quinta-feira, 14 de maio de 2015

São Matias - 14 de Maio







São Matias, testemunha do Ressuscitado

Nós estamos em festa com toda a Igreja, pois lembramos a santidade de vida de um escolhido do Espírito Santo para o grupo dos apóstolos. São Matias era um discípulo que acompanhou Jesus no tempo de Seu apostolado e foi tão fiel na vivência dos ensinamentos do Mestre, que tornou-se testemunha de Sua ressurreição.
No livro dos Atos dos Apóstolos, estão registrados os fatos que levaram à escolha de um discípulo que ocupasse o lugar deixado por Judas, o traidor: “…é preciso, pois, que um dentre eles se torne conosco testemunha de sua ressurreição. Apresentaram então dois homens: José chamado Barsabás, que tinha o apelido de Justo, e Matias” (Atos 1,22-23).
São Matias recebeu em Pentecostes a efusão do Espírito Santo, e tornou-se um apóstolo ardoroso como os demais, testemunha do Ressuscitado. Evangelizou na Palestina e na Ásia Menor, e morreu mártir por apedrejamento.
São Matias, rogai por nós!
São Matias
Apóstolo
Século I
No capítulo I dos Atos dos Apóstolos vem narrada a eleição desse apóstolo, chamado a recompor o número dos Doze, após a defecção de Judas Iscariotes. Pedro sugeriu o método já posto em prática no Antigo Testamento: tirar a sorte entre dois candidatos. Eram estes José, cognominado o Justo, e Matias. Ambos preenchiam os requisitos para a missão apostólica.
“É necessário, pois, que, destes homens que nos acompanharam durante todo o tempo em que o Senhor Jesus viveu no meio de nós, a começar pelo batismo de João até o dia em que nos foi arrebatado, haja um que se torne conosco testemunha de sua ressurreição.” Antes de tirar a sorte, os apóstolos pediram: “Mostra, Senhor, qual foi que escolheste”.
A sorte recaiu em Matias.
É conveniente saber que, antes de fazer parte do reduzido grupo dos apóstolos, reunidos à espera de Pentecostes, o escolhido seguiu Jesus desde o começo de sua vida pública, em meio ao grupo dos discípulos cujo número aumentava, e dia após dia foi testemunha da ressurreição. Depois da descida do Espírito Santo, igualmente para o apóstolo Matias teve início a missão de pregar o Evangelho na Judéia. Mas desde esse momento não houve mais notícias a seu respeito.
A tradição faz chegar até nós a imagem de um ancião, que segura uma alabarda — símbolo de seu martírio. Mas não é certo que tenha morrido mártir, assim como não se pode comprovar que haja morrido em Jerusalém — ou que santa Helena tenha levado suas relíquias a Tréveris, sob a guarda da abadia que traz seu nome.
São Matias era um dos numerosos discípulos que seguiram Jesus, desde o começo de sua vida pública. Foi testemunha de Jesus e viveu todo o drama da paixão, morte e ressurrreição de Jesus. Ele foi o escolhido para ocupar o lugar de Judas Iscariotes, O Traidor, para ocupar o décimo segundo apóstolo, que completou o grupo após a morte de Judas é justamente São Matias, o santo que hoje comemoramos.
Sua Eleição foi descrita nos Atos dos Apóstolos, assim: "É necesário, pois, que, dentre estes homens que nos acompanharam todo o tempo em que o Senhor Jesus viveu em nosso meio, a começar do batismo de João até o dia em que dentre nós foi arrebatado, um destes se torne conosco testemunha da sua ressurreição" Apresentaram então dois: José, chamado Barsabás e Matias. E fizeram esta oração: "Tu, Senhor, que conheces o coração de todos, mostra-nos qual destes dois escolheste para ocupar o lugar que Judas abandonou, no ministério do apostolado, para dirigir-se ao lugar que era o seu" lançaram sortes sobre eles, e a sorte veio a cair em Matias, que foi então contado entre os doze apóstolos (atos dos Apóstolos 1,21-26).
Poucos relatos existem sobre sua vida, Sabe-se apenas que ele também morreu sob martírio em Colchis e, muitas vezes, teve seu nome confundido com o de São Mateus, que em muito se assemelha na grafia.
São Matias é agora testemunha do Senhor, como apóstolo chamado em lugar do traidor. Amém.
São Matias, Apóstolo


Comemoração litúrgica: 14 de maio.

Também nesta data: Santas Madalena de Canossa e Petronila de Moncel

Não erramos em procurarmos São Matias entre os 72 discípulos de Jesus Cristo. Os Atos dos Apóstolos  referem que São Matias foi eleito pelos Apóstolos, para substituir o traidor  Judas  Iscariotes, e esta eleição se  fez nos dias depois  da  gloriosa Ascensão de Jesus Cristo e  antes da vinda do Espírito Santo. Da vida  anterior do Apóstolo, do lugar de  sua origem, nada sabemos.  O que lemos de sua atividade  apostólica, da sua  morte, não traz  o cunho da  certeza histórica.  Os martirológicos gregos afirmam que Matias pregou o Evangelho na Judéia, em Jerusalém,  depois da Etiópia, onde fundou um bispado e terminou a vida na cruz.   Outras fontes históricas confirmam a comunicação  do martirologio grego e  acrescentam que Matias morreu em Sebastópolis, onde foi sepultado perto do templo do sol. Há outros historiadores que discordam radicalmente das fontes citadas, nada dizendo do martírio do Apóstolo, mas afirmam que Matias morreu em  Jerusalém e lá foi sepultado. Há ainda uma terceira versão, segundo a qual Matias teria  sido apedrejado pelos judeus e decapitado.
A história deixa-nos, portanto,  por completo na ignorância relativamente ao tempo e ao lugar da morte ou Martírio de São Matias. A mãe de  Constantino, o Grande, Santa Helena, trouxe as relíquias de São Matias para Roma.  Uma parte destas relíquias é  venerada na Igreja antiquíssima de São Matias em Tréves (Alemanha) e outra na Igreja  Santa Maria Maggiore em Roma.
Reflexões:
É muito eficaz   invocar  São Matias nos momentos  de  sérias contendas, discussões acaloradas, ou agressões mútuas  que  possam culminar em séria discórdia ou tragédia.  Nestes  momentos,  ele intercede mesmo, dissipando em segundos a ira e restabelecendo a paz.
São Clemente de Alexandria afirma que São Matias recomendava  aos neófitos as  práticas  da mortificação:  "Quem quer ser discípulo de Cristo, deve mortificar-se, castigar o corpo, levar a cruz e resistir aos apetites da carne...". São Matias pregava não a pessoas que viviam no convento, mas ao povo cristão essa lei,  que a todos  obriga.  Nos dias atuais, milhões de desculpas  existem e muitas  versões mirabolantes tentam nos afastar da prática da mortificação. Há muitas pessoas  que  se sacrificam e mortificam-se com os fardos  que o dia-a-dia impõe, mas passam a vida inteira em murmúrios e lamentações.   Saibamos, portanto, aproveitar todas as nossas dores, desde as mais sutis até as provações mais pesadas, oferecendo-as como sacrifícios pessoais em honra a Santíssima Trindade, em desagravo dos pecados cometidos pela humanidade, pelas  almas do  Purgatório e por tantas outras  intenções!  Fazendo assim,  caminhamos  no mundo honrando e glorificando a Deus, bem como  aliviando e  libertando muitas  almas do cárcere purgativo.  Lembremo-nos,   de oferecer todos os sacrifícios diários a cada manhã,  certos  que  proporcionaremos ao  Céu e ao Purgatório, muitas alegrias com as nossas amarguras presentes.
São Matias
NascimentoNo séc. I
Local nascimentoOriente
OrdemApóstolo de Jesus
Local vidaOriente
EspiritualidadeDiscípulo de Nosso Senhor Jesus Cristo e foi designado para substituir, no Colégio Apostólico, o infame Judas Iscariotes. Segundo a tradição, levou o Evangelho à Etiópia, onde sofreu o martírio. Foi escolhido para ocupar o lugar de Judas Iscariotes, o Traidor, no colégio apostólico. Era um dos numerosos discípulos que seguiram Jesus, desde o começo de sua vida pública. Foi testemunha de Jesus e viveu todo o drama da paixão, morte e ressurreição de Jesus. Assim os Atos dos Apóstolos descreve a sua eleição: "É necessário, pois, que, dentre estes homens que nos acompanharam todo o tempo em que o Senhor Jesus viveu em nosso meio, a começar do batismo de João até o dia em que dentre nós foi arrebatado, um destes se torne conosco testemunha da sua ressurreição?" Apresentaram então dois: José, chamado Barsabás e cognominado Justo, e Matias. E fizeram esta oração: "Tu, Senhor, que conheces o coração de todos, mostra-nos qual destes dois escolheste para ocupar o lugar que Judas abandonou, no ministério do apostolado, para dirigir-se ao lugar que era o seu". Lançaram sorte sobre eles, e a sorte veio a cair em Matias, que foi então contado entre os doze apóstolos (Atos dos Apóstolos 1,21-26).
Local morteEtiópia - martirizado
MorteNo séc. I
Fonte informaçãoArautos do Evangelho
Oração"São Matias, és agora testemunha do Senhor, como apóstolo chamado em lugar do traidor. Do perdão de Deus descrendo, Judas veio a se enforcar; como o salmo anunciara, passe a outro o seu lugar. Por proposta de São Pedro, que preside a reunião, lançam sorte, e eis teu nome! Quão sublime vocação! E a tal ponto te consagras em levar ao mundo a luz, que proclamas com teu sangue o evangelho de Jesus. Dá que todos nesta vida percorramos com amor o caminho revelado pela graça do Senhor. Uno e Trino, Deus derrame sobre nós a sua luz; conquistemos a coroa, abraçando a nossa cruz!"
DevoçãoÀ evangelização
PadroeiroDos carpinteiros
Outros Santos do diaIsaac, Vítor e Corona, Félix e Cecílio, Pâncio, Isidoro, Justa, Justina e Enedina (mártires); Miguel Garicoits (fund); Maria Dominga Mazzarello (fundadora); Bonifácio, Cláudio, Pompônio (bispo)
FONTE: ASJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário