domingo, 15 de dezembro de 2013

Nossa Senhora da Porta de Otuzco - 15 de Dezembro


Otuzco é uma típica cidade andina do Peru, cuja altitude ultrapassa os dois mil e seiscentos metros do nível do mar. Fundada em 1560, por iniciativa dos padres agostinianos que alí ergueram sua igreja, com o vistoso campanário, e a colocaram sob a devoção da Imaculada Conceição. Assim o território imerso na forte influência da cultura Cajamarca e Inca, onde se idolatravam divindades pagãs, não perdeu sua principal característica: a religiosidade.
Existem algumas versões populares para o início do culto à Virgem da Porta. A mais sustentada pela tradição cristã diz que na primeira década de 1600, próximo a cidade de Trujillo, da qual fica Otuzco a setenta e cinco quilômetros; existia o pujante porto fluvial chamado Huanchaco.
O local teria aguçado a cobiça dos piratas do mar, franceses, ingleses e holandeses, que há muitos anos invadiam e saqueavam as costas da América do Sul. Segundo historiadores, eles teriam atacado cidades do Equador e pretendiam chegar no litoral de Trujillo para alcançar Huanchaco. Ou seja, passariam por Otuzco também. Os habitantes em pânico retiram a imagem da Imaculada da igreja e a colocaram num altar improvisado junto à na porta de entrada da cidade, para que Ela a defendesse e protegesse. Durante uma vigília de três dias e três noites, com muita fé o povo rezou diante da Mãe.
Então os otuzcanos receberam a notícia que os piratas mudaram a rota e não pisaram sequer em Trujilo. A partir desse dia a população começou a chamar essa imagem milagrosa de "Nossa Senhora da Porta". Mais tarde, em 1664, o título mariano foi reconhecido pelo Bispo de Arequipa, que indicou o dia 15 de dezembro para sua festa anual.
Chamada carinhosamente pelos devotos de "Mãezinha da Porta", em 1943, foi coroada Padroeira do Norte do Perú e Rainha da Paz Universal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário