quinta-feira, 23 de julho de 2015

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 24/07/2015

ANO B


Mt 13,18-23

Comentário do Evangelho

As condições da acolhida da Palavra de Deus

A parábola é um recurso literário usado quando o diálogo é difícil ou não é mais possível, ou, também, quando uma realidade, em nosso caso, o mistério de Deus, é de difícil compreensão e aceitação. Hoje temos uma explicação alegórica da parábola do semeador, a qual é posterior à própria parábola e, certamente, feita por outro autor que não o do evangelho. Por si, a parábola não careceria de tal explicação. Seja como for, o autor centrou sua explicação da parábola do semeador sobre as condições da acolhida da Palavra de Deus. Para isso, como se pode notar, ele pegou cada um dos terrenos mencionados na parábola. Para Mateus, a semente é a “palavra do Reino”, isto é, a palavra de Jesus que, ao mesmo tempo, anuncia e instaura o Reino. Para Mateus, o ideal da terra boa, que deve ser desejada por todo discípulo de Jesus, é escutar a palavra, entendê-la, compreendê-la, se abrir e se submeter ao que ela pede para fazer e para dar fruto, cada um à medida de suas capacidades. Trata-se, como se pode notar, de uma verdadeira lectio divina, um programa de leitura e meditação da Palavra de Deus.
Pe. Carlos Alberto Contieri
Oração
Pai, que o teu Espírito Santo me revista de fortaleza, e me predisponha a enfrentar todos os contratempos da vida para produzir os frutos que esperas de mim.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg05.php

Vivendo a Palavra

O texto nos leva instintivamente a nos perguntar: que tipo de terreno somos nós? Mas não será uma descoberta para nos acomodar, pensando que fomos feitos assim... O Pai nos fez terra boa, pronta para receber a sua Mensagem e produzir frutos a cem por um. Descobrir esta ‘terra boa’ dentro de nós é o resultado da nossa conversão diária.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg05.php

Reflexão

Todos nós falamos muito em felicidade e todas as pessoas desejam ser felizes. Em nome da felicidade as pessoas fazem as maiores proezas e correm os maiores riscos. A felicidade está sempre naquilo que nós mais valorizamos na nossa vida. É justamente aqui que nós encontramos o elemento de análise principal para encontrarmos a causa de tanto sofrimento e tanta dor que estão presentes no mundo de hoje. Deus é o valor absoluto e somente a partir dele pode haver felicidade verdadeira. Qualquer felicidade que encontre o seu fundamento fora de Deus, coloca o seu fundamento em um falso valor, de modo que é na verdade uma falsa felicidade, que só pode trazer dor e sofrimento.
http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/app/user/user/UserView.php?ano=2015&mes=7&dia=24

Comentário do Evangelho

UMA EXPLICAÇÃO NECESSÁRIA

Em alguns casos, Jesus ofereceu aos discípulos pistas para a compreensão das parábolas. Sua explicação, contudo, não esgotava a riqueza de sentidos que elas continham. As parábolas deviam ser sempre mais exploradas por quem as lesse, buscando iluminar com elas a própria existência. Contextos diferentes revelariam mensagens diferentes escondidas no texto.
Jesus entendeu que a semente é a Palavra de Deus semeada no coração humano. Os diversos tipos de terreno correspondem aos diversos tipos de coração, com os respectivos modos de acolher a Palavra.
É ingênuo pensar que todas as pessoas acolherão a Palavra de igual maneira. Uns a receberão de forma tão superficial, a ponto de ela Palavra se perder imediatamente, sem sequer começar a criar raízes. Outros a acolherão aparentemente com boa disposição e alegria. No entanto, por serem incapazes de fazer frente às dificuldades provenientes de sua opção, acabarão por deixar a Palavra se perder. Outros, ainda, aceitarão a Palavra sem muito discernimento, sem refletir sobre suas exigências. Por isso, quando ela questionar seu modo mundano e egoísta de proceder, preferirão deixá-la de lado e seguir adiante em busca de prazer. Por fim, existe também quem acolherá a Palavra com boa disposição, e agüentará as conseqüências de sua escolha. Nem todos, porém, darão frutos na mesma proporção.
Oração
Senhor Jesus, transforma-me em terreno fértil onde a Palavra semeada possa dar abundantes frutos.
http://domtotal.com/religiao/meudiacomdeus.php?data=2015-7-24

OUÇA AGORA A HOMÍLIA DIÁRIA

Façamos com que a Palavra de Deus seja eficaz em nossa vida


Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.

http://homilia.cancaonova.com/homilia/facamos-com-que-a-palavra-de-deus-seja-eficaz-em-nossa-vida/

Oração Final
Pai Santo, nós damos graças pela Palavra Santa, que lanças em nossa vida. Ajuda-nos, Pai amado, a nos fazermos terra boa, rica, adubada, úmida, pronta para acolher a Boa Semente e produzir frutos de Esperança para os nossos companheiros de jornada. Pelo Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, que contigo reina na unidade do Espírito Santo.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg06.php

2 comentários:

  1. Boa Noite José Carlos.
    Obrigada pela visita e comentário.
    FELIZ 2016 PRA VOCÊ E SUA FAMÍLIA.
    Volte sempre.
    Deus te abençoe.

    ResponderExcluir