terça-feira, 20 de agosto de 2013

Máfia teria atacado paróquia italiana onde sacerdote denunciou o crime organizado

Padre Stefano Giaquinto

ROMA, 20 Ago. 13 / 09:21 am (ACI/EWTN Noticias).- O Padre Stefano Giaquinto é o valente pároco de Santa Maria da Vitória de Casagiove, Caserta, ao sul da Itália que teve a sua paróquia atacada depois de denunciar que a Camorra –a máfia da região italiana da Campania- é "o câncer" da sociedade.
Conforme informa o jornal italiano Avvenire, um "suspeito incêndio" surpreendeu o Pe. Giaquinto durante a noite de 15 de agosto no centro paroquial "o Nazareno", uma clínica dedicada ao tratamento de toxicômanos que ele mesmo fundou e dirige há 15 anos.
"Digo desde o altar que a camorra é o câncer de nossa terra, posso dizer nomes e sobrenomes. Acredito em uma Igreja que denuncia para anunciar", afirmou dias antes sem medo o Pe. Giaquinto.
"Eu continuo o meu caminho, não pararei. Sou somente um sacerdote, não um herói. E minhas portas estão abertas para todos, inclusive para eles. Mas esta terra precisa mudar", acrescenta desde sua conta no Facebook.
Estão chovendo ameaças e intimidações ao sacerdote, porém ele rechaçou uma escolta, e sustenta que os mafiosos chegaram a entrar com armas na sua igreja.
O incêndio da última quinta-feira não é o primeiro ataque que recebe seu centro paroquial. Faz menos de dois meses incendiaram o monumento aos mártires pela paz, e danificaram um santuário dedicado à Virgem Maria.
O Pe. Stefano todos os domingos celebra cinco Missas ante uma multidão de fiéis. No domingo passado, mais de mil pessoas participaram da Missa pela festa da Assunção da Virgem, que celebrou na praça do povoado.
Durante seus encontros com a juventude que participa das iniciativas paroquiais: 350 jovens entre 6 e 18 anos dirigidos por 120 animadores, o sacerdote não duvida em recordar que "aqui há um grande compromisso e muita esperança. Vos lembro o que falou o Papa Francisco: ‘Não vos deixeis roubar a esperança’", mas na cidade ainda "se vende droga, se cobra o imposto da máfia, e há muita ilegalidade".
"Meu compromisso social é diário, não é nada de especial. Baseia-se nos grandes valores cristãos que a minha família me inculcou. Uma família simples", adiciona.
O sacerdote conclui que continuará lutando abertamente contra a máfia e os mafiosos, aos que em mais de uma ocasião convidou abertamente a abandonarem as armas e converterem seu coração a Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário