atribui a um possível conluio do Mestre com Belzebu. Mas quem se recusa a sintonizar com ele, dificilmente aceitará sua explicação.
Os milagres indicam que o reinado de Deus implantou-se na história humana, de forma a neutralizar a ação do Demônio. Este adversário do Senhor procura manter o ser humano escravo de seus caprichos e impedi-lo de ser solidário e serviçal, impossibilitando-lhe viver a comunhão fraterna. Esta ação desumanizadora coloca a pessoa na contramão do projeto de Deus, dificultando a ação da graça.
Os milagres de Jesus são o sinal da atuação do dedo de Deus na história humana. Em outras palavras, as pessoas não estão entregues à própria sorte. Elas têm quem as defenda contra as investidas do inimigo. A ação divina é humanizadora, resgata o ser humano para o Reino.
Todos os milagres de Jesus tinham esta mesma orientação básica. Nos exorcismos, porém, esta vertente de sua ação ficava mais evidente. Os endemoninhados comportavam-se de modo tão anti-social, a ponto de tornar perigosa a convivência com eles.
A cura operada por Jesus restituía-lhes a dignidade humana. Só por obra de Deus isto era possível.
Oração
Espírito de sintonia com Jesus, capacita-me para perceber, nos milagres evangélicos, o dedo de Deus agindo na nossa história.
http://domtotal.com/religiao/meudiacomdeus.php?data=2015-10-9

Oração Final
Pai Santo, que o Amor reine entre nós, teus filhos muito amados, peregrinos nesta Terra abençoada que nos emprestas para ser cuidada e partilhada, e onde vivemos esta aventura maravilhosa da vida. Segue conosco, Pai amado, junto com o Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, que contigo reina na unidade do Espírito Santo.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg06.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário