quarta-feira, 23 de setembro de 2015

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 24/09/2015

ANO B


Lc 9,7-9

Comentário do Evangelho

Jesus é um verdadeiro profeta

Toda a primeira parte do evangelho de Lucas (4,14–9,50) é perpassada pela pergunta sobre a identidade de Jesus. Nessa parte do evangelho, a contar do discurso inaugural e programático na sinagoga de Nazaré, a resposta é que Jesus é um verdadeiro profeta (7,16.39). Herodes, tido como malfeitor pelo próprio evangelista (3,19-20), se pergunta quem é Jesus. Ele nunca havia se encontrado com Jesus, o que acontecerá somente durante a paixão. A fama de Jesus se espalhava por todas as regiões e as opiniões a respeito dele eram as mais variadas. A visão de Herodes é exterior, pois ele simplesmente ouvira falar de tudo o que Jesus fazia (v. 7), e suas considerações estão presas ao passado. O seu interesse de ver Jesus não passa de curiosidade. Mais adiante, no relato da paixão, o evangelista observa que Herodes ficou muito contente de ver Jesus, pois esperava ver algum milagre realizado por ele (Lc 23,8). Diante de um homem com tal pretensão e maldade, Jesus não pronunciou nenhuma palavra sequer. Onde não há sinceridade nem amor pela verdade, somente o silêncio é a atitude adequada. A incredulidade fecha o coração do homem ao mistério de Deus. Para Herodes, a identidade de Jesus permanecerá um enigma, pois para conhecê-la é preciso fé, uma vez que tal conhecimento só é possível por revelação de Deus.
Pe. Carlos Alberto Contieri
Oração
Pai, diversamente dos inimigos de Jesus, quero conhecer a identidade e a missão de teu Filho, pois é por ele que me guiarei para ser fiel a ti.
http://www.paulinas.org.br/diafeliz/?system=evangelho&action=busca_result&data=24%2F09%2F2015

Vivendo a Palavra

Até Herodes queria ver Jesus. Mas o que o movia era a curiosidade. Pelos tempos afora, muitos curiosos também desejaram ver o Mestre. Poucos visavam a seguir os seus passos para libertar os irmãos de suas dificuldades, sinalizando a chegada do Reino de Deus. O que nos move para desejar ver Jesus?
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg05.php

Reflexão

Vemos o surgimento de diferentes formas de misticismo e as diferentes religiões estão se multiplicando por todos os lados. Para nos defender, afirmamos que existem falsos profetas que ficam enganando o povo para ganhar dinheiro e fazer da religião meio de vida. À luz do Evangelho de hoje, podemos analisar este fato. As pessoas falam muitas coisas a respeito de Jesus, embora muitas vezes porque desconhecendo verdade, e esse desconhecimento se dá porque não evangelizamos como devemos e também porque conhecemos a nossa fé de modo superficial, mas não admitimos a nossa ignorância e manifestamos nossa opinião como verdade de fé, basta ver o acúmulo de bobagens que cristãos de meia tigela veiculam na Internet, em sites que afirmam ser católicos , mas que na verdade são caóticos e escondem Jesus.
http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/app/user/user/UserView.php?ano=2015&mes=9&dia=24

Meditando o Evangelho

UM MALVADO PERPLEXO

A simples evocação do nome de Herodes é motivo de apreensão. Filho mais novo de Herodes, o Grande, governou com o título de tetrarca. Popularmente, era chamado de rei. Indivíduo astuto, ambicioso, amante do luxo e do prazer. Violento como o pai. Foi ele quem mandou prender e degolar João Batista, por ter-lhe censurado a injustiça cometida contra seu próprio irmão, cuja mulher tomara por esposa.
Herodes é uma pessoa a quem os milagres de Jesus deixa perplexo. Por quê? Supersticioso como era, poderia estar pensando que o Mestre fosse a reencarnação de João Batista, com a possibilidade de ser castigado pelo mal cometido contra ele. Se fosse Elias, seria sinal da consumação dos tempos, quando o Senhor viria para fazer a humanidade passar pelo crivo da sua justiça. Caso fosse um dos antigos profetas ressuscitados era de se esperar a realização das antigas esperanças de Israel. Nenhuma destas explicações deixava Herodes tranqüilo. As notícias a respeito de Jesus superavam todos esses esquemas messiânico-escatológicos.
A compreensão de Jesus e da sua ação dependem de um envolvimento pessoal com ele e da disposição de acolher sua mensagem, deixando-se transformar por ela. Em outras palavras, é preciso ter fé.
Exatamente isto é que faltava a Herodes, com relação a Jesus. Desejar vê-lo por mera curiosidade ou pseudo-interrogações não basta para conhecer quem ele, de verdade, é.
Oração
Espírito de compromisso, liberta meu coração de falsas interrogações a respeito de Jesus, e leva-me a compreender que só a fé engajada pode levar-me a conhecê-lo.
http://domtotal.com/religiao/meudiacomdeus.php?data=2015-9-24

HOMILIA DIÁRIA

Aprendamos com Jesus o caminho da coerência e da verdade

Jesus não foi protestar, não foi jogar pedra na casa de ninguém; não acusou ninguém, mas a Sua coerência de vida foi o suficiente para incomodar a sociedade da Sua época!

Quem é esse homem, sobre quem ouço falar essas coisas?” (Lucas 9, 9)

A Palavra de Deus, hoje, nos ajuda a refletir sobre a presença incômoda de Jesus. E vai nos ajudar, também, a entender, porque, muitas vezes, a nossa presença incomoda as pessoas.
Você, talvez, eu, ou qualquer um de nós, podemos incomodar alguém, porque as pessoas podem não gostar do que fazemos. Mas, é preciso ter a seguinte atenção: nós não podemos viver à mercê do que as pessoas gostam ou não gostam, mas precisamos viver à mercê da autenticidade de vida.
Ser autêntico não é sinônimo de falar o que queremos, o que pensamos, o que achamos a qualquer hora e momento. Mas, é acima de tudo saber ser correto.
Vamos olhar, hoje, para o exemplo de Jesus. A presença d’Ele incomodava demais! A quem incomodava? Incomodava quem não se deixava iluminar pela Palavra de Deus, incomodava quem vivia a Palavra de Deus de forma distorcida, errada e queria levar vantagens sobre a Palavra de Deus que conheciam.
A presença de Jesus é incômoda, porque Jesus é justo, correto, temente, é obediente a Deus. Às vezes, achamos que as pessoas que estão muito ‘certinhas’ incomodam demais; e às vezes, as pessoas que vivem uma vida correta, certa, querem deixar de ser certas e corretas, porque todo mundo acha que ‘o viver que todos vivem’ é o correto.
Quero dizer a você que não; você que vive uma vida justa, correta, uma vida de acordo com a Palavra de Deus. Não seja chato, não seja aquela pessoa desequilibrada, você não precisa cobrar nada de ninguém, você precisa apenas viver e respeitar quem vive diferente de você.
A melhor forma de mostrarmos para o mundo que cremos é sermos bem aquilo que acreditamos; viver de forma encarnada em nós, com amor, com o coração; não com imposição, mas sermos coerentes com aquilo que acreditamos.
Nós não precisamos impor nada a ninguém, porque Jesus não impôs nenhum de Seus ensinamentos a ninguém da Sua época, mas, ensinou, viveu e quem quis segui-Lo, seguiu.
O mundo de hoje é assim, não adianta espernear, não adianta perder os cabelos, não adianta se enfurecer, porque o mundo de hoje é todo contra a Palavra de Deus, o mundo de hoje está todo errado. Se você for o último certo da humanidade, está muito bom! Espero que seu ‘certo’ não seja se achar melhor ou mais importante do que alguém. Mas, humildemente certo, porque faz todo esforço do mundo para ser discípulo de Jesus, para colocar em prática a Sua Palavra, e isso já é um incômodo.
Jesus não foi protestar, não foi jogar pedra na casa de ninguém; não acusou ninguém, mas a Sua coerência de vida foi o suficiente para incomodar a sociedade da Sua época! No mundo de hoje têm muitas pessoas gritando e poucos vivendo com coerência o que falam!
Que Deus nos ensine o caminho da coerência e da verdade!
Deus abençoe você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário