quinta-feira, 10 de outubro de 2013

São Francisco Borja (ou Bórgia) - 10 de Outubro

São Francisco Borja (ou Bórgia)
1510-1572
Típico exemplo da nobreza espanhola, gentil e refinado, generoso e empreendedor, Francisco de Borja, bisneto do papa Alexandre VI e de Fernando II de Aragão, resume em seus 62 anos de vida o contraditório mundo quinhentista — luzes e sombras de onde emergem figuras de grandes santos, numa época de violentas contestações também no campo religioso.
Primogênito de João de Borja, duque de Gandia (Valência), Francisco formou-se na corte de Carlos V, que o adornou do título de marquês aos 20 anos. No ano anterior havia-se casado: um casamento feliz, alegrado por oito filhos em dez anos.
Da prematura morte da mulher e imperatriz, Francisco deduziu o sentido da caducidade de tudo e decidiu dedicar-se ao serviço de um Senhor “que nunca pudesse morrer”. Exerceu por quatro anos o cargo de governador da Catalunha, embora secretamente votado à vida religiosa. A alta posição que ocupava permitiu-lhe nesse tempo estabelecer os filhos.
O encontro com o jesuíta Pedro Fabro foi determinante. Em 1546 fechou definitivamente a porta às honras mundanas e, demitindo-se dos altos cargos, depois de haver feito os exercícios espirituais, emitiu voto de castidade, empenhando-se com outro voto a ingressar na Companhia de Jesus. E o fez, de modo efetivo, em 1548 e, oficialmente, dois anos depois.
Nesse meio-tempo renunciara ao ducado de Gandia. Em Roma foi acolhido pelo próprio santo Inácio de Loyola, e a 26 de maio de 1551 celebrou a primeira missa.
As honrarias — que o haviam perseguido desde a juventude na corte da Espanha — continuaram a persegui-lo também na vida religiosa, a tal ponto que Francisco se apressou em emitir todos os votos da Companhia de Jesus, dos quais um veta a aceitação de dignidades eclesiásticas.
Apenas soube que o imperador Carlos V propusera seu nome ao papa para a púrpura cardinalícia. Mas não pôde subtrair-se, em 1555, à eleição ao mais alto cargo no seio da companhia, cujo capítulo o elegeu geral. Francisco exerceu esse cargo até a morte, que o colheu em Ferrara. Foi canonizado em 1671.

São Francisco Borja (ou Bórgia)
Nascimento28 de outubro de 1510
Local nascimentoGandia (Valência)
OrdemJesuíta (Confessor)
Local vidaRoma
EspiritualidadePertencia a uma das famílias mais nobres da Espanha. Era duque de Gandia, sobrinho do papa Alexandre VI e do rei católico Fernando II de Aragão e de Castela, exerceu elevadas funções de vice-rei da Catalunha. Casou-se aos 19 anos de idade e foi pai de oito filhos. Certa vez recebeu a incumbência de acompanhar o transporte do cadáver da imperatriz Isabel, que falecera em Toledo, ao local onde se daria o sepultamento. O transporte foi longo, demorando 15 dias até chegar em Granada. No momento de sepultar a imperatriz, exigia-se que fosse aberto o caixão para que cadáver fosse reconhecido. Isabel, que fora admirada por sua deslumbrante beleza, estava reduzida a podridão. Diante daquela cena chocante, Francisco foi tocado pela graça: compreendeu a ilusão de toda a glória mundana, e decidiu que se algum dia enviuvasse, consagraria sua vida inteiramente a Deus. E isso aconteceu: tornou-se viúvo de Eleonora aos 40 anos de idade. Em 1546, renunciando a todos os seus títulos e bens, ingressou na Companhia de Jesus como filho espiritual de Santo Inácio de Loyola, tornando-se, depois, superior geral dessa família religiosa.
Local morteRoma
MorteNo ano de 1572
Fonte informaçãoO Livro dos Santos
OraçãoDai-nos, Senhor, por vossa imensa misericórdia, a graça da perseverança e da constância nas coisas do alto. Por Cristo, nosso Senhor, amém. São Francisco Borja, rogai por nós.
DevoçãoAos Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola
PadroeiroDos pais
Outros Santos do diaOutros santos do dia: São Paulino de York, Confessor, Maria Soledade (fund); Tomás de Vilanova (bispo); Eulâmpio e Eulânpia (virgem); (irs); Claro (bispo); Venâncio, Daniel, Samuel, Ángelo, Leão, Nicolau, Hugolino, Gereção, Alderico, Basiano, Vitor, Cássio e Florêncio (márts); Pinito, Paulino, Cerbônio (bispo); Teófilo (monge); Zacarias (conf), São Gereão.FONTE: ASJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário