quarta-feira, 9 de julho de 2014

Santo Antônio Maria Zaccaria - 05 de Julho






Santo Antônio Maria Zaccaria, fundou os Clérigos Regulares de São Paulo

O santo de hoje foi um grande apaixonado por Jesus Eucarístico e pela Virgem Maria, por isso, santificado e “santificador” de muitos.
Antônio Maria, nasceu em Cremona, no norte da Itália em 1502 e, ao perder o pai muito cedo teve de sua mãe o grande gesto de amor que consistiu em dedicar-se somente para sua educação, tanto assim que, com apenas 22 anos, já era médico.
Ele fazia de sua profissão um apostolado, por isso não cuidava só do corpo, mas também da alma dos seus pacientes que eram tratados como irmãos deste médico corajoso, pois viviam em um ambiente impregnado pelo humanismo sem Deus.
Chamado por Cristo, ampliou seu apostolado ao ser ordenado sacerdote e, desta forma, pôde testemunhar Jesus e a unidade da Igreja num tempo em que as ciências de fundo pagão, a decadência das ordens religiosas, do clero, pediam não uma Reforma Protestante, mas sim uma santidade transformadora.
Fundador dos Clérigos Regulares de São Paulo e, com a ajuda de uma condessa, da Congregação das Angélicas de São Paulo, Antônio viveu, comunicou vida num dos períodos mais difíceis da Igreja de Cristo. Depois de muito propagar a devoção a Jesus Eucarístico, por ter trabalhado demais, veio com 37 anos “dormir” nos braços de sua mãe terrestre e acordar nos braços de sua Mãe Celeste.
Santo Antônio Maria Zaccaria, rogai por nós!
http://santo.cancaonova.com/santo/santo-antonio-maria-zaccaria-fundador-dos-clerigos-regulares-de-sao-paulo/

Santo Antônio Maria Zacarias


Santo Antônio Maria Zacarias
1502-1539

Fundou a congregação dos
Clérigos Regulares de São Paulo "barnabitas",
e a congregação das
Angélicas de São Paulo
Antônio Maria nasceu na rica família Zacarias, da tradicional nobreza italiana, na cidade de Cremona, em 1502. Era o filho único de Lázaro e Antonieta, e seu pai morreu quando ele tinha apenas dois anos de idade. Nessa ocasião não faltaram os pretendentes à mão da jovem viúva, que contava com dezoito anos de idade. Mas Antonieta preferiu afastar-se de todos. Tornou-se exemplo de vida austera, séria e voltada para a fé, dedicando-se exclusivamente à educação e formação do filho. E seu empenho ilustra a alma do homem que preparou para o mundo e para a Igreja.
Em pouco tempo, Antônio Maria era conhecido por sua inteligência precoce e, ao mesmo tempo, pela disposição à caridade e humildade. Contam os escritos que era comum chegar do colégio sem seu caro manto de lã, pois o deixava sobre os ombros de algum mendigo que estava exposto ao rigor do frio.
Ao completar dezoito anos de idade, doou toda sua herança para sua mãe, e foi estudar filosofia em Pávia e medicina em Pádua. Ao contrário dos demais estudantes, que pouco aprendiam e mais se dedicavam à vida de diversões das metrópoles, como em todas as épocas, Antônio Maria usava todo o seu tempo para estudar e meditar. Em vez de vestir-se como fidalgo, preferia as roupas simples e comportava-se com humildade.
Depois de formado, exerceu a medicina junto ao povo, cuidando principalmente dos que não tinham recursos. Conta a tradição que, além de curar os males do corpo, ele confortava as tristezas da alma de seus pobres pacientes.
Distribuía os remédios científicos juntamente com o conforto, a esperança e a paz de espírito. Finalmente, sua espiritualidade venceu a ciência e, em 1528, Antônio Maria ordenou-se sacerdote.
Com as bênçãos da mãe, que ficou feliz, mas sozinha, ele foi exercer seu apostolado em Milão. Ali, na companhia de Tiago Morigia e Bartolomeu Ferrari, fundou a Congregação dos Clérigos Regulares de São Paulo, cujos membros ficaram conhecidos como "barnabitas", pois a primeira Casa da Ordem foi erguida ao lado da igreja de São Barnabé, em Milão. Depois, com apoio da condessa de Guastalla, Ludovica Torelli, fundou também a Congregação feminina das Angélicas de São Paulo e criou o Grupo de Casais, para os leigos. Toda a sua Obra se voltou à reforma do clero e dos leigos, reaproximando-os dos legítimos preceitos cristãos.
Tendo como modelo são Paulo, era também um devoto extremado da santa eucaristia. Foi o padre Antônio Maria que instituiu as "quarenta horas de adoração ao Santíssimo Sacramento", e também o soar dos sinos às quinze horas para indicar a Paixão de Jesus na cruz.
Durante uma de suas numerosas missões de oração e pregação que efetuava na Itália meridional, foi acometido pela epidemia que se alastrava na região. Não tinha ainda completado os trinta e sete anos de idade quando isto aconteceu. Como médico que era, sabia que a morte se aproximava, voltou então para os braços da dedicada mãe Antonieta.
Ele morreu, sob o teto da mesma casa onde nasceu, em 5 de julho de 1539, e foi canonizado em 1897. Tendo em vista a criação do Grupo de Casais, santo Antônio Maria Zacarias é considerado o pioneiro da Pastoral Familiar na história da Igreja.

Santo Antônio Maria Zacaria nasceu em Cremona em 1502, pertencente à rica família dos Zacaria, de origem genovesa. Sua mãe ficou viúva com 18 anos de idade, rejeitou segundas núpcias só para dedicar-se totalmente à educação do filho. Embora rico, vestia-se com modéstia e escolheu essa profissão de médico para ficar mais perto da gente humilde, curar-lhe as doenças do corpo, gradativamente, para distribuir-lhe os remédios da alma, o conforto, a esperança, a paz com Deus. Em 1528, abandonou a medicina e se fez sacerdote, e se estabeleceu em Milão, onde com a colaboração de Tiago Morigia e Bartolomeu Ferrari, fundou a Congregação dos Clérigos Regulares de São Paulo, mais conhecidos como Barnabitas, porque residiam junto à Igreja de São Barnabé.
A finalidade da nova congregação era a promoção da reforma do clero e dos leigos, não se consideravam monges nem frades, seu carisma específico era evangelizar e administrar os sacramentos. Com a ajuda da Condessa de Guastalla, Ludovica Torelli, surgiu a congregação feminina das Angélicas, para a reforma dos mosteiros femininos. A palavra reforma era o emblema de 1500. Antônio Maria Zacaria não dava importância às palavras, mas aos fatos. E ajudou na preparação do Concílio de Trento, cuja influência ainda persiste na Igreja de nossos dias. Foi também promotor da devoção à Eucaristia e da adoração ao Santíssimo Sacramento, instituindo as quarenta horas de adoração ao Santíssimo Sacramento.
Morreu assistido por sua mãe, que aceitara vida de solidão para não pôr obstáculos à vocação do filho, aos 37 anos, no dia 05 de Julho de 1539, na casa onde nascera durante uma missão de oração e de pregação na Itália meridional.
http://www.acidigital.com/santos/santo.php?n=21

Santo Antônio Maria Zaccaria



FUNDADOR DAS ORDENS "BARNABISTAS":

1. ORDEM DOS CLÉRIGOS REGULARES DE SÃO PAULO


2. CONGREGAÇÃO ANGÉLICAS DE SÃO PAULO

Comemoração litúrgica: 05 de julho

Também nesta data: Santo Agatão e Santa Filomena

Antônio Maria Zaccaria nasceu de nobre família de Cremona, na Alta Itália.  Dotado de grande inteligência, dedicou-se bem cedo ao estudo das humanidades e, mais tarde,  adquiriu os graus de doutor em medicina, em Pádua. Desde a infância, revelou um grande amor à SS. Virgem, Mãe de Deus, e invulgar  caridade aos pobres e necessitados.
Bem cedo Deus o fez perceber que a  sua missão na terra era ser não tanto médico dos que sofriam fisicamente, mas do que necessitavam de assistência e medicação espirituais.
Como médico de profissão e de alma, visitava os enfermos;  aos meninos, ensinava a doutrina cristã; ao seu redor, reunia a juventude para incutir-lhe mais piedade; e adultos, não deixava de falar uma palavra de conforto ou um conselho útil para a emenda de vida.
Não lhe era  fácil, católico fervoroso que era, passar incólume por entre uma sociedade frívola, desrespeitadora e  fortemente contagiada pelo paganismo e doutrinas heterodoxas.  Na pessoa do grande Apóstolo dos gentios, reconheceu seu ideal a seguir e imitar. A leitura e o estudo das grandiosas epístolas de São Paulo, constituiam seu prazer, sua alegria, seu alimento espiritual. Com este grande arauto da fé, aprendeu o amor a Jesus, que lhe chegou ao grau de com seu mestre e Apóstolo poder dizer:  "Nem morte, nem vida, nem anjos, nem principados, nem coisas presentes, nem futuras, nem poderes, nada me poderá separar do amor de Cristo" (Rom 8,35).
Respeito humano era-lhe coisa de todo desconhecida. Com o crucifixo na mão, pregava pelas ruas da cidade a penitência e  o amor de Deus, manifestado na Sagrada Paixão e Morte de Jesus Cristo.
Com 26 anos de idade, tomou o hábito talar e ordenou-se sacerdote. Nesta nova fase de sua vida,  redobrou o seu zelo pela causa de Cristo e pela salvação das almas. Era uma alma de fogo. Em Milão, associaram-se-lhe Bartolomeu Farrário e Jaime Morígia, dois jovens nobres, de virtude exemplar e animados igualmente pelo zelo apostólico, e com eles lançou os alicerces da Sociedade dos Clérigos Regulares.  A grande devoção que os ligava ao Apóstolo das  gentes, fê-los dar o nome de São Paulo à sua fundação.  Reconhecida e aprovada pelos Papas Clemente VII e Paulo III, a  Congregação tomou incremento e  propagou-se em  diversas regiões da Itália. Pela circunstância  de  os fundadores se terem instalado nas proximidades da Igreja de São Barnabé, receberam o nome de Barnabistas.
Antônio Maria fundou uma Congregação religiosa feminina, à qual deu o nome de Angélicas de São Paulo.
Com ânimo forte, enfrentou as dificuldades que se lhe opuseram na execução dos planos, que soube a Divina Providência ter lhe traçado: Tempestades formidolosas que contra si e suas instituições se levantaram, com paciência,  firmeza e caridade soube amainar.  Muitos sacerdotes, que à sua direção se confiaram, resolveram a viver de perfeito acordo com as exigências  do  seu santo estado e, segundo o exemplo do seu diretor, se dedicar a trabalhos apostólicos do seu ministério.  Em muitas famílias  conseguiu despertar o espírito de piedade e  levá-las, pelo caminho do  amor e  temor a  Deus.
Com suas férvidas orações, incessantes  penitências, e a insistência de sua palavra convencedora, obteve  a  conversão de muitos  pecadores e, com isto, sua volta a uma vida reta e edificante.
Modelando-se por São Paulo, mestre por excelência no amor de Jesus crucificado, de corpo e alma Antônio Maria se entregou ao apostolado deste amor, documentado e realizado no SS. Sacramento. Promover a adoração pública e solene de Jesus na Hóstia consagrada, e introduziu a prece permanente das  "Quarenta Horas" diante do SS. Sacramento, exercício comemorativo das quarenta horas que o Corpo do Salvador esteve no túmulo.
Após vida curta, mas riquíssima de extenuantes trabalhos e imperecíveis merecimentos, Antônio Zaccaria  faleceu em 05 de julho de 1539. Rodeado da sua família religiosa, tendo ao seu lado sua própria mãe, à qual predisse  morte próxima, consolado com a assistência visível dos Apóstolos, que  Este glorificou o túmulo do seu  fiel servo com muitos milagres,  e em 1897, o Papa Leão XII, inseriu o nome de Antônio Maria Zaccaria no catálogo dos Santos.
Santo Antonio Maria Zacaria

NascimentoNo ano 1502
Local nascimentoCremona
OrdemFundador dos Clérigos Regulares de São Paulo
Local vidaItália- Milão
EspiritualidadeSão Antonio foi fundador dos Clérigos Regulares de São Paulo e desde criança mostrou uma grande compaixão pelos pobres. Ao terminar seu curso de Medicina, na Universidade de Pádua, o santo de 22 anos compreendeu que sua vocação consistia em cuidar tanto das almas como dos corpos e consagrou-se seriamente ao estudo da teologia, sem deixar de exercer sua profissão: a de ajudar espiritualmente aos moribundos, ensinar a doutrina cristã aos jovens e servir a todos. Em 1528 sagrou-se sacerdote e seguiu para Milão onde ingressou na confraria da "Eterna Sabedoria". Em 1530, o Pe. Zaccaria e outros dois sacerdotes, Bartolomé Ferrari e Jacobo Morigia, decidiram edificar uma associação de clérigos regulares, ou seja, sacerdotes obrigados com voto a seguir uma regra, porém que não eram frades nem monges, cujo objetivo era reviver e reavivar a adoração ao Santíssimo Sacramento, promoção da vida cristã em família, o amor pelos ofícios litúrgicos e promover a vida cristã mediante a pregação e a administração dos Sacramentos. Seus seguidores são conhecidos como "os Barnabitas" (porque a associação de santo Antonio Maria ficava ao lado da Igreja chamada São Barnabé) e continuam a mensagem do santo italiano, através de palestras, instituições de ensino, multiplicando suas palavras. Quando Lutero atacava as verdades da fé e as iniqüidades do clero, a associação do Pe. Zaccaria trabalhava heroicamente por reformar a Igreja em seu interior, reavivando o espírito cristão e o zelo para com as almas do clero e administrando os sacramentos aos fiéis. O Papa Clemente VII aprovou, em 1533, a nova congregação de Clérigos Regulares de São Paulo. Um ano antes de sua morte, São Antonio obteve para sua congregação a igreja de São Barnabé, em Milão. Foi canonizado em 1897 pelo Papa Leão XIII.
Local morteCremona
MorteNo ano 1539, aos 37 anos de idade
Fonte informaçãoSanto nosso de cada dia, rogai por nós
OraçãoDeus, nosso Pai, Santo Antônio Maria encontrou na eucaristia o sustento para seu trabalho apostólico. Jesus, vosso Filho, é o Pão da Vida e a Água Viva. Ele é vossa presença viva no meio de nós, mediante o sacramento da Eucaristia. Senhor, somente vós, o Pão Vivo que desceu do céu, podeis saciar totalmente a sede que o homem tem de realização plena de si mesmo. Fazei que também nós nos tornemos "o pão da vida" para aqueles que conocco convivem. Em primeiro lugar, para nossos familiares, parentes e amigos. Mediante o trabalho de nossas mãos e partilha dos dons gratuitamente recebidos, tornemo-nos "Eucaristia" - corpo doado e sangue derramado. E assim participemos pela fé desse sublime sacramento de amor, da vida divina, que outra coisa não é que nossa comunhão convosco e com nossos irmãos, em Jesus Cristo. Amém.
DevoçãoAo cuidado dos pobres, tanto materiais quanto espirituais
Outros Santos do diaSão Bonifácio (padroeiro da Alemanha); Antonio M. Zacaria (presb); Agatão e Trifina, Asteio, Atanásio, Basílio e comp.); Ciprila, Aroa e Lúcia, Domício, Doutrino, Filomena, João e Simeão, Nemeriano (bispo); Marta, Probo e Graça, Estevão, Tomé, Trófina, Valério e Zoé (márts.).
FONTE: ASJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário