quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Cardeal celebra missa em São Pedro pelas centenas de imigrantes mortos no naufrágio

ROMA, 10 Out. 13 / 12:19 pm (ACI/EWTN Noticias).- O Prefeito da Congregação para as Igrejas Orientais, Cardeal Leonardo Sandri, celebrou em 9 de outubro uma Missa de sufrágio em São Pedro pelas centenas de africanos que morreram no recente naufrágio de uma embarcação no Mediterrâneo .
A cerimônia se celebrou no altar do Sepulcro, nas grutas Vaticanas e foi acompanhada por 20 bispos, muitos dos quais provinham da Eritreia e Etiópia, em representação das vítimas dos naufrágios, nos quais morreram também muitos cristãos.
Durante a cerimônia se pediu de maneira especial pelas vítimas do recente naufrágio acontecido em 3 de outubro, perto das costas de Lampedusa, a ilha italiana mais próxima ao continente africano, onde mais de 300 pessoas se afogaram e outras 152 foram resgatadas com vida.
Na sua homilia, o Cardeal Sandri animou todos a confiar na oração e assegurou que o Senhor escuta todos os seus filhos como um Pai doando-lhes "o silêncio de Cristo no sacrifício da Cruz".
"No humilde sinal do pão e do vinho o Senhor Jesus sempre se entrega para nós e nos dá a força para vencer a indiferença: unamos nossos esforços começando da verdade profunda desta oração para ser decididos na ajuda e estar preparados quando for possível, para evitar estas tragédias e a noite não caia com tanta frequência sobre os inocentes e indefesos", disse.
"Quando rezamos, Cristo se aproxima para nos confortar em cada sofrimento, e em cada forma de exploração e violência. Queremos estar perto, especialmente daquelas populações que veem sangrar-se fatalmente as melhores energias juvenis e com elas o seu futuro. Os santos apóstolos e os mártires, e a Rainha da Paz, colocam-se junto ao Seu Filho como mãe ao lado de cada Cruz, sustentando nossa oração", disse.
O Cardeal argentino convidou a escutar o silêncio da Cruz "tão reconfortante, profundamente humano e ao mesmo tempo divino", e assinalou que este silêncio "convence para a eternidade porque é prova absoluta de sua fidelidade. Sua vontade de descender às vísceras mais recônditas da precariedade humana é em efeito irrevogável, para nos dar assim o amor mais forte que a morte, o amor de nosso Deus, que é Pai em Cristo Jesus".
"As Sagradas Escrituras interpretam a tremenda perda quase perguntando as mesmas palavras de Jonas: ‘... é melhor para mim morrer que viver’. E só posso pensar aqui nas mesmas palavras que disse um náufrago sobrevivente de Eritreia. Mas, àqueles que estão ‘indignados até o ponto de invocar a morte’ peçam ao Evangelho a oração do Senhor: ‘Pai nosso que está nos céus...’. Somos seus filhos! Somo-lo realmente para o Espírito, que nos faz exclamar ‘Abba, Pai’", adicionou.
Por último, o Cardeal Sandri terminou sua homilia assinalando que "muitos dos que morreram foram portadores dessa juvenil esperança, que a tragédia quis inexoravelmente que descansasse. Mas o Espírito de Cristo agora dilata o sufrágio e isso inclui todos os filhos de Deus com seu amor eterno, reavivando a certeza que ‘nada, nem sequer a morte, poderá raptá-los de sua mão’".
"Que o Espírito alcance com o consolo de Cristo a cada família que chora desesperadamente aos seus", concluiu.
Por sua parte, no domingo passado e com ocasião da oração do Ângelus, o Papa Francisco convidou a rezar por estes nossos irmãos e irmãs "deixando chorar nossos corações", e expressou sua inevitável dor pelas numerosas vítimas "do enésimo e trágico naufrágio ocorrido nas costas de Lampedusa".
"Rezemos unidos por aqueles que perderam suas vidas: homens, mulheres e crianças, pelos familiares e todos os refugiados. Unamos nossos esforços para que tragédias similares não voltem a ocorrer! Só uma estreita colaboração entre todos pode ajudar a preveni-los!", disse o Santo Padre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário