quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 24/12/2014

ANO B


Lc 1,67-79

Comentário do Evangelho

A visita salvífica de Deus

O Benedictus, conhecido como hino de Zacarias, é o cântico que a Igreja entoa todas as manhãs durante a celebração das Laudes. Postos nos lábios de Zacarias, é um cântico inspirado (cf. v.67): repleto do Espírito Santo é que ele o pronuncia. Trata-se, como o Magnificat, de um cântico pré-lucano, tipicamente judeu. Provavelmente, o próprio Lucas fez nesse hino os retoques necessários para que ele pudesse dizer a nova realidade dessa etapa da história da salvação e ser inserido no relato evangélico. O motivo do hino é a visita salvífica de Deus. O acento do hino repousa sobre dois aspectos: sobre a aliança abraâmica, tida como fundamento da história da salvação, e sobre as testemunhas dessa aliança. De João, propriamente, se diz que ele é profeta do altíssimo, cuja missão é preparar os caminhos do Senhor. Daí que o Batismo para a conversão dos pecados propostos por João, encontra, aqui, no Benedictus, o seu fundamento. É pelo perdão dos pecados que João faz conhecer a salvação de Deus e prepara os caminhos do Messias.
Pe. Contieri
Oração
Pai, coloca-me, como João Batista, a serviço de teu Messias, Jesus Cristo, tornando-me teu profeta, anunciador da libertação a ser realizada em favor da humanidade.

Vivendo a Palavra

A profecia de Zacarias na circuncisão do filho, João Batista, deve ser lembrada nesta véspera da chegada do Menino Jesus. Aprendamos com ele a gratidão pelo inefável dom que o Pai nos oferece e procuremos seguir os passos do Precursor na preparação dos caminhos do Filho de Deus neste mundo.

Reflexão

João Batista é o precursor do Messias, aquele que veio para dar testemunho da verdadeira luz que ilumina todo homem que vem a este mundo, expulsando as trevas do erro, do pecado e da morte, para dar a todos a vida nova, a vida em abundância. Zacarias, no seu canto, nos mostra não apenas este fato, mas também que o nosso Deus é o Deus da misericórdia, que vem ao nosso encontro para nos trazer a salvação, nos libertar de todo poder do inimigo e fazer de todos nós um povo santo, que vive na sua graça e que é destinado à vida eterna.

Comentário do Evangelho

PROFETA DO ALTÍSSIMO

Zacarias, em seu canto de louvor, sintetizou a missão profética do filho recém-nascido, explicitando sua correlação com Deus Pai e com o Salvador a ser enviado.
A missão do Batista consistiria em ser profeta do Altíssimo, título aplicável tanto a Deus quanto a seu Messias, posteriormente identificado com Jesus. Portanto, a existência do Precursor estaria ligada, simultaneamente, a Deus altíssimo e ao povo, junto ao qual seu profetismo seria exercido.
A glorificação de Zacarias centra-se no desígnio libertador de Deus que defende seu povo da sanha de seus inimigos e de quantos o odeiam. Ele não suporta que seu povo padeça a opressão do inimigo. Por isso, vem libertá-lo. Dele Deus exige apenas que o “sirva em santidade e justiça”, sem se apartar de seus caminhos nem um só dia da vida.
O desígnio libertador de Deus expressa sua misericórdia, que jamais poderá faltar, pois a relação com Israel está selada com uma Aliança santa, a ser observada com fidelidade. Por conseguinte, quando o seu povo é oprimido, Deus suscita-lhe um poderoso Salvador.
O maior de todos eles será seu próprio Filho. A missão fundamental do Batista consistiu em preparar-lhe os caminhos, anunciando ao povo que a salvação e a remissão dos pecados jorrariam do “amor do coração de nosso Deus”, por meio da ação do Messias.
Zacarias não estava em condições de identificar Jesus com o “poderoso Salvador”, suscitado pelo Senhor, Deus de Israel. Caberia a João reconhecê-lo como aquele que tira o pecado do mundo, levando a cabo a obra divina da libertação.
Oração
Pai, coloca-me, como João Batista, a serviço de teu Messias, Jesus Cristo, tornando-me teu profeta, anunciador da libertação a ser realizada em favor da humanidade.
(O comentário do Evangelho é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado neste Portal a cada mês)
Oração
Apressai-vos e não tardeis, Senhor Jesus, para que a vossa chegada renove as forças do que confiam em vosso amor. Vós, que sois Deus com o Pai, na unidade do Espírito Santo.

REFLEXÕES DE HOJE


DIA 24 DE DEZEMBRO - QUARTA
http://liturgiadiariacomentada2.blogspot.com.br/
+++++++++++++++
REZE CLICANDO AQUI
==============================



O sol que nasce do alto nos visitará.


HOMILIA - Lc 1,67-79
A PROFECIA DE ZACARIAS
Como Maria na hora da visitação a Isabel, também Zacarias celebra, em longo cântico de louvor e ação de graças, as maravilhas de Deus, que ele contempla realizadas em sua própria casa. É o termo do Antigo Testamento, a aurora do Novo, à hora em que vai nascer o Sol de justiça, o Filho de Deus feito homem.É o cântico que a Igreja há-de cantar todas as manhãs na Hora de Laudes.
O cântico de Zacarias é um louvor ao Deus misericordioso que realiza, através de Jesus, a «visita» aos pobres. Em Jesus se manifesta a força que liberta dos inimigos e do medo, formando um povo santo diante de Deus e justo diante dos homens. Desse modo, manifesta-se a luz que ilumina a condição do povo, abrindo uma história nova, que se encaminha para a Paz, isto é, a plenitude da vida.
Ao tempo do Novo Testamento, muitos previram o cumprimento dessas promessas maravilhosas. Simeão "esperava a consolação de Israel" (Lucas 2:25). Ana representava aqueles que "esperavam a redenção de Jerusalém" (Lucas 2:38). José de Arimatéia "esperava o reino de Deus" (Lucas 23:51). Deus tinha preparado pessoas espirituais para o desenvolvimento de seu plano. Suas muitas promessas e a exposição delas pelos profetas despertaram certa expectativa nos corações do seu povo.
Os primeiros anúncios de que aquelas grandes promessas estavam sendo cumpridas deram alegria aos que ouviram as notícias. O anjo Gabriel disse a Maria: "Este será grande e será chamado Filho do Altíssimo; Deus, o Senhor, lhe dará o trono de Davi, seu pai; ele reinará para sempre sobre a casa de Jacó, e o seu reinado não terá fim" (Lucas 1:32-33). Zacarias, inspirado pelo Espírito Santo, falou como Deus estava cumprindo as promessas que havia feito a Davi e a Abraão (Lucas 1:67-79, especialmente 69,73). João Batista e, mais tarde, Jesus e seus discípulos pregaram: "O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo" (Marcos 1:15.
O Magnificat de Maria, tal como o Benedictus de Zacarias é uma exultação no Espírito Santo. Ela resulta do fato de o Espírito Santo os ter feito compreender que as antigas profecias e as promessas de Deus atingiram a sua realização.
Lucas sublinha de modo muito claro que o reconhecimento do Messias e o alcance da sua missão salvadora só pode acontecer aos que têm o Espírito Santo em si. É com este mesmo sentido que Lucas apresenta o canto do velho Simeão no templo. Este ao ver o Menino de Maria, como estava em sintonia com o Espírito Santo, reconheceu naquele recém-nascido o Messias no qual se realizam as antigas profecias e as promessas de Deus.
Fonte Padre BANTU SAYLA
http://www.liturgiadapalavra.com/
MISSA DA NOITE

Lc 2,1-14 – Hoje, nasceu para vós um Salvador.

HOMILIA - Lc 2,1-14
HOJE NASCEU O SALVADOR
«Anuncio-vos uma grande alegria». Tais são as palavras do anjo aos pastores de Belém. Ontem como hoje os anjos clamam: trago-vos uma notícia que vos causará uma grande alegria. Para você que  é pobre,  exilado ou condenado à morte, doente, injustiçado, caluniado, haverá notícia mais feliz do que a da aparição do seu Salvador, vindo não só para libertá-lo da morte, mas para lhes conceder o regresso à pátria? É precisamente isto o que eu anuncio para você: «Nasceu o nosso Salvador, Jesus Cristo, o Senhor».
Desde os primeiros instantes de sua vida, o Messias, se identifica com os pobres e marginalizados; pois o recenseamento era instrumento de dominação, já que esse possibilitava saber quantas pessoas deviam pagar o tributo. E é exatamente dentro dessa situação de dominação que nasce o senhor Jesus. Manjedoura é um tabuleiro, coxo em que se põe comida para os animais nas estrebarias. Foi nesse local que nasceu o maior homem que já viveu, Jesus Cristo, o salvador do mundo. Maria e José pertenciam à comunidade dos pobres, das pessoas simples e humildes, e, por isso, não encontraram lugar na casa.
Como está preparada a sua casa interior? Quando um monarca entra pela primeira vez numa cidade do seu reino, são-lhe rendidas as maiores honras; quantas ruas engalanadas, quantos arcos do triunfo! Prepara-te, pois, ó bem-aventurada Belém, para receberes condignamente o teu Rei. Que saibas, como te diz o profeta (Mi 5, 1), que de entre todas as cidades da terra, és a mais favorecida, pois foi a ti que o Rei do céu escolheu para lugar do Seu nascimento aqui na terra, para depois reinar não apenas na Judéia, mas nos corações dos homens, em todos os sítios. O que não terão dito os anjos ao verem a Mãe de Deus entrar numa gruta para aí dar à luz o Rei dos reis! Os filhos dos príncipes vêm ao mundo em aposentos cintilantes de ouro; estão rodeados pelos mais altos dignitários do reino. Ele, o Rei do céu, quis vir nascer num estábulo frio e sem lume, tendo para Se cobrir apenas uns pobres farrapos; e, para Se deitar, apenas uma miserável manjedoura com um pouco de palha.
A própria consideração do nascimento de Jesus Cristo e das circunstâncias que o acompanharam deverá embrasar-nos de amor; e as próprias palavras «gruta», «manjedoura», «palha», «leite», «gemidos», ao porem-nos diante dos olhos o Menino de Belém, deverão ter sobre nós o efeito de setas inflamadas ferindo-nos de amor o coração. Bendita gruta, bendita manjedoura, bendita palha! Mas muito mais benditas ainda sejam as almas que com fervor e ternura amam este Senhor tão digno de amor, almas que, ardendo de inflamada caridade, O recebem na santa comunhão. Com que ardor, com que alegria, Jesus vem descansar nas almas que verdadeiramente O amam!
Na sociedade de hoje, em muitos estabelecimentos, não há lugar para essa classe de pessoas, pois estão sempre ocupados com os "ricos e poderosos". Os primeiros a receber a Boa Notícia são os pobres e marginalizados, aqui representados pelos pastores. Com efeito, na sociedade da época, os pastores eram desprezados, porque não tinham possibilidade de cumprir todas as exigências da Lei. É para eles que nasceu o Salvador, o Messias e o Senhor. E são os primeiros a anunciar a sua chegada. Jesus é o Salvador, porque traz a libertação definitiva. É o Messias, porque traz o Espírito de Deus, que convoca os homens para uma relação de justiça e amor fraterno (cf. Is 11,1-9). É o Senhor, porque vence todos os obstáculos, conduzindo os homens dentro de uma história nova. Depois destes estudos sobre o nascimento de Jesus Cristo, podemos perceber que o Natal deixou de ser uma festa religiosa. Grande parte da sociedade se preocupa apenas em fazer pomposas festas com comilanças exageradas, bebedeiras desenfreadas e até mesmo com um falso laço de amizade; coisas totalmente contrárias à vontade de Deus. Podemos, sim, comemorar o nascimento de Jesus Cristo com festa e muita alegria, mas uma festa puramente cristã, com o espírito de conversão e acolhimento, totalmente aberto para promover a justiça e a paz. Aí sim, podemos ter a convicção de que teremos não só um Natal e um Ano Novo repletos de alegria, prosperidade, paz e felicidade, mas a nossa vida inteira será completa e muito abençoada por Deus. As lindas mensagens de Natal e de Ano Novo que recebemos só vão surtir efeito em nossas vidas se estivermos vivendo como verdadeiros cristãos e discípulos de Jesus Cristo, nosso Senhor.  Que o seu Natal seja a vivência do Deus conosco em Cristo Jesus.
Fonte Padre BANTU SAYLA
HOMILIA
Hoje é dia de o nome do Senhor
Hoje é a noite feliz e abençoada de engrandecermos o nome do Senhor! Não tem sentido celebrar o Natal sem ter na boca a unção do Espírito de Deus para cantar os louvores do Senhor.
Zacarias, o pai de João, repleto do Espírito Santo, profetizou, dizendo: ‘Bendito seja o Senhor, Deus de Israel, porque visitou e redimiu o seu povo’” (Lucas 1, 67- 68).


A boca de Zacarias é ungida pela unção do Espírito Santo de Deus. E a boca que é ungida pela unção do Espírito louva, canta, enaltece, engrandece e bendiz o nome do Senhor Nosso Deus. A boca de Zacarias é ungida, santa e cheia da graça divina, por isso ele reconhece as grandezas de Deus em sua vida.
Vale mais uma vez recordar que Zacarias ficou por um bom tempo mudo, sem poder falar, sem poder dizer nada. E ali recolhido no seu silêncio foi para dentro do seu interior, do seu coração e pôde reconhecer quão grande é o Senhor Nosso Deus, que o Seu nome seja bendito, seja exaltado e glorificado entre nós.
Hoje é dia de cantarmos para Deus! Hoje é a noite feliz e abençoada de engrandecermos o nome do Senhor! Não tem sentido celebrar o Natal, vivê-lo, sem ter na boca a unção do Espírito de Deus para cantar os louvores do Senhor.
Que nesta noite você não se embriague do vinho, da bebida. Que nesta noite você, simplesmente, não coma todas as coisas que você e todos de sua casa prepararam sem primeiro cantar os louvores do Senhor. O sentido desta noite é o reconhecimento, é a ação de graças, é o louvor, porque Deus tem sido muito bom para conosco!
Para isso não importa como estejamos vivendo ou esteja hoje a nossa vida, ainda que tenhamos ou estejamos passando por essas ou por aquelas dificuldades. Foi em meio às dificuldades de uma noite fria, de uma noite sem acolhimento, que Maria trouxe e nos deu o maior dos presentes: Jesus, o Filho eterno de Deus. Deus quer estar presente e ser o maior presente da nossa vida quando nós abrimos o nosso coração para reconhecê-Lo!
Hoje peço realmente a Deus a unção para os nossos corações, para a nossa casa, para a nossa família. Peço, realmente, que o Espírito de Deus, Aquele mesmo que entrou no ventre de Maria e fez de lá o lugar da morada de Deus, esteja hoje na sua casa, na sua família, no seu lar! Que Ele esteja com você onde quer que você esteja, para que, assim como Zacarias, você possa deixar irromper um hino de louvor, de ação de graças e de reconhecimento de seu interior porque Deus tem sido muito bom para conosco!
Uma noite feliz e abençoada para você, sua casa e sua família!
Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo

Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. https://www.facebook.com/rogeraraujo.cn
LEITURA ORANTE

Lc 1,67-79 - O cântico de Zacarias



Em união com todos que se encontram neste ambiente virtual,
iniciamos nossa Leitura Orante do Advento, com a
Canção do Advento
Ó vem, Senhor, não tardes mais!
Vem saciar nossa sede de Paz!
1.   Ó vem, como chega a brisa do vento,
Trazendo aos pobres justiça e bom tempo!
2.   Ó vem, como chega a chuva no chão
Trazendo fartura de vida e de pão!
3.   Ó vem, como chega a luz que faltou
Só tua palavra nos salva Senhor!
4.   Ó vem, como chega a carta querida
Bendito carteiro do Reino da Vida!
5.   Ó vem, como chega o filho esperado
Caminha conosco Jesus Bem amado!
6.   Ó vem, como chega o Libertador
Das mãos do inimigo nos salva Senhor
Veja a melodia desta canção ao lado

1. Leitura (Verdade)
O que diz o texto do dia?
Leio na minha Bíblia, Lc 1,67-79:
Zacarias, o pai de João, cheio do Espírito Santo, começou a profetizar. Ele disse:
- Louvemos o Senhor, o Deus de Israel, pois ele veio ajudar o seu povo e lhe dar a liberdade.
Enviou para nós um poderoso Salvador, aquele que é descendente do seu servo Davi.
Faz muito tempo que Deus disse isso por meio dos seus santos profetas.
Ele prometeu nos salvar dos nossos inimigos e nos livrar do poder de todos os que nos odeiam.
Disse que ia mostrar a sua bondade aos nossos antepassados e lembrar da sua santa aliança.
Ele fez um juramento ao nosso antepassado Abraão; prometeu que nos livraria dos nossos inimigos
e que ia nos deixar servi-lo sem medo, para que sejamos somente dele e façamos o que ele quer em todos os dias da nossa vida.
E você, menino, será chamado de profeta do Deus Altíssimo e irá adiante do Senhor a fim de preparar o caminho para ele.
Você anunciará ao povo de Deus a salvação que virá por meio do perdão dos pecados deles.
Pois o nosso Deus é misericordioso e bondoso.
Ele fará brilhar sobre nós a sua luz e do céu iluminará todos os que vivem na escuridão da sombra da morte, para guiar os nossos passos no caminho da paz.
Este cântico de Zacarias é louvor e profecia. Começa com uma aclamação litúrgica: “Louvemos o Senhor”. O hino divide-se em duas partes: a primeira recorda a ação de Deus na história do povo. A segunda parte anuncia o destino do menino João que será profeta de Deus Altíssimo. Zacarias recorda as promessas de Deus por meio dos profetas, da aliança e do juramento feito com Abraão. Diz também que o objetivo disto tudo é “que sejamos somente dele e façamos o que ele quer.

2. Meditação (Caminho)
O que o texto diz para mim, hoje?
Também eu devo reconhecer a grande graça de ser cristão e discípulo de Jesus Cristo. Nos ajudam neste reconhecimento os bispos em Aparecida:
“Queremos expressar a alegria de sermos discípulos do Senhor e de termos sido enviados com o tesouro do Evangelho. Ser cristão não é uma carga, mas um dom: Deus Pai nos abençoou em Jesus Cristo seu Filho, Salvador do mundo” (DAp 23).

3.Oração (Vida)
O que o texto me leva a dizer a Deus?
Rezo, com os bispos da América Latina que também fazem uma oração de louvor por Deus que nos amor por primeiro:
“ Bendito seja Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo,
que nos abençoou com toda sorte de bênçãos na pessoa de Cristo
(cf. Ef 1,3).
O Deus da Aliança,
rico em misericórdia,
nos amou primeiro;
imerecidamente amou a cada um de nós;
por isso o bendizemos,
animados pelo Espírito Santo, Espírito vivificador,
alma e vida da Igreja.
Ele, que foi derramado em nossos corações,
geme e intercede por nós e,
com seus dons nos fortalece
em nosso caminho de discípulos e missionários”
(DAp 24).

4.Contemplação (Vida e Missão)
Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
“Somos chamados a encarnar o Evangelho no coração do mundo”(DGAE 2008-2009, no 21). Meu novo olhar é de ação de graças pela vinda de Deus em nosso meio e pela confiança de Deus que me confiar o anúncio de sua presença.

Bênção
A bênção do Deus de Sara, Abraão e Agar,
a bênção do Filho, nascido de Maria,

a bênção do Espírito Santo de amor,
que cuida com carinho,
qual mãe cuida da gente,
esteja sobre todos nós. Amém!

Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Ir. Patrícia Silva, fsp
patricia.silva@paulinas.com.br
Oração Final
Pai Santo, bendito sejas pelo inefável dom que nos ofereces – o teu Filho Unigênito – que, fazendo-se humano em Jesus de Nazaré, nos visita e redime, perdoando os nossos pecados. Pelo mesmo Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, que contigo reina na unidade do Espírito Santo.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg06.php

MISSA DA NOITE DE NATAL 

LEITURA ORANTE

Lc 2,1-14 - Nasceu o Salvador!



Saudação
- A nós, a paz de Deus, nosso Pai,
a graça e a alegria de Nosso Senhor Jesus Cristo,
no amor e na comunhão do Espírito Santo.
- Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!
Preparo-me para a Leitura, rezando:
Oração pela família no Natal
Senhor, diante de teu presépio
venho pedir por minha família.
Abençoa as pessoas que amo
onde quer que estejam.
Que dentro de nosso lar habite
a confiança de tua mãe, Maria,
o zelo de teu pai, José,
e a inocência de teu rosto de criança.
Afugenta de nossa casa as dores,
lágrimas e angústias causadas por
tantos Herodes que lutam por
matar nossos sonhos de paz.
Concede-nos a saúde do corpo e
da alma, para que possamos cantar
teus louvores a cada dia deste novo ano.
Que nossas portas estejam sempre
abertas para ti, nas visitas que nos fazes
em tantos rostos sofridos.
Dá-nos a alegria de tua presença em
nosso lar: o maior de todos os presentes possíveis.
Abençoa minha família neste Natal, Senhor.
Amém.

1. Leitura (Verdade)
O que diz o texto do dia?
Leio atentamente o texto e observo atentamente palavras, gestos, atitudes, relacionamentos : Lc 2, 1-14.
Naquele tempo o imperador Augusto mandou uma ordem para todos os povos do Império. Todas as pessoas deviam se registrar a fim de ser feita uma contagem da população. Quando foi feito esse primeiro recenseamento, Cirênio era governador da Síria. Então todos foram se registrar, cada um na sua própria cidade.
Por isso José foi de Nazaré, na Galileia, para a região da Judeia, a uma cidade chamada Belém, onde tinha nascido o rei Davi. José foi registrar-se lá porque era descendente de Davi. Levou consigo Maria, com quem tinha casamento contratado. Ela estava grávida, e aconteceu que, enquanto se achavam em Belém, chegou o tempo de a criança nascer. Então Maria deu à luz o seu primeiro filho. Enrolou o menino em panos e o deitou numa manjedoura, pois não havia lugar para eles na pensão.
Naquela região havia pastores que estavam passando a noite nos campos, tomando conta dos rebanhos de ovelhas. Então um anjo do Senhor apareceu, e a luz gloriosa do Senhor brilhou por cima dos pastores. Eles ficaram com muito medo, mas o anjo disse:
- Não tenham medo! Estou aqui a fim de trazer uma boa notícia para vocês, e ela será motivo de grande alegria também para todo o povo! Hoje mesmo, na cidade de Davi, nasceu o Salvador de vocês - o Messias, o Senhor! Esta será a prova: vocês encontrarão uma criancinha enrolada em panos e deitada numa manjedoura.
No mesmo instante apareceu junto com o anjo uma multidão de outros anjos, como se fosse um exército celestial. Eles cantavam hinos de louvor a Deus, dizendo:
- Glória a Deus nas maiores alturas do céu!
E  paz na terra para as pessoas a quem ele quer bem!
Lucas narra o nascimento de Jesus e focaliza a pobreza que envolve o acontecimento. O evangelista prioriza os pobres quando narra a visita dos pastores que passavam a noite no campo, tomando conta das ovelhas. Estes recebem a boa notícia, constatam o fato, e se tornam comunicadores do grande evento.

2. Meditação (Caminho)
O que o texto diz para mim, hoje?
Entro em diálogo com o texto.
Reflito e atualizo.
O que o texto me diz no momento?
Sou capaz de receber a boa notícia e reconhecer Jesus nos pobres, nos mais excluídos ou “descartados” como disseram os bispos na Conferência de Aparecida?Sou capaz de partilhar o que tenho com os pobres?

3.Oração (Vida)
O que o texto me leva a dizer a Deus?
Faço minha oração pessoal e depois, rezo:

Senhor, outro Natal é possível
Onde o Menino Jesus não fique envergonhado,
Ao ser escanteado e substituído pelo Papai Noel,
Verdadeiro mascote de vendas e lucros.

Onde as crianças, além de brinquedos,
Ganhem oportunidades de saúde, escola e lazer,
E possam exibir o sorriso largo e o olhar luminoso.

Onde os pais de crianças pobres não sejam inferiorizados
Diante dos apelos do marketing e da propaganda,
Com a tirania da última novidade em brinquedos;

Onde, além da mesa e da ceia natalina,
Estejam recheados o coração e o espírito,
Dos que buscam a justiça, o direito e a paz.

Onde as luzes e cores, presentes e enfeites,
Não formem um verniz de falsidade e ilusão,
Mas expressem um clima de alegria fraterna.

Onde o presépio relembre a cada pessoa e família,
O valor dos laços primários, sólidos, duradouros,
Alicerce de um edifício social sadio e saudável.

Onde o planeta Terra, casa de Deus e casa de todos,
Seja livre da devastação, corrupção e poluição,
Sonho eterno do bem viver e da terra sem males!

Onde os olhos brilhem e os corpos dancem,
Embriagados não pelo prazer e as drogas do egoísmo,
Mas pelas mãos e braços abertos à solidariedade.

Onde o Deus do caminho prevaleça sobre o Deus do templo,
Verbo que se faz carne e arma sua tenda entre nós.
Vem, Senhor Jesus, fica e caminha conosco!
Pe. Alfredo J. Gonçalves, CS

4.Contemplação (Vida e Missão)
Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
Vou olhar o mundo e a vida com os olhos de Deus que se faz um de nós.

nção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
-Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
Ir. Patrícia Silva, fsp

Nenhum comentário:

Postar um comentário