terça-feira, 6 de maio de 2014

52ª Assembleia Geral - NOTÍCIAS DA CNBB

Assembleia Geral

Retiro dos bispos tem como pregador o italiano dom Bruno Forte

Foto: Rádio VaticanoCom o tema “Caminhando na Fé”, o arcebispo de Chieti, em Vasto (Itália) e secretário especial da 3ª  Assembleia Geral Extraordinária do Sínodo dos Bispos, dom Bruno Forte, será o pregador do retiro dos bispos reunidos em Aparecida (SP), na 52ª  Assembleia Geral. O retiro terá início hoje, 3, às 16 horas, e se encerrará no domingo, às 12h30.

Neste domingo, bispos celebram missa de ação de graças a São José de Anchieta

Cerca de 350 bispos brasileiros estão reunidos no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida, em Aparecida (SP), até o próximo dia 9. Trata-se da 52ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Bispos do Brasil celebram missa de ação de graças a São José de Anchieta

“O matrimônio não pode ser tratado com a lógica de mercado, mas como um dom”, afirma dom Petrini

A reflexão sobre os desafios da evangelização da família proposto pelo papa Francisco para o próximo Sínodo dos Bispos foi abordada no terceiro dia da 52ª Assembleia Geral da CNBB. O tema, apresentado por membros da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família, trouxe indicativos e caminhos para evangelizar as família no contexto atual da sociedade.

Nota de pesar pelo falecimento de dom Tomás Balduíno

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) manifesta pesar pelo falecimento de dom Tomás Balduíno, bispo emérito de Goiás (GO), ocorrido ontem, 02. Na manhã deste sábado, 3 de maio, os bispos participantes da 52ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil celebraram, no Santuário Nacional de Aparecida (SP), missa em intenção a dom Tomás. O texto é assinado pela presidência da CNBB, que recorda a dedicação de dom Tomás e por sua atuação na defesa dos direitos humanos, especialmente à causa dos povos indígenas.

Missa com os bispos eméritos é celebrada em intenção de Dom Tomás Balduíno, falecido hoje

Foto: Assessoria de Imprensa/Santuário Nacional
Na manhã deste sábado, 3 de maio, os participantes da 52ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil celebraram, no Santuário Nacional de Aparecida (SP), a missa com a presença especial dos bispos eméritos. A celebração foi presidida pelo arcebispo emérito de Manaus (AM), dom Luiz Soares Vieira.

Demarcação de terras indígenas é cumprimento da Constituição, diz dom Erwin Krautler

“A situação indígena é uma questão crucial no Brasil”. Desta forma, o bispo de Xingu (PA) e presidente do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), dom Erwin Krautler, apresentou o assunto aos participantes da 52ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, na tarde desta sexta-feira, 2 de maio, em Aparecida (SP). Antes, na coletiva de imprensa, o bispo conversou com os jornalistas sobre o assunto.

Reflexão sobre o laicato é “fascinante”, diz dom Severino Clasen

O bispo de Caçador (SC), dom Severino Clasen, tratou hoje, dia 5, durante entrevista coletiva, como “fascinante” a reflexão sobre o laicato. Ele preside a Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Comissão para o tema prioritário da52ª Assembleia Geral, a atuação dos cristãos leigos e leigas.

Coletiva de Imprensa da 52ª AG – 05 maio

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) convida a imprensa para entrevista coletiva, nesta segunda-feira, 05 de maio, às 15h horas, na Sala de Coletiva, no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho, em Aparecida (SP). As atividades deste quinto dia da Assembleia iniciou com celebração de missa, no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em intenção pelos bispos falecidos.

Bispos discutem e votam textos sobre liturgia, questão agrária e renovação paroquial

A 52ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil (AG) iniciou a semana com missa em intenção aos membros do episcopado que faleceram desde a última assembleia. Após a missa, os bispos tiveram reunião reservada e, nas outras três sessões programadas para hoje, discutem e votam  os textos sobre liturgia, questão agrária e renovação paroquial.

52ª Assembleia Geral: missa é celebrada em memória aos bispos falecidos

O bispo de Barra do Piraí-Volta Redonda (RJ), dom Francesco Biasin, presidiu hoje, 5, a missa em memória aos bispos falecidos desde a última assembleia, realizada em 2013. “Sentimo-nos profundamente devedores e gratos aos nossos irmãos bispos falecidos, pela fé que nos transmitiram, que ilumina a nossa vida e alimenta a nossa caminhada e das nossas igrejas”, disse durante a homilia.

Bispos refletem sobre testemunhas bíblicas da fé

As meditações do arcebispo de Chieti, em Vasto, na Itália, dom Bruno Forte, durante o retiro espiritual dos bispos, que faz parte da programação da52ª Assembleia Geral da CNBB, abordaram a fé de Abraão, Maria, Pedro e Paulo. O retiro teve início no dia 3, à tarde e terminou neste domingo, ao meio dia. Na noite de sábado, os bispos participaram do lucernário, celebração na qual cada um acende uma vela, canta e medita a Palavra de Deus.

Cardeal Damasceno fala do exemplo missionário de São José de Anchieta

A missa concelebrada neste domingo, 4 de maio, pelos participantes da 52ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, no Santuário Nacional de Aparecida, teve como principal intenção a ação de graças pela canonização do jesuíta José de Anchieta. A celebração foi presidida pelo arcebispo de Aparecida (SP) e presidente da CNBB, cardeal Raymundo Damasceno Assis.

Assembleia Geral terá celebração ecumênica nesta terça-feira

A Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e Diálogo Inter-Religioso da CNBB promove, nesta terça-feira, 6 de maio, culto ecumênico, como parte das atividades da 52ª Assembleia Geral. A celebração será no plenário, a partir das 18h45, e contará com a participação de diversas igrejas cristãs.

Coletiva de Imprensa da 52ª AG – 06 maio

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) convida a imprensa para entrevista coletiva, nesta terça-feira, 06 de maio, às 15h horas, na Sala de Coletiva, no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho, em Aparecida (SP).

“Não resistir à ação do Espírito Santo”, exorta dom Sérgio Castriani em missa da 52ª AG

Foto: Jorge Teles
Foto: Jorge TelesA celebração eucarística da manhã desta terça-feira, 6 de maio, na programação da 52ª Assembleia Geral da CNBB, teve como intenção especial o trabalho da Igreja na Amazônia. O arcebispo de Manaus (AM), dom Sérgio Eduardo Castriani, presidiu a celebração, que foi concelebrada pelos bispos das dioceses que estão na área da chamada Amazônia Legal.

CNBB envia carta ao papa Francisco durante 52ª AG

O episcopado brasileiro enviou carta ao papa Francisco por ocasião da 52ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). No texto, é ressaltado o espírito de esperança e alegria que marca o encontro. Os bispos também agradeceram a presença de Francisco na Jornada Mundial da Juventude Rio2013, a canonização do apóstolo do Brasil, São José de Anchieta e falaram do tema central, que trata da renovação paroquial, influenciada pela exortação Evangelii Gaudium. “Saiba, Santo Padre, que as observações que Vossa Santidade fez quando aqui esteve  e, particularmente, as que encontramos em sua Exortação Apostólica Evangelii Gaudium têm iluminado nossos estudos sobre esse assunto”, afirma um trecho.
Confira, na íntegra, a carta enviada ao papa Francisco:

Congresso Eucarístico, Missão Jovem na Amazônia e o papel do leigo são temas da coletiva de imprensa

A coletiva de imprensa deste sexto dia da 52ª Assembleia Geral da CNBB tratou do papel do leigo na igreja; da 1ª Missão Jovem na Amazônia e do 17º Congresso Eucarístico Nacional. O encontro dos bispos acontece até o dia 09 no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida, no Santuário Nacional de Aparecida (SP).

“Os jovens querem ir para a missão”, diz cardeal Hummes

O desejo dos jovens de participar de uma atividade missionária está se tornando realidade. No mês de dezembro, aproximadamente 60 jovens selecionados pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) participarão da 1ª Missão Jovem na Amazônia. A iniciativa é organizada por quatro comissões da Conferência (Juventude, Amazônia, Ação Missionária e Missão Continental) e pelas Pontifícias Obras Missionárias.

Nenhum comentário: