terça-feira, 1 de julho de 2014

Parlamento português aprova Dia do Peregrino, Santuário de Fátima se alegra com a iniciativa


Lisboa, 01 Jul. 14 / 12:44 pm (ACI/EWTN Noticias).- Em uma recente decisão, o Parlamento português aprovou a instituição do Dia do Peregrino, que será celebrado nos dias 13 de outubro em Portugal. Ao tomar conhecimento desta decisão, o Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, na pessoa do seu reitor, padre Carlos Cabecinhas, manifestou “regozijo e alegria pela decisão tomada, porque significa o reconhecimento da importância do fenómeno da peregrinação”.
Para o reitor de um dos Santuários que mais acolhem peregrinos no mundo, “a peregrinação é um fenómeno vivo e que está muito presente no coração dos portugueses”, além disso, “a escolha do dia, 13 de outubro, em que celebramos a última aparição de Maria em Fátima, não nos pode deixar indiferentes, por se tratar de um dia de grande peregrinação ao Santuário de Fátima, o que marcará, em cada ano, a pertinência da decisão tomada”.
A proposta aprovada – o projeto de resolução 1050/XII – sublinha o propósito de “dignificar o papel do peregrino na construção da sociedade portuguesa”, num país em que “existe uma forte tradição na realização de peregrinações cristãs direcionadas para os mais variados locais de culto, com destaque para aquelas que decorrem no Santuário de Fátima”.
A peregrinação é uma realidade caracterizadora de vários santuários portugueses. Concretamente em relação ao Santuário de Fátima, os Estatutos definem claramente que, além do “apoio à dinamização da Mensagem de Fátima, em Portugal e no mundo”, e da missão de “ acompanhar pastoralmente os residentes na área do Santuário no âmbito e nos termos da jurisdição recebida do Bispo de Leiria-Fátima”, o Santuário de Fátima “é, na sua essência, um local de peregrinação, motivada pelo carácter sobrenatural do acontecimento fundante, as aparições de Nossa Senhora aos três Pastorinhos". O "acolhimento humano, pastoral e espiritual dos peregrinos" é a sua "principal razão de ser", explica a nota do Santuário.
Além do importante fenómeno da peregrinação a pé até à Cova da Iria, mais notório nos meses de maio, agosto e outubro, próximo dos grandes dias de peregrinação, e que, nos últimos anos, tem abrangido também vários fins de semana ao longo do ano, o Santuário de Fátima recebe muitos outros grupos em peregrinação, vindos de todo o mundo, e que são os responsáveis pelas multidões que a cidade-santuário acolhe.
Em 2013, passaram pelo Santuário de Fátima peregrinos vindos de 86 países; foi registrada a presença de 4.309 grupos de peregrinos, que anunciam a sua presença junto dos serviços do Santuário. Em termos de registo de grupos, são mais numerosos aqueles oriundos de Portugal e, por ordem decrescente, Espanha, Itália, Brasil, Polônia, Estados Unidos, Coreia do Sul, Alemanha, Filipinas, França e Irlanda.


Nenhum comentário:

Postar um comentário