sexta-feira, 29 de novembro de 2013

O que é o Ano Litúrgico?

Publicado em 25 de novembro de 2013


Podemos dizer que o chamado Ano Litúrgico é um “Calendário Religioso”, que marca os principais acontecimentos da História da Salvação. Sendo assim, o Ano Litúrgico tem início com o Primeiro Domingo do Advento e termina com o último sábado do Tempo Comum, que é na véspera do Primeiro Domingo do Advento, começa e termina quatro semanas antes do Natal, é baseado nas fases da lua, e é formado por dois grandes ciclos: O Natal e Páscoa. Ao lado do Natal e da Páscoa está um período longo, de 34 semanas, chamado Tempo Comum.
Existem vários tipos de calendários, como o calendário lunar, baseado nas fases da Lua, no qual ano é composto de 12 lunações de 29 dias e 12 horas, ou seja, 354 ou 355 dias; ou ainda, o calendário solar, baseado no tempo gasto pela terra para dar uma volta completa em torno do sol; entre outros. No entanto, nem sempre coincidem com o ano civil, no qual o ano começa no dia 1º de janeiro e termina no dia 31 de dezembro.
Prof. Felipe Aquino
assessoria@cleofas.com.br
O Prof. Felipe Aquino é doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e mestre na mesma área pela UNIFEI. Foi diretor geral da FAENQUIL (atual EEL-USP) durante 20 anos e atualmente é Professor de História da Igreja do “Instituto de Teologia Bento XVI” da Diocese de Lorena e da Canção Nova. Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, título concedido pelo Papa Bento XVI, em 06/02/2012. Foi casado durante 40 anos e é pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário