sábado, 28 de dezembro de 2013

São Gaspar del Bufalo - 28 de dezembro


Sacerdote e fundador (1786-1836)
Muitos peregrinos que se dirigiam a Roma, até o século XIX, travavam conhecimento direto com o triste fenômeno do banditismo, que infestava a zona rural romana e controlava todas as entradas da cidade. Nem as tropas napoleônicas nos anos da ocupação francesa dos Estados Pontifícios conseguiram debelar esse triste fenômeno.
Conseguiu-o em parte um doce sacerdote, Gaspar del Bufalo, que os franceses tinham enviado para o exílio na Córsega, por se ter recusado a jurar fidelidade a Napoleão.
Regressando da prisão, depois da volta a Roma de Pio VII, recebeu do papa a incumbência de se consagrar às missões populares, que ele empreendeu sob o lema do Precioso Sangue de Jesus. Desta devoção Gaspar del Bufalo, de Roma, tornou-se ardente apóstolo.
Iniciara sua missão popular entre a população dos arrabaldes, entre os barrozzari, os carroceiros e camponeses do agro romano. Em 1815, fundou em Giano di Spoleto a Congregação dos Missionários do Preciosíssimo Sangue, depois o Instituto das Irmãs Adoradoras [do Preciosíssimo Sangue].
Morreu em Roma, num aposento sobre o Teatro Marcelo; no momento do trespasse, o coetâneo são Vicente Palotti viu sua alma subir ao encontro de Cristo como uma estrela luminosa. Foi canonizado em 1955.
Retirado do livro: 'Os Santos e os Beatos da Igreja do Ocidente e do Oriente', Paulinas Editora.
http://www.paulinas.org.br/diafeliz/pt-br/?system=santo&id=1047

São Gaspar del Bufalo


"Apóstolo do Preciosíssimo Sangue"

Fundador da
Congregação dos Missionários do Preciosíssimo SangueCPPS

Comem. litúrgica: 28 de dezembro.

Também hoje: Santos Inocentes; S. Antônio de Lérins, S. Teófila, S. Donião, Beata Mattia Nazarei

Nasceu em Roma aos 06 de Janeiro de 1786. Na sua alocução por ocasião da Canonização deste santo,  Pio XII declarou:  “Na gloriosa falange dos Santos, que a terra romana deu à Igreja, Gaspar Del Bufalo  resplandeceu  com especial fulgor.  Desde seus mais tenros anos, a proteção de São Francisco Xavier para ter obtido para ele, da Parte de Deus, uma extraordinária profusão de dons sobrenaturais.  Ainda estudante, entregava-se com assiduidade às obras de caridade e assistência, especialmente ao ensino da doutrina cristã, às crianças e aos pobres.  Seguindo os passos de São João Batista de Rossi, fez voltar ao seu vigor primitivo a  piedosa obra de São Galla e fundou, pouco depois, o Oratório de Santa Maria in Vincis.   Mas seu apostolado em Roma   foi interrompido  pela invasão das tropas napoleônicas: tendo recusado  prestar juramento de  fidelidade a  um poder hostil aos direitos da igreja, sofreu o exílio e  a prisão. Finalmente posto em liberdade, e para maior alegria de quantos o  conheciam e o veneravam ainda mais, à sua  volta para a sua querida Roma, recebeu do Soberano Pontífice Pio VII o encargo de  se consagrar às santas missões, destinadas a renovar o fervor dos fiéis em seus Estados,  depois de tantas desordens e destruições  causadas pelas  perturbações públicas.  Retomou então a idéia da instituição de  uma  congregação de  missionários, sob o título de  Preciosíssimo Sangue de  Jesus,  de quem era fidelíssimo propagador e devoto. Apesar de  toda a espécie de oposições e  obstáculos, inaugurou em 15 de  agosto de  1815, a primeira casa da obra, que ele  mesmo confiou, com fervor, à proteção da Santíssima Virgem. Assim começou para ele uma vida de incessantes  trabalhos;  percorreu quase todas as regiões da Itália central, levando por toda a parte, com o exemplo de sua piedade, de sua humildade e de  sua caridade, a reconciliação e a paz, o alívio das misérias  corporais e sobretudo  espirituais.
Ditou sábias  regras  ao Instituto.  Com a habitual exclamação:  “Ó Paraíso, ó Paraíso!” , subtraía-lhe a  toda oferta de dignidades   eclesiásticas, desejando permanecer até a morte naquela sua “tribuna”, isto é, no domínio das pregações sagradas, certo como estava de receber assim mais facilmente, e sem atraso, a recompensa  eterna.   “Martelo dos Sectários”, assim  foi chamado, porque combateu com a palavra falada e escrita os inimigos da Igreja,  obtendo muitas conversões dos afiliados da sociedade  secreta, a maçonaria.   Além disso, foi escolhido pelo Papa para fazer desaparecer o banditismo no Lácio.
A sua corajosa atividade  pelo saneamento moral e religioso, teve inesperados resultados.  Deus  se dignou de selar o múltiplo apostolado do seu servo, com sinais extraordinários, de caráter sobrenatural, se bem que lhe reservou uma morte  em  meio de fadigas e sofrimentos.  Foi assim  que  deixou para  seus filhos, um modelo admirável de  zelo heróico, imolando-se  generosamente para o maior bem das almas.
Faleceu em Roma, em  28 de dezembro de  1837.  Foi beatificado pelo Papa Pio X em 8 de  dezembro de 1904 e,  canonizado por Pio XII em 12 de junho de 1954.
http://www.paginaoriente.com/santos/crgdb2812.htm
Gaspar del Bufalo
Nascimento6 de janeiro de 1786
Local nascimentoRoma
OrdemDiocesano
EspiritualidadeDesde seus primeiros anos fazia-se notar pela sua dedicação à oração e à penitência. Após haver completado seus estudos no Colégio Romano, atual Universidade Gregoriana, tornou-se sacerdote em 1808. Nessa ocasião o Papa Pio VII havia sido aprisionado por Napoleão. São Gaspar recusou-se a prestar juramento de fidelidade ao Imperador e por esta razão foi exilado e encarcerado por quatro anos, retornando a Roma somente em 1814 após a queda de Napoleão. Pio VII, ordenou-lhe dedicar-se à pregação em missões populares para a restauração moral e religiosa da Itália. Desde então dedicou-se a essa missão pelo resto de sua vida. Para melhor atingir seus ideais, fundou a Congregação dos Missionários do Preciosíssimo Sangue em 1815 e deu início ao Instituto das Irmãs Adoradores do Preciosíssimo Sangue, com grande sucesso, amparado por uma associação leiga denominada" Pia União do Preciosíssimo Sangue". Gaspar foi adornado com dons sobrenaturais. Seu apostolado foi alvo de perseguições de sociedades secretas. Após muitas lutas, combates e sofrimentos, veio a falecer para galgar os Céus no qual mereceu viver para sempre.
Local morteRoma
Morte28 de Dezenbro de 1837
Fonte informaçãoSanto nosso de cada dia, rogai por nós!
DevoçãoAo preciosíssimo Sangue de Jesus como um meio eficaz para promover a conversão dos pecadores. Nutria também grande devoção Mariana
PadroeiroDos missionários
Outros Santos do diaSantos Inocentes (padroeiros das crianças perseguidas); São Jerônimo; Gaspar de Bufalo; Os Santos Inocentes; Eutíquio e Domiciano (márts); Domna, Ágape, Teófila (virgens); Indes, Cástor, Vítor, Rogaciano, Troádio, Cesário, Teodoro (márts); Calinico (bispo)
FONTE: ASJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário