terça-feira, 23 de dezembro de 2014

LITURGIA DIÁRIA - 24/12/2014


Tema do Dia

“E a você, menino, chamarão profeta do Altíssimo.”

O profeta Natã revela a Davi o desígnio do Senhor a seu respeito. Javé lhe será sempre fiel. Vai fundar uma dinastia para ele. Seu nome e sua descendência serão exaltados. Sua dinastia e realeza permanecerão firmes. Seu trono será sólido para sempre.

Oração para antes de ler a Bíblia


Meu Senhor e meu Pai! Envia teu Santo Espírito para que eu compreenda e acolha tua Santa Palavra! Que eu te conheça e te faça conhecer, te ame e te faça amar, te sirva e te faça servir, te louve e te faça louvar por todas as criaturas. Fazei, ó Pai, que pela leitura da Palavra os pecadores se convertam, os justos perseverem na graça e todos consigamos a vida eterna. Amém

ÚLTIMOS DIAS ANTES DO NATAL - 24 de dezembro Advento
Cor: Roxo


Primeira Leitura (2Sm 7,1-5.8b-12.14a.16)
ÚLTIMOS DIAS ANTES DO NATAL
24 de dezembro Advento

Leitura do Segundo Livro de Samuel.

1Tendo-se o rei Davi instalado já em sua casa e tendo-lhe o Senhor dado a paz, livrando-o de todos os seus inimigos, 2ele disse ao profeta Natã: “Vê: eu resido num palácio de Cedro, e a arca de Deus está alojada numa tenda!”
3Natã respondeu ao rei: “Vai e faze tudo o que diz o teu coração, pois o Senhor está contigo”. 4Mas naquela mesma noite, a palavra do Senhor foi dirigida a Natã nestes termos: 5“Vai dizer ao meu servo Davi: Assim fala o Senhor: Porventura és tu que me construirá uma casa para eu habitar? 8bFui eu que te tirei do pastoreio, do meio das ovelhas, para que fosses o chefe do meu povo, Israel. 9Estive contigo em toda a parte por onde andaste, e exterminei diante de ti todos os teus inimigos, fazendo o teu nome tão célebre quanto o dos homens mais famosos da terra.
10Vou preparar um lugar para o meu povo, Israel: eu o implantarei, de modo que possa morar lá sem jamais ser inquietado. Os homens violentos não tornarão a oprimi-lo como outrora, 11no tempo em que eu estabelecia juízes sobre o meu povo, Israel. Concedo-te uma vida tranquila, livrando-te de todos os teus inimigos.
E o Senhor te anuncia que te fará uma casa. 12Quando chegar o fim dos teus dias e repousares com teus pais, então, suscitarei, depois de ti, um filho teu, e confirmarei a sua realeza. 14aEu serei para ele um pai e ele será para mim um filho. 16Tua casa e teu reino serão estáveis para sempre diante de mim, e teu trono será firme para sempre”.

— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus.


Responsório (Sl 88)
ÚLTIMOS DIAS ANTES DO NATAL
24 de dezembro Advento

— Ó Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor!
— Ó Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor!

— Ó Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor, de geração em geração eu cantarei vossa verdade. Porque dissestes: “O amor é garantido para sempre”. E a vossa lealdade é tão firme quanto os céus.
— Eu firmei uma Aliança com meu servo, meu eleito, e eu fiz um juramento a Davi, meu servidor. Para sempre, no teu trono, firmarei tua linhagem, de geração em geração garantirei o teu reinado.
— Ele, então, me invocará: ‘Ó Senhor, vós sois meu Pai, sois meu Deus, sois meu Rochedo onde encontro a salvação!’ Guardarei eternamente para ele a minha graça e com ele firmarei minha Aliança indissolúvel.


Evangelho (Lc 1,67-79)
ÚLTIMOS DIAS ANTES DO NATAL
24 de dezembro Advento



Bendito seja o Senhor, Deus de Israel

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Lucas – Naquele tempo,67Zacarias, seu pai, ficou cheio do Espírito Santo e profetizou, nestes termos:68Bendito seja o Senhor, Deus de Israel, porque visitou e resgatou o seu povo,69e suscitou-nos um poderoso Salvador, na casa de Davi, seu servo70(como havia anunciado, desde os primeiros tempos, mediante os seus santos profetas),71para nos livrar dos nossos inimigos e das mãos de todos os que nos odeiam.72Assim exerce a sua misericórdia com nossos pais, e se recorda de sua santa aliança,73segundo o juramento que fez a nosso pai Abraão: de nos conceder que, sem temor,74libertados de mãos inimigas, possamos servi-lo75em santidade e justiça, em sua presença, todos os dias da nossa vida.76E tu, menino, serás chamado profeta do Altíssimo, porque precederás o Senhor e lhe prepararás o caminho,77para dar ao seu povo conhecer a salvação, pelo perdão dos pecados.78Graças à ternura e misericórdia de nosso Deus, que nos vai trazer do alto a visita do Sol nascente,79que há de iluminar os que jazem nas trevas e na sombra da morte e dirigir os nossos passos no caminho da paz.

— Palavra do Senhor.

— Graças a Deus.


Missa da noite

Natal do Senhor - Missa da noite Natal
Cor: Branco

Primeira Leitura (Is 9,1-6)
Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo - Quarta-feira 24/12/2014

Livro do Livro do Profeta Isaías:

1O povo, que andava na escuridão, viu uma grande luz; para os que habitavam nas sombras da morte, uma luz resplandeceu.
2Fizeste crescer a alegria e aumentaste a felicidade; todos se regozijam em tua presença, como alegres ceifeiros na colheita, ou como exaltados guerreiros ao dividirem os despojos. 3Pois o jugo que oprimia o povo  a carga sobre os ombros, o orgulho dos fiscais  tu os abateste como na jornada de Madiã.
4Botas de tropa de assalto, trajes manchados de sangue, tudo será queimado e devorado pelas chamas.
5Porque nasceu para nós um menino, foi-nos dado um filho; ele traz aos ombros a marca da realeza; o nome que lhe foi dado é: Conselheiro admirável, Deus forte, Pai dos tempos futuros, Príncipe da paz.
6Grande será o seu reino e a paz não há de ter fim sobre o trono de Davi e sobre o seu reinado, que ele irá consolidar e confirmar em justiça e santidade, a partir de agora e para todo o sempre. O amor zeloso do Senhor dos exércitos há de realizar essas coisas.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.


Responsório(Sl 95) 
Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo - Quarta-feira 24/12/2014

— Hoje nasceu para nós o Salvador, que é Cristo, o Senhor.
 Hoje nasceu para nós o Salvador, que é Cristo, o Senhor!

— Cantai ao Senhor Deus um canto novo,/ cantai ao Senhor Deus, ó terra inteira!/ Cantai e bendizei seu santo nome!
— Dia após dia anunciai sua salvação,/ manifestai a sua glória entre as nações,/ e entre os povos do universo seus prodígios!
— O céu se rejubile e exulte a terra,/ aplauda o mar com o que vive em suas águas;/ os campos com seus frutos rejubilem/ e exultem as florestas e as matas.
— Na presença do Senhor, pois ele vem,/ porque vem para julgar a terra inteira./ Governará o mundo com justiça,/ e os povos julgará com lealdade.


Segunda Leitura (Tt 2,11-14)
Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo - Quarta-feira 24/12/2014

Leitura da Carta de São Paulo a Tito:

11Manifestou-se, com efeito, a graça de Deus, fonte de salvação para todos os homens.12Veio para nos ensinar a renunciar à impiedade e às paixões mundanas e a viver neste mundo com toda sobriedade, justiça e piedade,13na expectativa da nossa esperança feliz, a aparição gloriosa de nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo,14que se entregou por nós, a fim de nos resgatar de toda a iniquidade, nos purificar e nos constituir seu povo de predileção, zeloso na prática do bem.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.


Anúncio do Evangelho (Lc 2,1-14)
Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo - Quarta-feira 24/12/2014



Nasceu o Salvador

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1Naqueles tempos apareceu um decreto de César Augusto, ordenando o recenseamento de toda a terra.2Este recenseamento foi feito antes do governo de Quirino, na Síria.3Todos iam alistar-se, cada um na sua cidade.4Também José subiu da Galiléia, da cidade de Nazaré, à Judéia, à Cidade de Davi, chamada Belém, porque era da casa e família de Davi,5para se alistar com a sua esposa Maria, que estava grávida.6Estando eles ali, completaram-se os dias dela.7E deu à luz seu filho primogênito, e, envolvendo-o em faixas, reclinou-o num presépio; porque não havia lugar para eles na hospedaria.8Havia nos arredores uns pastores, que vigiavam e guardavam seu rebanho nos campos durante as vigílias da noite.9Um anjo do Senhor apareceu-lhes e a glória do Senhor refulgiu ao redor deles, e tiveram grande temor.10O anjo disse-lhes: Não temais, eis que vos anuncio uma boa nova que será alegria para todo o povo:11hoje vos nasceu na Cidade de Davi um Salvador, que é o Cristo Senhor.12Isto vos servirá de sinal: achareis um recém-nascido envolto em faixas e posto numa manjedoura.13E subitamente ao anjo se juntou uma multidão do exército celeste, que louvava a Deus e dizia:14Glória a Deus no mais alto dos céus e na terra paz aos homens, objetos da benevolência (divina).

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.




Oração para depois de ler a Bíblia


Dou-Te graças, meu Deus, pelos bons propósitos, afetos e inspirações que mecomunicastes nesta meditação; peço-Te ajuda para colocá-los  em prática.Minha Mãe Imaculada, meu protetor São José e Anjo da minha guarda, intercedem todos por mim. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário